Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Erica de Sousa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Joaquim Manoel da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/101
Resumo: O presente trabalho apresenta um levantamento auto-avaliativo realizado através de um instrumento de pesquisa, a partir da visão discente e docente, avaliando  disciplinas curriculares do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Nova Xavantina.  Os questionários foram aplicados nos primeiro, terceiro e sétimo  semestres, sendo que os alunos avaliaram os aspectos pedagógicos relativos ao conteúdo, didática, docente e auto-avaliação discente, os dados foram analisados através de parâmetros estatísticos, objetivando medir o grau de desempenho dos docentes. Os professores avaliados tiveram a oportunidade de expressar por meio de questionário seus conceitos sobre à auto-avaliação realizada pelos discentes. O valor médio coeficiente alfa de Cronbach global foi de 0,923±0,001, valor  considerável tendo em vista que alfa varia entre zero e um, demonstrando que o questionário utilizado é confiável. Baseado na análise de agrupamentos hierárquicos Hierarchical Cluster Analysis - HCA não pode-se associar o desempenho docente a sua qualificação ou regime de trabalho.    
id CESGRAN-1_f2b5d22d1c35cd55aebc72687fb5fdd7
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/101
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docenteAuto evaluation of the students of the Biological Sciences course in the University of the State of Mato Grosso (UNEMAT), Nova Xavantina campus: a model for the evaluation of the curriculum subjects, according to the perception of the faculty and studentAutoevaluacion de los Discentes del Curso de Ciencias Biologicas de la Unemat, Campus de Nova Xavantina (Mato Grosso - Brasil): un modelo para la evaluacion de las asignaturas curriculares, según la percepcion del cuerpo discente y docenteAuto-avaliação; Disciplinas curriculares; Docentes; Discentes; Ensino Superior.Self-assessment; Curriculum subjects; Educators; Students; Higher educationAutoevaluacion; Asignaturas curriculares; Docentes; Discentes; Enseñanza superiorO presente trabalho apresenta um levantamento auto-avaliativo realizado através de um instrumento de pesquisa, a partir da visão discente e docente, avaliando  disciplinas curriculares do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Nova Xavantina.  Os questionários foram aplicados nos primeiro, terceiro e sétimo  semestres, sendo que os alunos avaliaram os aspectos pedagógicos relativos ao conteúdo, didática, docente e auto-avaliação discente, os dados foram analisados através de parâmetros estatísticos, objetivando medir o grau de desempenho dos docentes. Os professores avaliados tiveram a oportunidade de expressar por meio de questionário seus conceitos sobre à auto-avaliação realizada pelos discentes. O valor médio coeficiente alfa de Cronbach global foi de 0,923±0,001, valor  considerável tendo em vista que alfa varia entre zero e um, demonstrando que o questionário utilizado é confiável. Baseado na análise de agrupamentos hierárquicos Hierarchical Cluster Analysis - HCA não pode-se associar o desempenho docente a sua qualificação ou regime de trabalho.    This paper presents an evaluation of the curriculum subjects of the Biological Sciences course in the University of the State of Mato Grosso (UNEMAT), Nova Xavantina campus, Brazil. The research was carried out by means of a self-assessment instrument, aimed at searching learners' and educators' points of view. The questionnaires were given in the first, third and seventh semesters, in which students were asked to assess pedagogical aspects regarding professors and their didacticism, as well as the subject matters being taught; in addition, they were invited to evaluate themselves as learners. The data was analyzed using statistical parameters, in order to measure teaching performance, and, subsequently, professors were given the opportunity to express their concepts about the students' assessment. The average value of the overall Cronbach's alpha coefficient was 0.923±0.001, a significant value considering that alpha varies between 0 and 1, which proves the questionnaire to be reliable. The hierarchical cluster analysis (HCA) does not permit teaching performance to be associated with professors' qualification or workload.    El presente trabajo constituye una evaluación -desde la perspectiva de discentes y docentes- de las asignaturas curriculares de la carrera de Ciencias Biológicas de la Universidad del Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Nova Xavantina, Brasil. A los alumnos de primer, tercer y séptimo semestres de la carrera se les aplicó un cuestionario de evaluación de aspectos pedagógicos en lo que se refiere tanto a los docentes y su didáctica como al contenido de la enseñanza. Además, a los discentes se les encargó una autoevaluación. Los datos proporcionados se analizaron según parámetros estadísticos con objeto de medir el nivel de rendimiento de los docentes, a quienes igualmente se les ofreció la oportunidad para expresar su opinión sobre la evaluación que realizaron los discentes. El promedio del coeficiente alfa de Cronbach global fue igual a 0,923±0,001, un valor significativo, si se tiene en cuenta que alfa varía entre 0 y 1, lo que demostró la fiabilidad del cuestionario. Según el análisis de agrupamiento jerárquico (HCA - hierarchical cluster analysis), no es posible asociar el rendimiento docente con cualificación o jornada laboral.    Fundação CesgranrioMiranda, Erica de SousaSilva, Joaquim Manoel da2011-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/10110.22347/2175-2753v3i9.101Revista Meta: Avaliação; v. 3, n. 9 (2011): Revista Meta: Avaliacao; 258 - 2822175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOspaporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/101/166https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/101/169Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-16T18:30:57Zoai:ojs.localhost:article/101Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2012-02-16T18:30:57Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente
Auto evaluation of the students of the Biological Sciences course in the University of the State of Mato Grosso (UNEMAT), Nova Xavantina campus: a model for the evaluation of the curriculum subjects, according to the perception of the faculty and student
Autoevaluacion de los Discentes del Curso de Ciencias Biologicas de la Unemat, Campus de Nova Xavantina (Mato Grosso - Brasil): un modelo para la evaluacion de las asignaturas curriculares, según la percepcion del cuerpo discente y docente
title Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente
spellingShingle Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente
Miranda, Erica de Sousa
Auto-avaliação; Disciplinas curriculares; Docentes; Discentes; Ensino Superior.
Self-assessment; Curriculum subjects; Educators; Students; Higher education
Autoevaluacion; Asignaturas curriculares; Docentes; Discentes; Enseñanza superior
title_short Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente
title_full Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente
title_fullStr Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente
title_full_unstemmed Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente
title_sort Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente
author Miranda, Erica de Sousa
author_facet Miranda, Erica de Sousa
Silva, Joaquim Manoel da
author_role author
author2 Silva, Joaquim Manoel da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Erica de Sousa
Silva, Joaquim Manoel da
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Auto-avaliação; Disciplinas curriculares; Docentes; Discentes; Ensino Superior.
Self-assessment; Curriculum subjects; Educators; Students; Higher education
Autoevaluacion; Asignaturas curriculares; Docentes; Discentes; Enseñanza superior
topic Auto-avaliação; Disciplinas curriculares; Docentes; Discentes; Ensino Superior.
Self-assessment; Curriculum subjects; Educators; Students; Higher education
Autoevaluacion; Asignaturas curriculares; Docentes; Discentes; Enseñanza superior
description O presente trabalho apresenta um levantamento auto-avaliativo realizado através de um instrumento de pesquisa, a partir da visão discente e docente, avaliando  disciplinas curriculares do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Nova Xavantina.  Os questionários foram aplicados nos primeiro, terceiro e sétimo  semestres, sendo que os alunos avaliaram os aspectos pedagógicos relativos ao conteúdo, didática, docente e auto-avaliação discente, os dados foram analisados através de parâmetros estatísticos, objetivando medir o grau de desempenho dos docentes. Os professores avaliados tiveram a oportunidade de expressar por meio de questionário seus conceitos sobre à auto-avaliação realizada pelos discentes. O valor médio coeficiente alfa de Cronbach global foi de 0,923±0,001, valor  considerável tendo em vista que alfa varia entre zero e um, demonstrando que o questionário utilizado é confiável. Baseado na análise de agrupamentos hierárquicos Hierarchical Cluster Analysis - HCA não pode-se associar o desempenho docente a sua qualificação ou regime de trabalho.    
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-25
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/101
10.22347/2175-2753v3i9.101
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/101
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v3i9.101
dc.language.iso.fl_str_mv spa
por
language spa
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/101/166
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/101/169
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 3, n. 9 (2011): Revista Meta: Avaliacao; 258 - 282
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672707719168