A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Madalena Telles
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Reis, Maria Filomena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138
Resumo: As exigencias do ensino implicam com frequencia que os alunos permanecam muitas horas na sala de aula, local onde escrevem, escutam, refletem, interagem com os seus colegas, aprendem. E importante melhora-la, transformando-a num ambiente de conforto e bem-estar, permitindo a interação e onde seja agradavel trabalhar. Por esta razao, este texto pretende promover momentos de reflexão e de questionamento sobre a organização do espaco na sala de aula, tendo em conta autores como Filomena Silvano e Robert Slavin.
id CESGRAN-1_d6919b17802b368df521125c509f2eaf
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/138
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem CooperativaThe Organization of the Space in the Classroom and its Implications in Cooperative LearningLa Organizacion del Espacio en el Aula y Sus Implicaciones para el Aprendizaje CooperativoEducaçãoSala de aula; Organização do espaco; Aprendizagem cooperativa; Estrategias de aprendizagemClassroom; Organization of space; Cooperative learning; Learning strategiesAula; Organizacion del espacio; El aprendizaje cooperativo; Estrategias de aprendizajeAs exigencias do ensino implicam com frequencia que os alunos permanecam muitas horas na sala de aula, local onde escrevem, escutam, refletem, interagem com os seus colegas, aprendem. E importante melhora-la, transformando-a num ambiente de conforto e bem-estar, permitindo a interação e onde seja agradavel trabalhar. Por esta razao, este texto pretende promover momentos de reflexão e de questionamento sobre a organização do espaco na sala de aula, tendo em conta autores como Filomena Silvano e Robert Slavin.The demands of teaching frequently require students to remain long hours in the classroom, place where they write, listen, reflect, interact with their colleagues, and learn. It is important to improve it, transforming it into an environment of comfort and well-being, allowing the interaction and where it is pleasant to work. For this reason, this study intends to promote moments of reflection and questioning on the organization of the space in the classroom, taking into account authors like Filomena Silvano and Robert Slavin.Las exigencias de la enseñanza a menudo requieren que los estudiantes permanezcan muchas horas en el salon de clases, donde escribir, escuchar, reflexionar, interactuar con sus pares, aprender. Es importante para mejorarla, convirtiendolo en un ambiente de confort y bienestar, permitiendo la interaccion y donde el trabajo es agradable. Por esta razon, el presente trabajo tiene como objetivo promover momentos de reflexion y cuestionamiento acerca de la organizacion del espacio en el aula, teniendo en cuenta Filomena Silvano y autores como Robert Slavin.Fundação CesgranrioTeixeira, Madalena TellesReis, Maria Filomena2012-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/13810.22347/2175-2753v4i11.138Revista Meta: Avaliação; v. 4, n. 11 (2012): Revista Meta: Avaliacao; 162-1872175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138/202PortugalDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-11T18:40:04Zoai:ojs.localhost:article/138Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2012-12-11T18:40:04Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa
The Organization of the Space in the Classroom and its Implications in Cooperative Learning
La Organizacion del Espacio en el Aula y Sus Implicaciones para el Aprendizaje Cooperativo
title A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa
spellingShingle A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa
Teixeira, Madalena Telles
Educação
Sala de aula; Organização do espaco; Aprendizagem cooperativa; Estrategias de aprendizagem
Classroom; Organization of space; Cooperative learning; Learning strategies
Aula; Organizacion del espacio; El aprendizaje cooperativo; Estrategias de aprendizaje
title_short A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa
title_full A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa
title_fullStr A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa
title_full_unstemmed A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa
title_sort A Organização do Espaco em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa
author Teixeira, Madalena Telles
author_facet Teixeira, Madalena Telles
Reis, Maria Filomena
author_role author
author2 Reis, Maria Filomena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Madalena Telles
Reis, Maria Filomena
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sala de aula; Organização do espaco; Aprendizagem cooperativa; Estrategias de aprendizagem
Classroom; Organization of space; Cooperative learning; Learning strategies
Aula; Organizacion del espacio; El aprendizaje cooperativo; Estrategias de aprendizaje
topic Educação
Sala de aula; Organização do espaco; Aprendizagem cooperativa; Estrategias de aprendizagem
Classroom; Organization of space; Cooperative learning; Learning strategies
Aula; Organizacion del espacio; El aprendizaje cooperativo; Estrategias de aprendizaje
description As exigencias do ensino implicam com frequencia que os alunos permanecam muitas horas na sala de aula, local onde escrevem, escutam, refletem, interagem com os seus colegas, aprendem. E importante melhora-la, transformando-a num ambiente de conforto e bem-estar, permitindo a interação e onde seja agradavel trabalhar. Por esta razao, este texto pretende promover momentos de reflexão e de questionamento sobre a organização do espaco na sala de aula, tendo em conta autores como Filomena Silvano e Robert Slavin.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-21
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138
10.22347/2175-2753v4i11.138
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v4i11.138
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138/202
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Portugal








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 4, n. 11 (2012): Revista Meta: Avaliacao; 162-187
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845673222569984