O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ivy Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Isabella Stroppa, Silveira, Suely de Fátima Ramos, Rodrigues, Cristiana Tristão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2274
Resumo: Dada a relevância da temática e da avaliação de programas e políticas públicas, esta pesquisa buscou analisar e mensurar o impacto do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) sobre as notas dos concluintes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no Brasil. A pesquisa adotou um método de avaliação de impacto, conhecido como pareamento, baseado no escore de propensão (propensity score matching), utilizando os microdados da Sinopse Estatística do Enade. Os resultados mostraram que o FIES abrange uma quantidade considerável de estudantes, principalmente que estudaram o ensino médio em escola pública. Também encontrou um impacto positivo do FIES sobre o desempenho dos estudantes no Enade, que permite inferir que, ao acessar o financiamento, mais jovens estão tendo a oportunidade de realizar um curso de nível superior, apresentando bom desempenho escolar, o que pode contribuir para a melhoria pessoal e para alcançar melhores condições sociais no futuro.Palavras-chave: Propensity Score Matching (PSM). Avaliação de impacto. Política pública educacional. FIES. Enade.
id CESGRAN-1_e124db808b38b96eccad9f2105aaa81f
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2274
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIESAvaliacao; Educacao; FIES.Dada a relevância da temática e da avaliação de programas e políticas públicas, esta pesquisa buscou analisar e mensurar o impacto do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) sobre as notas dos concluintes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no Brasil. A pesquisa adotou um método de avaliação de impacto, conhecido como pareamento, baseado no escore de propensão (propensity score matching), utilizando os microdados da Sinopse Estatística do Enade. Os resultados mostraram que o FIES abrange uma quantidade considerável de estudantes, principalmente que estudaram o ensino médio em escola pública. Também encontrou um impacto positivo do FIES sobre o desempenho dos estudantes no Enade, que permite inferir que, ao acessar o financiamento, mais jovens estão tendo a oportunidade de realizar um curso de nível superior, apresentando bom desempenho escolar, o que pode contribuir para a melhoria pessoal e para alcançar melhores condições sociais no futuro.Palavras-chave: Propensity Score Matching (PSM). Avaliação de impacto. Política pública educacional. FIES. Enade.Fundação CesgranrioCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.Costa, Ivy SilvaRodrigues, Isabella StroppaSilveira, Suely de Fátima RamosRodrigues, Cristiana Tristão2020-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/227410.22347/2175-2753v12i35.2274Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 35 (2020): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 437-4682175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2274/pdfBrasil.Cronológica.Estudantes; ENADE; Brasil;Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-02T14:55:17Zoai:ojs.localhost:article/2274Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-06-02T14:55:17Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES
title O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES
spellingShingle O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES
Costa, Ivy Silva
Avaliacao; Educacao; FIES.
title_short O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES
title_full O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES
title_fullStr O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES
title_full_unstemmed O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES
title_sort O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES
author Costa, Ivy Silva
author_facet Costa, Ivy Silva
Rodrigues, Isabella Stroppa
Silveira, Suely de Fátima Ramos
Rodrigues, Cristiana Tristão
author_role author
author2 Rodrigues, Isabella Stroppa
Silveira, Suely de Fátima Ramos
Rodrigues, Cristiana Tristão
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ivy Silva
Rodrigues, Isabella Stroppa
Silveira, Suely de Fátima Ramos
Rodrigues, Cristiana Tristão
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliacao; Educacao; FIES.
topic Avaliacao; Educacao; FIES.
description Dada a relevância da temática e da avaliação de programas e políticas públicas, esta pesquisa buscou analisar e mensurar o impacto do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) sobre as notas dos concluintes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no Brasil. A pesquisa adotou um método de avaliação de impacto, conhecido como pareamento, baseado no escore de propensão (propensity score matching), utilizando os microdados da Sinopse Estatística do Enade. Os resultados mostraram que o FIES abrange uma quantidade considerável de estudantes, principalmente que estudaram o ensino médio em escola pública. Também encontrou um impacto positivo do FIES sobre o desempenho dos estudantes no Enade, que permite inferir que, ao acessar o financiamento, mais jovens estão tendo a oportunidade de realizar um curso de nível superior, apresentando bom desempenho escolar, o que pode contribuir para a melhoria pessoal e para alcançar melhores condições sociais no futuro.Palavras-chave: Propensity Score Matching (PSM). Avaliação de impacto. Política pública educacional. FIES. Enade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-02
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2274
10.22347/2175-2753v12i35.2274
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2274
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v12i35.2274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2274/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil.
Cronológica.
Estudantes; ENADE; Brasil;
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 35 (2020): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 437-468
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671798603776