Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3798 |
Resumo: | Os planos nacional, estadual e municipais de educação ocuparam a agenda da área da educação entre 2009 e 2015. Este artigo propõe reflexões sobre o monitoramento e avaliação das metas e estratégias das políticas curriculares e avaliativas, que estão expressos nos dois relatórios de monitoramento, publicados respectivamente em maio de 2018 e agosto de 2020, do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina 2015-2024 (PEE-SC) aprovado pela Lei nº 16.794, de 14 de dezembro de 2015. Trata-se de uma pesquisa com dados públicos e oficiais que receberam tratamento orientado pela análise documental, utilizando-se dados quantitativos para fornecer subsídios às análises qualitativas. O descompasso evidente entre o volume de dados gerados pelo monitoramento e as tomadas de decisões advindas das avaliações destes dados possibilita afirmar que os planos estadual e nacional respondem mais as exigências formais do que orientam ações concretas. |
id |
CESGRAN-1_b964b50a4fe30889491c57e5b67c1432 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/3798 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educaçãoOs planos nacional, estadual e municipais de educação ocuparam a agenda da área da educação entre 2009 e 2015. Este artigo propõe reflexões sobre o monitoramento e avaliação das metas e estratégias das políticas curriculares e avaliativas, que estão expressos nos dois relatórios de monitoramento, publicados respectivamente em maio de 2018 e agosto de 2020, do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina 2015-2024 (PEE-SC) aprovado pela Lei nº 16.794, de 14 de dezembro de 2015. Trata-se de uma pesquisa com dados públicos e oficiais que receberam tratamento orientado pela análise documental, utilizando-se dados quantitativos para fornecer subsídios às análises qualitativas. O descompasso evidente entre o volume de dados gerados pelo monitoramento e as tomadas de decisões advindas das avaliações destes dados possibilita afirmar que os planos estadual e nacional respondem mais as exigências formais do que orientam ações concretas.Fundação CesgranrioUniversidade Regional de Blumenau - FURBFerri, Cássia2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/379810.22347/2175-2753v14i44.3798Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 44 (2022): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 628-6452175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3798/pdfDireitos autorais 2022 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-05T15:13:18Zoai:ojs.localhost:article/3798Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2022-10-05T15:13:18Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação |
title |
Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação |
spellingShingle |
Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação Ferri, Cássia |
title_short |
Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação |
title_full |
Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação |
title_fullStr |
Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação |
title_full_unstemmed |
Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação |
title_sort |
Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação |
author |
Ferri, Cássia |
author_facet |
Ferri, Cássia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Regional de Blumenau - FURB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferri, Cássia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Os planos nacional, estadual e municipais de educação ocuparam a agenda da área da educação entre 2009 e 2015. Este artigo propõe reflexões sobre o monitoramento e avaliação das metas e estratégias das políticas curriculares e avaliativas, que estão expressos nos dois relatórios de monitoramento, publicados respectivamente em maio de 2018 e agosto de 2020, do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina 2015-2024 (PEE-SC) aprovado pela Lei nº 16.794, de 14 de dezembro de 2015. Trata-se de uma pesquisa com dados públicos e oficiais que receberam tratamento orientado pela análise documental, utilizando-se dados quantitativos para fornecer subsídios às análises qualitativas. O descompasso evidente entre o volume de dados gerados pelo monitoramento e as tomadas de decisões advindas das avaliações destes dados possibilita afirmar que os planos estadual e nacional respondem mais as exigências formais do que orientam ações concretas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3798 10.22347/2175-2753v14i44.3798 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3798 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v14i44.3798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3798/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 44 (2022): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 628-645 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672773779456 |