Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Fernanda Tavares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/120
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar a visao que gestores e colaboradores tem em relação ao Programa de Bolsas de Estudo para Professores e Funcionarios (PBPF), de uma Instituicao de Ensino Superior (IES) privada do Distrito Federal. A amostra da pesquisa constituiu-se por docentes e funcionarios beneficiados pelo PBPF. Para tal utilizou-se o paradigma qualitativo e estudo de caso, a coleta de dados realizou-se por meio de analise documental, entrevistas semi-estruturadas e questionarios. A revisao de literatura focou os processos da area de gestao de pessoas, educação corporativa e politicas de beneficios. Constatou-se que gestores e colaboradores valorizam e percebem a importância do PBPF, no entanto houve indicação de necessidade de esclarecimentos em relação aos objetivos do programa. Identíficou-se que parte dos colaboradores tem dúvidas relacionadas às diretrizes, formas de utilização e insercao no PBPF. A satisfação por fazer parte da IES e do PBPF esteve na maioria dos relatos dos colaboradores. Entre as sugestoes no sentido de aperfeicoar o programa, gestores e colaboradores concordaram com a necessidade de discutir alguns criterios e de realizar acompanhamento sistematizado do PBPF. Sugeriu-se a elaboração de um manual para os usuarios do programa.
id CESGRAN-1_aae36bc183bba271f82ab0ed5f6aac19
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/120
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal DistrictEducacion Corporativa y Desarrollo Humano: analisis de Becas Programa para Maestros y Empleados de una institucion de educacion superior del Distrito FederalEducação Corporativa e Desenvolvimento Humano: analise do programa de bolsas de estudos para professores e funcionarios de uma instituicao de ensino superior do Distrito FederalAvaliação; EducaçãoPrograma de bolsas de estudo; Educação Corporativa; Politicas de beneficios; Desenvolvimento humano e gestao de pessoasProgram Scholarships; Corporate Education; Policy Benefits; Human Development and People ManagementPrograma de becas; Educacion Corporativa; Beneficios politicas; El desarrollo humano y la gestion de personasA presente pesquisa teve por objetivo analisar a visao que gestores e colaboradores tem em relação ao Programa de Bolsas de Estudo para Professores e Funcionarios (PBPF), de uma Instituicao de Ensino Superior (IES) privada do Distrito Federal. A amostra da pesquisa constituiu-se por docentes e funcionarios beneficiados pelo PBPF. Para tal utilizou-se o paradigma qualitativo e estudo de caso, a coleta de dados realizou-se por meio de analise documental, entrevistas semi-estruturadas e questionarios. A revisao de literatura focou os processos da area de gestao de pessoas, educação corporativa e politicas de beneficios. Constatou-se que gestores e colaboradores valorizam e percebem a importância do PBPF, no entanto houve indicação de necessidade de esclarecimentos em relação aos objetivos do programa. Identíficou-se que parte dos colaboradores tem dúvidas relacionadas às diretrizes, formas de utilização e insercao no PBPF. A satisfação por fazer parte da IES e do PBPF esteve na maioria dos relatos dos colaboradores. Entre as sugestoes no sentido de aperfeicoar o programa, gestores e colaboradores concordaram com a necessidade de discutir alguns criterios e de realizar acompanhamento sistematizado do PBPF. Sugeriu-se a elaboração de um manual para os usuarios do programa.This study aimed to analyze the view that managers and employees have regarding the Scholarship Program for Teachers and Staff (PBPF), a Higher Education Institution (HEI) private Federal District. The research sample consisted of faculty and staff benefit from PBPF. For this we used the qualitative paradigm and case study, data collection was conducted through document analysis, semi-structured interviews and questionnaires. The literature review focused on the processes in the area of people management, corporate education and benefit policies. It was found that managers and employees appreciate and realize the importance of PBPF, however there was indication of need for clarification in relation to the objectives of the program. It was identified that some of the employees have questions regarding the guidelines, forms of use and integration into PBPF. The satisfaction to be part of the IES and PBPF was in most accounts of the employees. Among the reported suggestions on improving the program, managers and employees agreed on the need to discuss some criteria and conduct systematic monitoring of PBPF. It was suggested the preparation of a manual for users of the program.Este estudio tuvo como objetivo analizar la opinion de que los gerentes y empleados tienen sobre el Programa de Becas para Maestros y Personal (PBPF), una Institucion de Educacion Superior (IES) del Distrito Federal privado. La muestra del estudio consistio en beneficio personal docente y administrativo de PBPF. Para ello se utilizo el paradigma cualitativo como caso de estudio, recopilacion de datos se realizo mediante el analisis de documentos, entrevistas semi-estructuradas y cuestionarios. La revision bibliografica se centro en los procesos en el area de gestion de personas, educacion corporativa y las politicas de beneficios. Se encontro que los gerentes y empleados de apreciar y comprender la importancia de PBPF, sin embargo no habia indicacion de necesidad de aclaracion en relacion con los objetivos del programa. Se identífico que algunos de los empleados tiene preguntas acerca de las pautas, formas de uso y la integracion en PBPF. La satisfaccion de ser parte de la IES y PBPF fue en la mayoria de las cuentas de los empleados. Entre las sugerencias para mejorar el programa, los gerentes y empleados de acuerdo en la necesidad de discutir algunos criterios y llevar a cabo un seguimiento sistematico de PBPF. Se sugirio la elaboracion de un manual para el usuario del programa.Fundação CesgranrioLABOCIEN/FACES/UNICEUB/DFPacheco, Fernanda Tavares2012-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/12010.22347/2175-2753v4i11.120Revista Meta: Avaliação; v. 4, n. 11 (2012): Revista Meta: Avaliacao; 135-1612175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/120/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/120/201BrasilPesquisa historica institucionalHistorico de programa de beneficiosDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-19T12:33:42Zoai:ojs.localhost:article/120Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2012-11-19T12:33:42Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District
Educacion Corporativa y Desarrollo Humano: analisis de Becas Programa para Maestros y Empleados de una institucion de educacion superior del Distrito Federal
Educação Corporativa e Desenvolvimento Humano: analise do programa de bolsas de estudos para professores e funcionarios de uma instituicao de ensino superior do Distrito Federal
title Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District
spellingShingle Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District
Pacheco, Fernanda Tavares
Avaliação; Educação
Programa de bolsas de estudo; Educação Corporativa; Politicas de beneficios; Desenvolvimento humano e gestao de pessoas
Program Scholarships; Corporate Education; Policy Benefits; Human Development and People Management
Programa de becas; Educacion Corporativa; Beneficios politicas; El desarrollo humano y la gestion de personas
title_short Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District
title_full Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District
title_fullStr Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District
title_full_unstemmed Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District
title_sort Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District
author Pacheco, Fernanda Tavares
author_facet Pacheco, Fernanda Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LABOCIEN/FACES/UNICEUB/DF


dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Fernanda Tavares
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Educação
Programa de bolsas de estudo; Educação Corporativa; Politicas de beneficios; Desenvolvimento humano e gestao de pessoas
Program Scholarships; Corporate Education; Policy Benefits; Human Development and People Management
Programa de becas; Educacion Corporativa; Beneficios politicas; El desarrollo humano y la gestion de personas
topic Avaliação; Educação
Programa de bolsas de estudo; Educação Corporativa; Politicas de beneficios; Desenvolvimento humano e gestao de pessoas
Program Scholarships; Corporate Education; Policy Benefits; Human Development and People Management
Programa de becas; Educacion Corporativa; Beneficios politicas; El desarrollo humano y la gestion de personas
description A presente pesquisa teve por objetivo analisar a visao que gestores e colaboradores tem em relação ao Programa de Bolsas de Estudo para Professores e Funcionarios (PBPF), de uma Instituicao de Ensino Superior (IES) privada do Distrito Federal. A amostra da pesquisa constituiu-se por docentes e funcionarios beneficiados pelo PBPF. Para tal utilizou-se o paradigma qualitativo e estudo de caso, a coleta de dados realizou-se por meio de analise documental, entrevistas semi-estruturadas e questionarios. A revisao de literatura focou os processos da area de gestao de pessoas, educação corporativa e politicas de beneficios. Constatou-se que gestores e colaboradores valorizam e percebem a importância do PBPF, no entanto houve indicação de necessidade de esclarecimentos em relação aos objetivos do programa. Identíficou-se que parte dos colaboradores tem dúvidas relacionadas às diretrizes, formas de utilização e insercao no PBPF. A satisfação por fazer parte da IES e do PBPF esteve na maioria dos relatos dos colaboradores. Entre as sugestoes no sentido de aperfeicoar o programa, gestores e colaboradores concordaram com a necessidade de discutir alguns criterios e de realizar acompanhamento sistematizado do PBPF. Sugeriu-se a elaboração de um manual para os usuarios do programa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-21
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/120
10.22347/2175-2753v4i11.120
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/120
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v4i11.120
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/120/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/120/201
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Pesquisa historica institucional
Historico de programa de beneficios






dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 4, n. 11 (2012): Revista Meta: Avaliacao; 135-161
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672722399232