Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/101 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um levantamento auto-avaliativo realizado através de um instrumento de pesquisa, a partir da visão discente e docente, avaliando disciplinas curriculares do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Nova Xavantina. Os questionários foram aplicados nos primeiro, terceiro e sétimo semestres, sendo que os alunos avaliaram os aspectos pedagógicos relativos ao conteúdo, didática, docente e auto-avaliação discente, os dados foram analisados através de parâmetros estatísticos, objetivando medir o grau de desempenho dos docentes. Os professores avaliados tiveram a oportunidade de expressar por meio de questionário seus conceitos sobre à auto-avaliação realizada pelos discentes. O valor médio coeficiente alfa de Cronbach global foi de 0,923±0,001, valor considerável tendo em vista que alfa varia entre zero e um, demonstrando que o questionário utilizado é confiável. Baseado na análise de agrupamentos hierárquicos Hierarchical Cluster Analysis - HCA não pode-se associar o desempenho docente a sua qualificação ou regime de trabalho. |
id |
CESGRAN-1_f2b5d22d1c35cd55aebc72687fb5fdd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/101 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docenteAuto evaluation of the students of the Biological Sciences course in the University of the State of Mato Grosso (UNEMAT), Nova Xavantina campus: a model for the evaluation of the curriculum subjects, according to the perception of the faculty and studentAutoevaluacion de los Discentes del Curso de Ciencias Biologicas de la Unemat, Campus de Nova Xavantina (Mato Grosso - Brasil): un modelo para la evaluacion de las asignaturas curriculares, según la percepcion del cuerpo discente y docenteAuto-avaliação; Disciplinas curriculares; Docentes; Discentes; Ensino Superior.Self-assessment; Curriculum subjects; Educators; Students; Higher educationAutoevaluacion; Asignaturas curriculares; Docentes; Discentes; Enseñanza superiorO presente trabalho apresenta um levantamento auto-avaliativo realizado através de um instrumento de pesquisa, a partir da visão discente e docente, avaliando disciplinas curriculares do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Nova Xavantina. Os questionários foram aplicados nos primeiro, terceiro e sétimo semestres, sendo que os alunos avaliaram os aspectos pedagógicos relativos ao conteúdo, didática, docente e auto-avaliação discente, os dados foram analisados através de parâmetros estatísticos, objetivando medir o grau de desempenho dos docentes. Os professores avaliados tiveram a oportunidade de expressar por meio de questionário seus conceitos sobre à auto-avaliação realizada pelos discentes. O valor médio coeficiente alfa de Cronbach global foi de 0,923±0,001, valor considerável tendo em vista que alfa varia entre zero e um, demonstrando que o questionário utilizado é confiável. Baseado na análise de agrupamentos hierárquicos Hierarchical Cluster Analysis - HCA não pode-se associar o desempenho docente a sua qualificação ou regime de trabalho. This paper presents an evaluation of the curriculum subjects of the Biological Sciences course in the University of the State of Mato Grosso (UNEMAT), Nova Xavantina campus, Brazil. The research was carried out by means of a self-assessment instrument, aimed at searching learners' and educators' points of view. The questionnaires were given in the first, third and seventh semesters, in which students were asked to assess pedagogical aspects regarding professors and their didacticism, as well as the subject matters being taught; in addition, they were invited to evaluate themselves as learners. The data was analyzed using statistical parameters, in order to measure teaching performance, and, subsequently, professors were given the opportunity to express their concepts about the students' assessment. The average value of the overall Cronbach's alpha coefficient was 0.923±0.001, a significant value considering that alpha varies between 0 and 1, which proves the questionnaire to be reliable. The hierarchical cluster analysis (HCA) does not permit teaching performance to be associated with professors' qualification or workload. El presente trabajo constituye una evaluación -desde la perspectiva de discentes y docentes- de las asignaturas curriculares de la carrera de Ciencias Biológicas de la Universidad del Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Nova Xavantina, Brasil. A los alumnos de primer, tercer y séptimo semestres de la carrera se les aplicó un cuestionario de evaluación de aspectos pedagógicos en lo que se refiere tanto a los docentes y su didáctica como al contenido de la enseñanza. Además, a los discentes se les encargó una autoevaluación. Los datos proporcionados se analizaron según parámetros estadísticos con objeto de medir el nivel de rendimiento de los docentes, a quienes igualmente se les ofreció la oportunidad para expresar su opinión sobre la evaluación que realizaron los discentes. El promedio del coeficiente alfa de Cronbach global fue igual a 0,923±0,001, un valor significativo, si se tiene en cuenta que alfa varía entre 0 y 1, lo que demostró la fiabilidad del cuestionario. Según el análisis de agrupamiento jerárquico (HCA - hierarchical cluster analysis), no es posible asociar el rendimiento docente con cualificación o jornada laboral. Fundação CesgranrioMiranda, Erica de SousaSilva, Joaquim Manoel da2011-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/10110.22347/2175-2753v3i9.101Revista Meta: Avaliação; v. 3, n. 9 (2011): Revista Meta: Avaliacao; 258 - 2822175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOspaporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/101/166https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/101/169Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-16T18:30:57Zoai:ojs.localhost:article/101Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2012-02-16T18:30:57Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente Auto evaluation of the students of the Biological Sciences course in the University of the State of Mato Grosso (UNEMAT), Nova Xavantina campus: a model for the evaluation of the curriculum subjects, according to the perception of the faculty and student Autoevaluacion de los Discentes del Curso de Ciencias Biologicas de la Unemat, Campus de Nova Xavantina (Mato Grosso - Brasil): un modelo para la evaluacion de las asignaturas curriculares, según la percepcion del cuerpo discente y docente |
title |
Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente |
spellingShingle |
Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente Miranda, Erica de Sousa Auto-avaliação; Disciplinas curriculares; Docentes; Discentes; Ensino Superior. Self-assessment; Curriculum subjects; Educators; Students; Higher education Autoevaluacion; Asignaturas curriculares; Docentes; Discentes; Enseñanza superior |
title_short |
Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente |
title_full |
Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente |
title_fullStr |
Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente |
title_full_unstemmed |
Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente |
title_sort |
Auto-avaliação dos Discentes do Curso de Ciencias Biologicas da Unemat, Campus de Nova Xavantina: um modelo para avaliação das disciplinas curriculares, segundo a percepcao do corpo discente e docente |
author |
Miranda, Erica de Sousa |
author_facet |
Miranda, Erica de Sousa Silva, Joaquim Manoel da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Joaquim Manoel da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Erica de Sousa Silva, Joaquim Manoel da |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-avaliação; Disciplinas curriculares; Docentes; Discentes; Ensino Superior. Self-assessment; Curriculum subjects; Educators; Students; Higher education Autoevaluacion; Asignaturas curriculares; Docentes; Discentes; Enseñanza superior |
topic |
Auto-avaliação; Disciplinas curriculares; Docentes; Discentes; Ensino Superior. Self-assessment; Curriculum subjects; Educators; Students; Higher education Autoevaluacion; Asignaturas curriculares; Docentes; Discentes; Enseñanza superior |
description |
O presente trabalho apresenta um levantamento auto-avaliativo realizado através de um instrumento de pesquisa, a partir da visão discente e docente, avaliando disciplinas curriculares do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Nova Xavantina. Os questionários foram aplicados nos primeiro, terceiro e sétimo semestres, sendo que os alunos avaliaram os aspectos pedagógicos relativos ao conteúdo, didática, docente e auto-avaliação discente, os dados foram analisados através de parâmetros estatísticos, objetivando medir o grau de desempenho dos docentes. Os professores avaliados tiveram a oportunidade de expressar por meio de questionário seus conceitos sobre à auto-avaliação realizada pelos discentes. O valor médio coeficiente alfa de Cronbach global foi de 0,923±0,001, valor considerável tendo em vista que alfa varia entre zero e um, demonstrando que o questionário utilizado é confiável. Baseado na análise de agrupamentos hierárquicos Hierarchical Cluster Analysis - HCA não pode-se associar o desempenho docente a sua qualificação ou regime de trabalho. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/101 10.22347/2175-2753v3i9.101 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/101 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v3i9.101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa por |
language |
spa por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/101/166 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/101/169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 3, n. 9 (2011): Revista Meta: Avaliacao; 258 - 282 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672707719168 |