Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Danielle Mello
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mourão, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2318
Resumo: A Educação a Distância tem crescido em todo o mundo. Este artigo objetiva apresentar um panorama da graduação a distância no Brasil em termos de permanência, evasão, práticas pedagógicas e perfil discente. São discutidos caminhos percorridos, tendências e desafios para melhorias de qualidade. A partir de levantamento de dados secundários e de revisão de literatura, foi construído um panorama dos cursos de graduação a distância, tendo como base teórica um Modelo de Avaliação Integrado e Somativo, a partir de cinco componentes: Insumos, Processos, Procedimentos, Resultados e Ambiente. A análise aponta para uma célere expansão da modalidade nos últimos anos e uma evolução no Brasil. Também se constata uma defasagem das políticas públicas brasileiras para essa modalidade. Discute-se uma agenda de pesquisa que viabilize um avanço consistente na área.,Palavras-chave: Educação a Distância. Ensino Superior. Avaliação Educacional.
id CESGRAN-1_e29a18bdc60c650077395d8443b30319
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2318
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiroEducação a Distância; Ensino Superior; Avaliação EducacionalA Educação a Distância tem crescido em todo o mundo. Este artigo objetiva apresentar um panorama da graduação a distância no Brasil em termos de permanência, evasão, práticas pedagógicas e perfil discente. São discutidos caminhos percorridos, tendências e desafios para melhorias de qualidade. A partir de levantamento de dados secundários e de revisão de literatura, foi construído um panorama dos cursos de graduação a distância, tendo como base teórica um Modelo de Avaliação Integrado e Somativo, a partir de cinco componentes: Insumos, Processos, Procedimentos, Resultados e Ambiente. A análise aponta para uma célere expansão da modalidade nos últimos anos e uma evolução no Brasil. Também se constata uma defasagem das políticas públicas brasileiras para essa modalidade. Discute-se uma agenda de pesquisa que viabilize um avanço consistente na área.,Palavras-chave: Educação a Distância. Ensino Superior. Avaliação Educacional.Fundação CesgranrioUniversidade Salgado de OliveiraFerreira, Danielle MelloMourão, Luciana2020-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/231810.22347/2175-2753v12i34.2318Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 34 (2020): Revista Meta: Avaliação Jan./Mar.; 247-2802175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2318/pdfDireitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-05T20:02:38Zoai:ojs.localhost:article/2318Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-06-05T20:02:38Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro
title Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro
spellingShingle Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro
Ferreira, Danielle Mello
Educação a Distância; Ensino Superior; Avaliação Educacional
title_short Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro
title_full Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro
title_fullStr Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro
title_full_unstemmed Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro
title_sort Panorama da Educação a Distância no Ensino Superior brasileiro
author Ferreira, Danielle Mello
author_facet Ferreira, Danielle Mello
Mourão, Luciana
author_role author
author2 Mourão, Luciana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Salgado de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Danielle Mello
Mourão, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância; Ensino Superior; Avaliação Educacional
topic Educação a Distância; Ensino Superior; Avaliação Educacional
description A Educação a Distância tem crescido em todo o mundo. Este artigo objetiva apresentar um panorama da graduação a distância no Brasil em termos de permanência, evasão, práticas pedagógicas e perfil discente. São discutidos caminhos percorridos, tendências e desafios para melhorias de qualidade. A partir de levantamento de dados secundários e de revisão de literatura, foi construído um panorama dos cursos de graduação a distância, tendo como base teórica um Modelo de Avaliação Integrado e Somativo, a partir de cinco componentes: Insumos, Processos, Procedimentos, Resultados e Ambiente. A análise aponta para uma célere expansão da modalidade nos últimos anos e uma evolução no Brasil. Também se constata uma defasagem das políticas públicas brasileiras para essa modalidade. Discute-se uma agenda de pesquisa que viabilize um avanço consistente na área.,Palavras-chave: Educação a Distância. Ensino Superior. Avaliação Educacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-26
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2318
10.22347/2175-2753v12i34.2318
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2318
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v12i34.2318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2318/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 34 (2020): Revista Meta: Avaliação Jan./Mar.; 247-280
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845673192161280