O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2274 |
Resumo: | Dada a relevância da temática e da avaliação de programas e políticas públicas, esta pesquisa buscou analisar e mensurar o impacto do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) sobre as notas dos concluintes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no Brasil. A pesquisa adotou um método de avaliação de impacto, conhecido como pareamento, baseado no escore de propensão (propensity score matching), utilizando os microdados da Sinopse Estatística do Enade. Os resultados mostraram que o FIES abrange uma quantidade considerável de estudantes, principalmente que estudaram o ensino médio em escola pública. Também encontrou um impacto positivo do FIES sobre o desempenho dos estudantes no Enade, que permite inferir que, ao acessar o financiamento, mais jovens estão tendo a oportunidade de realizar um curso de nível superior, apresentando bom desempenho escolar, o que pode contribuir para a melhoria pessoal e para alcançar melhores condições sociais no futuro.Palavras-chave: Propensity Score Matching (PSM). Avaliação de impacto. Política pública educacional. FIES. Enade. |
id |
CESGRAN-1_e124db808b38b96eccad9f2105aaa81f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2274 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIESAvaliacao; Educacao; FIES.Dada a relevância da temática e da avaliação de programas e políticas públicas, esta pesquisa buscou analisar e mensurar o impacto do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) sobre as notas dos concluintes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no Brasil. A pesquisa adotou um método de avaliação de impacto, conhecido como pareamento, baseado no escore de propensão (propensity score matching), utilizando os microdados da Sinopse Estatística do Enade. Os resultados mostraram que o FIES abrange uma quantidade considerável de estudantes, principalmente que estudaram o ensino médio em escola pública. Também encontrou um impacto positivo do FIES sobre o desempenho dos estudantes no Enade, que permite inferir que, ao acessar o financiamento, mais jovens estão tendo a oportunidade de realizar um curso de nível superior, apresentando bom desempenho escolar, o que pode contribuir para a melhoria pessoal e para alcançar melhores condições sociais no futuro.Palavras-chave: Propensity Score Matching (PSM). Avaliação de impacto. Política pública educacional. FIES. Enade.Fundação CesgranrioCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.Costa, Ivy SilvaRodrigues, Isabella StroppaSilveira, Suely de Fátima RamosRodrigues, Cristiana Tristão2020-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/227410.22347/2175-2753v12i35.2274Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 35 (2020): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 437-4682175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2274/pdfBrasil.Cronológica.Estudantes; ENADE; Brasil;Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-02T14:55:17Zoai:ojs.localhost:article/2274Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-06-02T14:55:17Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES |
title |
O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES |
spellingShingle |
O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES Costa, Ivy Silva Avaliacao; Educacao; FIES. |
title_short |
O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES |
title_full |
O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES |
title_fullStr |
O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES |
title_full_unstemmed |
O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES |
title_sort |
O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES |
author |
Costa, Ivy Silva |
author_facet |
Costa, Ivy Silva Rodrigues, Isabella Stroppa Silveira, Suely de Fátima Ramos Rodrigues, Cristiana Tristão |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Isabella Stroppa Silveira, Suely de Fátima Ramos Rodrigues, Cristiana Tristão |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ivy Silva Rodrigues, Isabella Stroppa Silveira, Suely de Fátima Ramos Rodrigues, Cristiana Tristão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliacao; Educacao; FIES. |
topic |
Avaliacao; Educacao; FIES. |
description |
Dada a relevância da temática e da avaliação de programas e políticas públicas, esta pesquisa buscou analisar e mensurar o impacto do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) sobre as notas dos concluintes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no Brasil. A pesquisa adotou um método de avaliação de impacto, conhecido como pareamento, baseado no escore de propensão (propensity score matching), utilizando os microdados da Sinopse Estatística do Enade. Os resultados mostraram que o FIES abrange uma quantidade considerável de estudantes, principalmente que estudaram o ensino médio em escola pública. Também encontrou um impacto positivo do FIES sobre o desempenho dos estudantes no Enade, que permite inferir que, ao acessar o financiamento, mais jovens estão tendo a oportunidade de realizar um curso de nível superior, apresentando bom desempenho escolar, o que pode contribuir para a melhoria pessoal e para alcançar melhores condições sociais no futuro.Palavras-chave: Propensity Score Matching (PSM). Avaliação de impacto. Política pública educacional. FIES. Enade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2274 10.22347/2175-2753v12i35.2274 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2274 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v12i35.2274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2274/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil. Cronológica. Estudantes; ENADE; Brasil; |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 35 (2020): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 437-468 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671798603776 |