Avaliação do Docente pelo Discente no Âmbito do Ensino Técnico Integrado: evidências de validade da Escala SIR-II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixao, Roberto Brazileiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rabelo, Anamaria Azevedo Lafeta, Bruni, Adriano Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1738
Resumo: Este artigo teve como objetivo traduzir, adaptar e validar a Escala SIR-II (Student Instructional Report) da organização ETS, especificamente na parte em que trata da avaliação docente, deixando-o apto para ser aplicado aos alunos dos cursos tecnicos integrados ao ensino medio. O instrumento analisado foi composto de cinco dimensoes: Organização e Planejamento; Comunicação; Interação Professor/Aluno; Avaliacoes, Exames e Notas; e Metodos Suplementares de Ensino. O processo de tradução e validação constituiu-se de: tradução, retrotradução, revisao por especialistas, pre-teste e verificação das propriedades psicometricas. A amostra do presente estudo foi composta por 5.622 casos gerados por estudantes de cursos tecnicos integrados ao ensino medio de uma instituicao de ensino federal. O modelo apresentou ajustamento quanto a unidimensionalidade, confiabilidade e convergencia, confirmando a validade da escala em sua versao brasileira.
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