A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138 |
Resumo: | As exigencias do ensino implicam com frequencia que os alunos permanecam muitas horas na sala de aula, local onde escrevem, escutam, refletem, interagem com os seus colegas, aprendem. E importante melhora-la, transformando-a num ambiente de conforto e bem-estar, permitindo a interação e onde seja agradavel trabalhar. Por esta razao, este texto pretende promover momentos de reflexão e de questionamento sobre a organização do espaco na sala de aula, tendo em conta autores como Filomena Silvano e Robert Slavin. |
id |
CESGRAN-1_d6919b17802b368df521125c509f2eaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/138 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem CooperativaThe Organization of the Space in the Classroom and its Implications in Cooperative LearningLa Organizacion del Espacio en el Aula y Sus Implicaciones para el Aprendizaje CooperativoEducaçãoSala de aula; Organização do espaco; Aprendizagem cooperativa; Estrategias de aprendizagemClassroom; Organization of space; Cooperative learning; Learning strategiesAula; Organizacion del espacio; El aprendizaje cooperativo; Estrategias de aprendizajeAs exigencias do ensino implicam com frequencia que os alunos permanecam muitas horas na sala de aula, local onde escrevem, escutam, refletem, interagem com os seus colegas, aprendem. E importante melhora-la, transformando-a num ambiente de conforto e bem-estar, permitindo a interação e onde seja agradavel trabalhar. Por esta razao, este texto pretende promover momentos de reflexão e de questionamento sobre a organização do espaco na sala de aula, tendo em conta autores como Filomena Silvano e Robert Slavin.The demands of teaching frequently require students to remain long hours in the classroom, place where they write, listen, reflect, interact with their colleagues, and learn. It is important to improve it, transforming it into an environment of comfort and well-being, allowing the interaction and where it is pleasant to work. For this reason, this study intends to promote moments of reflection and questioning on the organization of the space in the classroom, taking into account authors like Filomena Silvano and Robert Slavin.Las exigencias de la enseñanza a menudo requieren que los estudiantes permanezcan muchas horas en el salon de clases, donde escribir, escuchar, reflexionar, interactuar con sus pares, aprender. Es importante para mejorarla, convirtiendolo en un ambiente de confort y bienestar, permitiendo la interaccion y donde el trabajo es agradable. Por esta razon, el presente trabajo tiene como objetivo promover momentos de reflexion y cuestionamiento acerca de la organizacion del espacio en el aula, teniendo en cuenta Filomena Silvano y autores como Robert Slavin.Fundação CesgranrioTeixeira, Madalena TellesReis, Maria Filomena2012-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/13810.22347/2175-2753v4i11.138Revista Meta: Avaliação; v. 4, n. 11 (2012): Revista Meta: Avaliacao; 162-1872175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138/202PortugalDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-11T18:40:04Zoai:ojs.localhost:article/138Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2012-12-11T18:40:04Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa The Organization of the Space in the Classroom and its Implications in Cooperative Learning La Organizacion del Espacio en el Aula y Sus Implicaciones para el Aprendizaje Cooperativo |
title |
A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa |
spellingShingle |
A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa Teixeira, Madalena Telles Educação Sala de aula; Organização do espaco; Aprendizagem cooperativa; Estrategias de aprendizagem Classroom; Organization of space; Cooperative learning; Learning strategies Aula; Organizacion del espacio; El aprendizaje cooperativo; Estrategias de aprendizaje |
title_short |
A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa |
title_full |
A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa |
title_fullStr |
A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa |
title_full_unstemmed |
A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa |
title_sort |
A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa |
author |
Teixeira, Madalena Telles |
author_facet |
Teixeira, Madalena Telles Reis, Maria Filomena |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Maria Filomena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Madalena Telles Reis, Maria Filomena |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sala de aula; Organização do espaco; Aprendizagem cooperativa; Estrategias de aprendizagem Classroom; Organization of space; Cooperative learning; Learning strategies Aula; Organizacion del espacio; El aprendizaje cooperativo; Estrategias de aprendizaje |
topic |
Educação Sala de aula; Organização do espaco; Aprendizagem cooperativa; Estrategias de aprendizagem Classroom; Organization of space; Cooperative learning; Learning strategies Aula; Organizacion del espacio; El aprendizaje cooperativo; Estrategias de aprendizaje |
description |
As exigencias do ensino implicam com frequencia que os alunos permanecam muitas horas na sala de aula, local onde escrevem, escutam, refletem, interagem com os seus colegas, aprendem. E importante melhora-la, transformando-a num ambiente de conforto e bem-estar, permitindo a interação e onde seja agradavel trabalhar. Por esta razao, este texto pretende promover momentos de reflexão e de questionamento sobre a organização do espaco na sala de aula, tendo em conta autores como Filomena Silvano e Robert Slavin. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138 10.22347/2175-2753v4i11.138 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v4i11.138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138/202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Portugal |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 4, n. 11 (2012): Revista Meta: Avaliacao; 162-187 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845673222569984 |