Qualidade Curricular no Contexto da Teoria da Atividade
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/65 |
Resumo: | Este artigo apresenta um modelo sistêmico de desenho curricular com contribuições da teoria da atividade, utilizando o método estrutural-funcional para estruturar o conteúdo e com as regularidades da atividade de estudo, a qual propicia o domínio do processo de assimilação, ao exercer a ação mediadora entre o objeto de estudo e o sujeito da ação, além de desenvolver nos educandos habilidades, hábitos e competências para lidar com situações concretas da sua vida produtiva.A proposição básica deste modelo é o desenvolvimento de um conjunto de ações integradas, que, ao serem implementadas, eliminarão a dicotomia conteúdo-método, teoria-prática, instrução-educação e concreto-abstrato, de modo a formar nos estudantes o pensamento teórico-científico. Definem-se o modelo sistêmico organizacional do currículo e seus componentes estruturais, articulando-os de modo que cada um deles se subordine às regras do todo para atingir os objetivos do ensino. |
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Qualidade Curricular no Contexto da Teoria da AtividadeQuality Curriculum in Context of The Theory of ActivityCualidad Curricular en el Contexto de la Teoria de la ActividadTeoria da atividade; Curriculo; Atividade de estudo; AprendizagemActivity theory; Curriculum; Activity study; LearningTeoria de la actividad; Curriculo; Actividad de estudio; AprendizajeEste artigo apresenta um modelo sistêmico de desenho curricular com contribuições da teoria da atividade, utilizando o método estrutural-funcional para estruturar o conteúdo e com as regularidades da atividade de estudo, a qual propicia o domínio do processo de assimilação, ao exercer a ação mediadora entre o objeto de estudo e o sujeito da ação, além de desenvolver nos educandos habilidades, hábitos e competências para lidar com situações concretas da sua vida produtiva.A proposição básica deste modelo é o desenvolvimento de um conjunto de ações integradas, que, ao serem implementadas, eliminarão a dicotomia conteúdo-método, teoria-prática, instrução-educação e concreto-abstrato, de modo a formar nos estudantes o pensamento teórico-científico. Definem-se o modelo sistêmico organizacional do currículo e seus componentes estruturais, articulando-os de modo que cada um deles se subordine às regras do todo para atingir os objetivos do ensino.This article presents a systemic model of curricular design containing contributions to the theory of activity, using the structural-functional method to structure the content and with the regularity of activity study, which provides the domain of the assimilation process, by exercising the mediating action between the object of study and subject of the action, and allow the students to develop skills, habits and skills to deal with concrete situations of their productive lives.The basic proposition of this model is the development of a set of integrated actions, which, when implemented, will eliminate the dichotomy content and method, theory and practice, education and instruction, and concrete-abstract, to form the students the theoretical scientific thought. Defines the organizational system model of the curriculum and its structural components, combining them so that each one of them is subordinated to the rules of all to achieve the goals of education. Este artículo presenta un modelo sistémico de diseño curricular con contribuciones de la teoría de la actividad, utilizando el método estructural-funcional para estructurar contenido y regularidades de la actividad de estudio, la cual propicia el dominio del proceso de asimilación, al ejercer la acción mediadora entre el objeto de estudio y el sujeto de la acción, y también desenvolver en los educandos habilidades, hábitos e competencias para lidiar con situaciones concretas de la su vida productiva. Este artículo presenta un modelo sistémico de diseño curricular con contribuciones de la teoría de la actividad, utilizando el método estructural-funcional para estructurar contenido y regularidades de la actividad de estudio, la cual propicia el dominio del proceso de asimilación, al ejercer la acción mediadora entre el objeto de estudio y el sujeto de la acción, y también desenvolver en los educandos habilidades, hábitos e competencias para lidiar con situaciones concretas de la su vida productiva. Fundação CesgranrioArruda, JosA© Ricardo Campelo2010-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/6510.22347/2175-2753v2i5.65Revista Meta: Avaliação; v. 2, n. 5 (2010): Revista Meta: Avaliacao; 196-2332175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOspaporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/65/82https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/65/89https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/65/90Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-27T16:23:09Zoai:ojs.localhost:article/65Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2010-08-27T16:23:09Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
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