Avaliação do Docente pelo Discente no Âmbito do Ensino Técnico Integrado: evidências de validade da Escala SIR-II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1738 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo traduzir, adaptar e validar a Escala SIR-II (Student Instructional Report) da organização ETS, especificamente na parte em que trata da avaliação docente, deixando-o apto para ser aplicado aos alunos dos cursos tecnicos integrados ao ensino medio. O instrumento analisado foi composto de cinco dimensoes: Organização e Planejamento; Comunicação; Interação Professor/Aluno; Avaliacoes, Exames e Notas; e Metodos Suplementares de Ensino. O processo de tradução e validação constituiu-se de: tradução, retrotradução, revisao por especialistas, pre-teste e verificação das propriedades psicometricas. A amostra do presente estudo foi composta por 5.622 casos gerados por estudantes de cursos tecnicos integrados ao ensino medio de uma instituicao de ensino federal. O modelo apresentou ajustamento quanto a unidimensionalidade, confiabilidade e convergencia, confirmando a validade da escala em sua versao brasileira. |
id |
CESGRAN-1_e8930af375c0718b9c52479acfd23bd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1738 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do Docente pelo Discente no Âmbito do Ensino Técnico Integrado: evidências de validade da Escala SIR-IIAvaliação; Escala; ValidaçãoEste artigo teve como objetivo traduzir, adaptar e validar a Escala SIR-II (Student Instructional Report) da organização ETS, especificamente na parte em que trata da avaliação docente, deixando-o apto para ser aplicado aos alunos dos cursos tecnicos integrados ao ensino medio. O instrumento analisado foi composto de cinco dimensoes: Organização e Planejamento; Comunicação; Interação Professor/Aluno; Avaliacoes, Exames e Notas; e Metodos Suplementares de Ensino. O processo de tradução e validação constituiu-se de: tradução, retrotradução, revisao por especialistas, pre-teste e verificação das propriedades psicometricas. A amostra do presente estudo foi composta por 5.622 casos gerados por estudantes de cursos tecnicos integrados ao ensino medio de uma instituicao de ensino federal. O modelo apresentou ajustamento quanto a unidimensionalidade, confiabilidade e convergencia, confirmando a validade da escala em sua versao brasileira.Fundação CesgranrioPaixao, Roberto BrazileiroRabelo, Anamaria Azevedo LafetaBruni, Adriano Leal2019-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/173810.22347/2175-2753v11i31.1738Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 31 (2019): Revista Meta: Avaliação Jan./Abr.; 154-1762175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1738/pdfBrasil; Minas GeraisDireitos autorais 2019 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-15T20:34:38Zoai:ojs.localhost:article/1738Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-04-15T20:34:38Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do Docente pelo Discente no Âmbito do Ensino Técnico Integrado: evidências de validade da Escala SIR-II |
title |
Avaliação do Docente pelo Discente no Âmbito do Ensino Técnico Integrado: evidências de validade da Escala SIR-II |
spellingShingle |
Avaliação do Docente pelo Discente no Âmbito do Ensino Técnico Integrado: evidências de validade da Escala SIR-II Paixao, Roberto Brazileiro Avaliação; Escala; Validação |
title_short |
Avaliação do Docente pelo Discente no Âmbito do Ensino Técnico Integrado: evidências de validade da Escala SIR-II |
title_full |
Avaliação do Docente pelo Discente no Âmbito do Ensino Técnico Integrado: evidências de validade da Escala SIR-II |
title_fullStr |
Avaliação do Docente pelo Discente no Âmbito do Ensino Técnico Integrado: evidências de validade da Escala SIR-II |
title_full_unstemmed |
Avaliação do Docente pelo Discente no Âmbito do Ensino Técnico Integrado: evidências de validade da Escala SIR-II |
title_sort |
Avaliação do Docente pelo Discente no Âmbito do Ensino Técnico Integrado: evidências de validade da Escala SIR-II |
author |
Paixao, Roberto Brazileiro |
author_facet |
Paixao, Roberto Brazileiro Rabelo, Anamaria Azevedo Lafeta Bruni, Adriano Leal |
author_role |
author |
author2 |
Rabelo, Anamaria Azevedo Lafeta Bruni, Adriano Leal |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixao, Roberto Brazileiro Rabelo, Anamaria Azevedo Lafeta Bruni, Adriano Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Escala; Validação |
topic |
Avaliação; Escala; Validação |
description |
Este artigo teve como objetivo traduzir, adaptar e validar a Escala SIR-II (Student Instructional Report) da organização ETS, especificamente na parte em que trata da avaliação docente, deixando-o apto para ser aplicado aos alunos dos cursos tecnicos integrados ao ensino medio. O instrumento analisado foi composto de cinco dimensoes: Organização e Planejamento; Comunicação; Interação Professor/Aluno; Avaliacoes, Exames e Notas; e Metodos Suplementares de Ensino. O processo de tradução e validação constituiu-se de: tradução, retrotradução, revisao por especialistas, pre-teste e verificação das propriedades psicometricas. A amostra do presente estudo foi composta por 5.622 casos gerados por estudantes de cursos tecnicos integrados ao ensino medio de uma instituicao de ensino federal. O modelo apresentou ajustamento quanto a unidimensionalidade, confiabilidade e convergencia, confirmando a validade da escala em sua versao brasileira. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1738 10.22347/2175-2753v11i31.1738 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1738 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v11i31.1738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1738/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; Minas Gerais |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 31 (2019): Revista Meta: Avaliação Jan./Abr.; 154-176 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671886684160 |