Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferri, Cássia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3798
Resumo: Os planos nacional, estadual e municipais de educação ocuparam a agenda da área da educação entre 2009 e 2015. Este artigo propõe reflexões sobre o monitoramento e avaliação das metas e estratégias das políticas curriculares e avaliativas, que estão expressos nos dois relatórios de monitoramento, publicados respectivamente em maio de 2018 e agosto de 2020, do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina 2015-2024 (PEE-SC) aprovado pela Lei nº 16.794, de 14 de dezembro de 2015. Trata-se de uma pesquisa com dados públicos e oficiais que receberam tratamento orientado pela análise documental, utilizando-se dados quantitativos para fornecer subsídios às análises qualitativas.  O descompasso evidente entre o volume de dados gerados pelo monitoramento e as tomadas de decisões advindas das avaliações destes dados possibilita afirmar que os planos estadual e nacional respondem mais as exigências formais do que orientam ações concretas.
id CESGRAN-1_b964b50a4fe30889491c57e5b67c1432
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/3798
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educaçãoOs planos nacional, estadual e municipais de educação ocuparam a agenda da área da educação entre 2009 e 2015. Este artigo propõe reflexões sobre o monitoramento e avaliação das metas e estratégias das políticas curriculares e avaliativas, que estão expressos nos dois relatórios de monitoramento, publicados respectivamente em maio de 2018 e agosto de 2020, do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina 2015-2024 (PEE-SC) aprovado pela Lei nº 16.794, de 14 de dezembro de 2015. Trata-se de uma pesquisa com dados públicos e oficiais que receberam tratamento orientado pela análise documental, utilizando-se dados quantitativos para fornecer subsídios às análises qualitativas.  O descompasso evidente entre o volume de dados gerados pelo monitoramento e as tomadas de decisões advindas das avaliações destes dados possibilita afirmar que os planos estadual e nacional respondem mais as exigências formais do que orientam ações concretas.Fundação CesgranrioUniversidade Regional de Blumenau - FURBFerri, Cássia2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/379810.22347/2175-2753v14i44.3798Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 44 (2022): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 628-6452175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3798/pdfDireitos autorais 2022 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-05T15:13:18Zoai:ojs.localhost:article/3798Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2022-10-05T15:13:18Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação
title Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação
spellingShingle Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação
Ferri, Cássia
title_short Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação
title_full Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação
title_fullStr Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação
title_full_unstemmed Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação
title_sort Sobra monitoramento, falta avaliação: metas e estratégias de um plano estadual de educação
author Ferri, Cássia
author_facet Ferri, Cássia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau - FURB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferri, Cássia
dc.subject.none.fl_str_mv
description Os planos nacional, estadual e municipais de educação ocuparam a agenda da área da educação entre 2009 e 2015. Este artigo propõe reflexões sobre o monitoramento e avaliação das metas e estratégias das políticas curriculares e avaliativas, que estão expressos nos dois relatórios de monitoramento, publicados respectivamente em maio de 2018 e agosto de 2020, do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina 2015-2024 (PEE-SC) aprovado pela Lei nº 16.794, de 14 de dezembro de 2015. Trata-se de uma pesquisa com dados públicos e oficiais que receberam tratamento orientado pela análise documental, utilizando-se dados quantitativos para fornecer subsídios às análises qualitativas.  O descompasso evidente entre o volume de dados gerados pelo monitoramento e as tomadas de decisões advindas das avaliações destes dados possibilita afirmar que os planos estadual e nacional respondem mais as exigências formais do que orientam ações concretas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3798
10.22347/2175-2753v14i44.3798
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3798
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v14i44.3798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3798/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 44 (2022): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 628-645
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672773779456