Sucesso e fracasso no Ensino Fundamental: uma relação entre reprovação, abandono e proficiência
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2248 |
Resumo: | O presente trabalho busca relacionar reprovação, abandono e proficiência em Português e Matemática, a partir do SAEB/2015, para o Ensino Fundamental, no esforço de visualizar como essas relações se dão no âmbito das Unidades da Federação e Dependência Administrativa (federal, estadual, municipal e privada). Se apropria de proposta metodológica apresentada anteriormente por Gomes (1997), atualizado por Silva et al (2016), onde reprovação e abandono são apresentados em par de eixos, permitindo melhor visualização das relações. Conclui que é perceptível a relação nos extremos de alta reprovação e alto abandono com baixa proficiência, assim como o inverso. É inclusivo para os estados que não estão com esses indicadores no extremo, indicando a necessidade de estudos mais detalhados, visto que o fenômeno observado é complexo e os estados possuem singularidade não capturadas na visão geral. Em síntese, não se comprova que o aluno reprovado aprenda mais, conforme reza o senso comum. |
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