Sucesso e fracasso no Ensino Fundamental: uma relação entre reprovação, abandono e proficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro Alves de Carvalho, Igor
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, José Jefferson Aguiar dos, Chrispino, Álvaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2248
Resumo: O presente trabalho busca relacionar reprovação, abandono e proficiência em Português e Matemática, a partir do SAEB/2015, para o Ensino Fundamental, no esforço de visualizar como essas relações se dão no âmbito das Unidades da Federação e Dependência Administrativa (federal, estadual, municipal e privada).  Se apropria de proposta metodológica apresentada anteriormente por Gomes (1997), atualizado por Silva et al (2016), onde reprovação e abandono são apresentados em par de eixos, permitindo melhor visualização das relações. Conclui que é perceptível a relação nos extremos de alta reprovação e alto abandono com baixa proficiência, assim como o inverso. É inclusivo para os estados que não estão com esses indicadores no extremo, indicando a necessidade de estudos mais detalhados, visto que o fenômeno observado é complexo e os estados possuem singularidade não capturadas na visão geral. Em síntese, não se comprova que o aluno reprovado aprenda mais, conforme reza o senso comum.
id CESGRAN-1_b7b983c765468efc2c527401e58a8a03
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2248
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Sucesso e fracasso no Ensino Fundamental: uma relação entre reprovação, abandono e proficiênciaEducação; AvaliaçãoO presente trabalho busca relacionar reprovação, abandono e proficiência em Português e Matemática, a partir do SAEB/2015, para o Ensino Fundamental, no esforço de visualizar como essas relações se dão no âmbito das Unidades da Federação e Dependência Administrativa (federal, estadual, municipal e privada).  Se apropria de proposta metodológica apresentada anteriormente por Gomes (1997), atualizado por Silva et al (2016), onde reprovação e abandono são apresentados em par de eixos, permitindo melhor visualização das relações. Conclui que é perceptível a relação nos extremos de alta reprovação e alto abandono com baixa proficiência, assim como o inverso. É inclusivo para os estados que não estão com esses indicadores no extremo, indicando a necessidade de estudos mais detalhados, visto que o fenômeno observado é complexo e os estados possuem singularidade não capturadas na visão geral. Em síntese, não se comprova que o aluno reprovado aprenda mais, conforme reza o senso comum.Fundação CesgranrioLeandro Alves de Carvalho, IgorSantos, José Jefferson Aguiar dosChrispino, Álvaro2020-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/224810.22347/2175-2753v12i34.2248Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 34 (2020): Revista Meta: Avaliação Jan./Mar.; 136-1612175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2248/pdfBrasildados do SAEBDireitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-05T20:02:38Zoai:ojs.localhost:article/2248Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-06-05T20:02:38Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sucesso e fracasso no Ensino Fundamental: uma relação entre reprovação, abandono e proficiência
title Sucesso e fracasso no Ensino Fundamental: uma relação entre reprovação, abandono e proficiência
spellingShingle Sucesso e fracasso no Ensino Fundamental: uma relação entre reprovação, abandono e proficiência
Leandro Alves de Carvalho, Igor
Educação; Avaliação
title_short Sucesso e fracasso no Ensino Fundamental: uma relação entre reprovação, abandono e proficiência
title_full Sucesso e fracasso no Ensino Fundamental: uma relação entre reprovação, abandono e proficiência
title_fullStr Sucesso e fracasso no Ensino Fundamental: uma relação entre reprovação, abandono e proficiência
title_full_unstemmed Sucesso e fracasso no Ensino Fundamental: uma relação entre reprovação, abandono e proficiência
title_sort Sucesso e fracasso no Ensino Fundamental: uma relação entre reprovação, abandono e proficiência
author Leandro Alves de Carvalho, Igor
author_facet Leandro Alves de Carvalho, Igor
Santos, José Jefferson Aguiar dos
Chrispino, Álvaro
author_role author
author2 Santos, José Jefferson Aguiar dos
Chrispino, Álvaro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro Alves de Carvalho, Igor
Santos, José Jefferson Aguiar dos
Chrispino, Álvaro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Avaliação
topic Educação; Avaliação
description O presente trabalho busca relacionar reprovação, abandono e proficiência em Português e Matemática, a partir do SAEB/2015, para o Ensino Fundamental, no esforço de visualizar como essas relações se dão no âmbito das Unidades da Federação e Dependência Administrativa (federal, estadual, municipal e privada).  Se apropria de proposta metodológica apresentada anteriormente por Gomes (1997), atualizado por Silva et al (2016), onde reprovação e abandono são apresentados em par de eixos, permitindo melhor visualização das relações. Conclui que é perceptível a relação nos extremos de alta reprovação e alto abandono com baixa proficiência, assim como o inverso. É inclusivo para os estados que não estão com esses indicadores no extremo, indicando a necessidade de estudos mais detalhados, visto que o fenômeno observado é complexo e os estados possuem singularidade não capturadas na visão geral. Em síntese, não se comprova que o aluno reprovado aprenda mais, conforme reza o senso comum.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-26
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2248
10.22347/2175-2753v12i34.2248
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2248
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v12i34.2248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2248/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil

dados do SAEB
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 34 (2020): Revista Meta: Avaliação Jan./Mar.; 136-161
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672696184832