Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2318 |
Resumo: | A Educação a Distância tem crescido em todo o mundo. Este artigo objetiva apresentar um panorama da graduação a distância no Brasil em termos de permanência, evasão, práticas pedagógicas e perfil discente. São discutidos caminhos percorridos, tendências e desafios para melhorias de qualidade. A partir de levantamento de dados secundários e de revisão de literatura, foi construído um panorama dos cursos de graduação a distância, tendo como base teórica um Modelo de Avaliação Integrado e Somativo, a partir de cinco componentes: Insumos, Processos, Procedimentos, Resultados e Ambiente. A análise aponta para uma célere expansão da modalidade nos últimos anos e uma evolução no Brasil. Também se constata uma defasagem das políticas públicas brasileiras para essa modalidade. Discute-se uma agenda de pesquisa que viabilize um avanço consistente na área.,Palavras-chave: Educação a Distância. Ensino Superior. Avaliação Educacional. |
id |
CESGRAN-1_e29a18bdc60c650077395d8443b30319 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2318 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiroEducação a Distância; Ensino Superior; Avaliação EducacionalA Educação a Distância tem crescido em todo o mundo. Este artigo objetiva apresentar um panorama da graduação a distância no Brasil em termos de permanência, evasão, práticas pedagógicas e perfil discente. São discutidos caminhos percorridos, tendências e desafios para melhorias de qualidade. A partir de levantamento de dados secundários e de revisão de literatura, foi construído um panorama dos cursos de graduação a distância, tendo como base teórica um Modelo de Avaliação Integrado e Somativo, a partir de cinco componentes: Insumos, Processos, Procedimentos, Resultados e Ambiente. A análise aponta para uma célere expansão da modalidade nos últimos anos e uma evolução no Brasil. Também se constata uma defasagem das políticas públicas brasileiras para essa modalidade. Discute-se uma agenda de pesquisa que viabilize um avanço consistente na área.,Palavras-chave: Educação a Distância. Ensino Superior. Avaliação Educacional.Fundação CesgranrioUniversidade Salgado de OliveiraFerreira, Danielle MelloMourão, Luciana2020-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/231810.22347/2175-2753v12i34.2318Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 34 (2020): Revista Meta: Avaliação Jan./Mar.; 247-2802175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2318/pdfDireitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-05T20:02:38Zoai:ojs.localhost:article/2318Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-06-05T20:02:38Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro |
title |
Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro |
spellingShingle |
Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro Ferreira, Danielle Mello Educação a Distância; Ensino Superior; Avaliação Educacional |
title_short |
Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro |
title_full |
Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro |
title_fullStr |
Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro |
title_full_unstemmed |
Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro |
title_sort |
Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro |
author |
Ferreira, Danielle Mello |
author_facet |
Ferreira, Danielle Mello Mourão, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Mourão, Luciana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Salgado de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Danielle Mello Mourão, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância; Ensino Superior; Avaliação Educacional |
topic |
Educação a Distância; Ensino Superior; Avaliação Educacional |
description |
A Educação a Distância tem crescido em todo o mundo. Este artigo objetiva apresentar um panorama da graduação a distância no Brasil em termos de permanência, evasão, práticas pedagógicas e perfil discente. São discutidos caminhos percorridos, tendências e desafios para melhorias de qualidade. A partir de levantamento de dados secundários e de revisão de literatura, foi construído um panorama dos cursos de graduação a distância, tendo como base teórica um Modelo de Avaliação Integrado e Somativo, a partir de cinco componentes: Insumos, Processos, Procedimentos, Resultados e Ambiente. A análise aponta para uma célere expansão da modalidade nos últimos anos e uma evolução no Brasil. Também se constata uma defasagem das políticas públicas brasileiras para essa modalidade. Discute-se uma agenda de pesquisa que viabilize um avanço consistente na área.,Palavras-chave: Educação a Distância. Ensino Superior. Avaliação Educacional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2318 10.22347/2175-2753v12i34.2318 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2318 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v12i34.2318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2318/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 34 (2020): Revista Meta: Avaliação Jan./Mar.; 247-280 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845673192161280 |