Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
DOI: | 10.22347/2175-2753v4i11.120 |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/120 |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo analisar a visao que gestores e colaboradores tem em relação ao Programa de Bolsas de Estudo para Professores e Funcionarios (PBPF), de uma Instituicao de Ensino Superior (IES) privada do Distrito Federal. A amostra da pesquisa constituiu-se por docentes e funcionarios beneficiados pelo PBPF. Para tal utilizou-se o paradigma qualitativo e estudo de caso, a coleta de dados realizou-se por meio de analise documental, entrevistas semi-estruturadas e questionarios. A revisao de literatura focou os processos da area de gestao de pessoas, educação corporativa e politicas de beneficios. Constatou-se que gestores e colaboradores valorizam e percebem a importância do PBPF, no entanto houve indicação de necessidade de esclarecimentos em relação aos objetivos do programa. Identíficou-se que parte dos colaboradores tem dúvidas relacionadas às diretrizes, formas de utilização e insercao no PBPF. A satisfação por fazer parte da IES e do PBPF esteve na maioria dos relatos dos colaboradores. Entre as sugestoes no sentido de aperfeicoar o programa, gestores e colaboradores concordaram com a necessidade de discutir alguns criterios e de realizar acompanhamento sistematizado do PBPF. Sugeriu-se a elaboração de um manual para os usuarios do programa. |
id |
CESGRAN-1_aae36bc183bba271f82ab0ed5f6aac19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/120 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
spelling |
Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal DistrictEducacion Corporativa y Desarrollo Humano: analisis de Becas Programa para Maestros y Empleados de una institucion de educacion superior del Distrito FederalEducação Corporativa e Desenvolvimento Humano: analise do programa de bolsas de estudos para professores e funcionarios de uma instituicao de ensino superior do Distrito FederalAvaliação; EducaçãoPrograma de bolsas de estudo; Educação Corporativa; Politicas de beneficios; Desenvolvimento humano e gestao de pessoasProgram Scholarships; Corporate Education; Policy Benefits; Human Development and People ManagementPrograma de becas; Educacion Corporativa; Beneficios politicas; El desarrollo humano y la gestion de personasA presente pesquisa teve por objetivo analisar a visao que gestores e colaboradores tem em relação ao Programa de Bolsas de Estudo para Professores e Funcionarios (PBPF), de uma Instituicao de Ensino Superior (IES) privada do Distrito Federal. A amostra da pesquisa constituiu-se por docentes e funcionarios beneficiados pelo PBPF. Para tal utilizou-se o paradigma qualitativo e estudo de caso, a coleta de dados realizou-se por meio de analise documental, entrevistas semi-estruturadas e questionarios. A revisao de literatura focou os processos da area de gestao de pessoas, educação corporativa e politicas de beneficios. Constatou-se que gestores e colaboradores valorizam e percebem a importância do PBPF, no entanto houve indicação de necessidade de esclarecimentos em relação aos objetivos do programa. Identíficou-se que parte dos colaboradores tem dúvidas relacionadas às diretrizes, formas de utilização e insercao no PBPF. A satisfação por fazer parte da IES e do PBPF esteve na maioria dos relatos dos colaboradores. Entre as sugestoes no sentido de aperfeicoar o programa, gestores e colaboradores concordaram com a necessidade de discutir alguns criterios e de realizar acompanhamento sistematizado do PBPF. Sugeriu-se a elaboração de um manual para os usuarios do programa.This study aimed to analyze the view that managers and employees have regarding the Scholarship Program for Teachers and Staff (PBPF), a Higher Education Institution (HEI) private Federal District. The research sample consisted of faculty and staff benefit from PBPF. For this we used the qualitative paradigm and case study, data collection was conducted through document analysis, semi-structured interviews and questionnaires. The literature review focused on the processes in the area of people management, corporate education and benefit policies. It was found that managers and employees appreciate and realize the importance of PBPF, however there was indication of need for clarification in relation to the objectives of the program. It was identified that some of the employees have questions regarding the guidelines, forms of use and integration into PBPF. The satisfaction to be part of the IES and PBPF was in most accounts of the employees. Among the reported suggestions on improving the program, managers and employees agreed on the need to discuss some criteria and conduct systematic monitoring of PBPF. It was suggested the preparation of a manual for users of the program.Este estudio tuvo como objetivo analizar la opinion de que los gerentes y empleados tienen sobre el Programa de Becas para Maestros y Personal (PBPF), una Institucion de Educacion Superior (IES) del Distrito Federal privado. La muestra del estudio consistio en beneficio personal docente y administrativo de PBPF. Para ello se utilizo el paradigma cualitativo como caso de estudio, recopilacion de datos se realizo mediante el analisis de documentos, entrevistas semi-estructuradas y cuestionarios. La revision bibliografica se centro en los procesos en el area de gestion de personas, educacion corporativa y las politicas de beneficios. Se encontro que los gerentes y empleados de apreciar y comprender la importancia de PBPF, sin embargo no habia indicacion de necesidad de aclaracion en relacion con los objetivos del programa. Se identífico que algunos de los empleados tiene preguntas acerca de las pautas, formas de uso y la integracion en PBPF. La satisfaccion de ser parte de la IES y PBPF fue en la mayoria de las cuentas de los empleados. Entre las sugerencias para mejorar el programa, los gerentes y empleados de acuerdo en la necesidad de discutir algunos criterios y llevar a cabo un seguimiento sistematico de PBPF. Se sugirio la elaboracion de un manual para el usuario del programa.Fundação CesgranrioLABOCIEN/FACES/UNICEUB/DFPacheco, Fernanda Tavares2012-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/12010.22347/2175-2753v4i11.120Revista Meta: Avaliação; v. 4, n. 11 (2012): Revista Meta: Avaliacao; 135-1612175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/120/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/120/201BrasilPesquisa historica institucionalHistorico de programa de beneficiosDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-19T12:33:42Zoai:ojs.localhost:article/120Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2012-11-19T12:33:42Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District Educacion Corporativa y Desarrollo Humano: analisis de Becas Programa para Maestros y Empleados de una institucion de educacion superior del Distrito Federal Educação Corporativa e Desenvolvimento Humano: analise do programa de bolsas de estudos para professores e funcionarios de uma instituicao de ensino superior do Distrito Federal |
title |
Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District |
spellingShingle |
Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District Pacheco, Fernanda Tavares Avaliação; Educação Programa de bolsas de estudo; Educação Corporativa; Politicas de beneficios; Desenvolvimento humano e gestao de pessoas Program Scholarships; Corporate Education; Policy Benefits; Human Development and People Management Programa de becas; Educacion Corporativa; Beneficios politicas; El desarrollo humano y la gestion de personas Pacheco, Fernanda Tavares Avaliação; Educação Programa de bolsas de estudo; Educação Corporativa; Politicas de beneficios; Desenvolvimento humano e gestao de pessoas Program Scholarships; Corporate Education; Policy Benefits; Human Development and People Management Programa de becas; Educacion Corporativa; Beneficios politicas; El desarrollo humano y la gestion de personas |
title_short |
Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District |
title_full |
Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District |
title_fullStr |
Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District |
title_full_unstemmed |
Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District |
title_sort |
Corporate Education and Human Development: analysis of Program Scholarships for Teachers and Employees of an institution of higher education of the Federal District |
author |
Pacheco, Fernanda Tavares |
author_facet |
Pacheco, Fernanda Tavares Pacheco, Fernanda Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LABOCIEN/FACES/UNICEUB/DF |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Fernanda Tavares |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Educação Programa de bolsas de estudo; Educação Corporativa; Politicas de beneficios; Desenvolvimento humano e gestao de pessoas Program Scholarships; Corporate Education; Policy Benefits; Human Development and People Management Programa de becas; Educacion Corporativa; Beneficios politicas; El desarrollo humano y la gestion de personas |
topic |
Avaliação; Educação Programa de bolsas de estudo; Educação Corporativa; Politicas de beneficios; Desenvolvimento humano e gestao de pessoas Program Scholarships; Corporate Education; Policy Benefits; Human Development and People Management Programa de becas; Educacion Corporativa; Beneficios politicas; El desarrollo humano y la gestion de personas |
description |
A presente pesquisa teve por objetivo analisar a visao que gestores e colaboradores tem em relação ao Programa de Bolsas de Estudo para Professores e Funcionarios (PBPF), de uma Instituicao de Ensino Superior (IES) privada do Distrito Federal. A amostra da pesquisa constituiu-se por docentes e funcionarios beneficiados pelo PBPF. Para tal utilizou-se o paradigma qualitativo e estudo de caso, a coleta de dados realizou-se por meio de analise documental, entrevistas semi-estruturadas e questionarios. A revisao de literatura focou os processos da area de gestao de pessoas, educação corporativa e politicas de beneficios. Constatou-se que gestores e colaboradores valorizam e percebem a importância do PBPF, no entanto houve indicação de necessidade de esclarecimentos em relação aos objetivos do programa. Identíficou-se que parte dos colaboradores tem dúvidas relacionadas às diretrizes, formas de utilização e insercao no PBPF. A satisfação por fazer parte da IES e do PBPF esteve na maioria dos relatos dos colaboradores. Entre as sugestoes no sentido de aperfeicoar o programa, gestores e colaboradores concordaram com a necessidade de discutir alguns criterios e de realizar acompanhamento sistematizado do PBPF. Sugeriu-se a elaboração de um manual para os usuarios do programa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/120 10.22347/2175-2753v4i11.120 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/120 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v4i11.120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/120/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/120/201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Pesquisa historica institucional Historico de programa de beneficios |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 4, n. 11 (2012): Revista Meta: Avaliacao; 135-161 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1822176276339752960 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22347/2175-2753v4i11.120 |