Reflexões sobre as Práticas Docentes e o Sujeito Discente no Ensino Superior: Contribuições da Andragogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Alcylanna Nunes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes Filho, Antoniel dos Santos, Brito, Tamyris Madeira de, Queiroz, Zuleide Fernandes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1540
Resumo: O estudo versa sobre as discussões acerca das práticas docentes no ensino superior, questões didáticas e metodológicas no processo construção do conhecimento no cenário atual da educação e da ensinagem no ensino superior, ressaltando as contribuições da perspectiva andragógica para alicerce didático no exercício da docência. Objetivamos aqui realizar uma reflexão crítico-analítica sobre andragogia no ensino superior, as práticas docentes e o reconhecimento do sujeito aprendente. Para tal, faz-se uso da revisão bibliográfica, com delineamento qualitativo e característica descritiva-analítica, discutindo questões acerca do cenário contemporâneo no Ensino Superior, as práticas docentes que perpassam a pedagogia histórico-crítica, a didática, a andragogia e o reconhecimento das experiências de vida do sujeito discente nos processos de aprendizagem e construção do conhecimento. 
id IPES_d5384d411e661b1e8e85f2b024de4cb9
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1540
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Reflexões sobre as Práticas Docentes e o Sujeito Discente no Ensino Superior: Contribuições da AndragogiaEnsino Superior. Práticas Docentes. Sujeito Discente. AndragogiaO estudo versa sobre as discussões acerca das práticas docentes no ensino superior, questões didáticas e metodológicas no processo construção do conhecimento no cenário atual da educação e da ensinagem no ensino superior, ressaltando as contribuições da perspectiva andragógica para alicerce didático no exercício da docência. Objetivamos aqui realizar uma reflexão crítico-analítica sobre andragogia no ensino superior, as práticas docentes e o reconhecimento do sujeito aprendente. Para tal, faz-se uso da revisão bibliográfica, com delineamento qualitativo e característica descritiva-analítica, discutindo questões acerca do cenário contemporâneo no Ensino Superior, as práticas docentes que perpassam a pedagogia histórico-crítica, a didática, a andragogia e o reconhecimento das experiências de vida do sujeito discente nos processos de aprendizagem e construção do conhecimento. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORTeixeira, Alcylanna NunesGomes Filho, Antoniel dos SantosBrito, Tamyris Madeira deQueiroz, Zuleide Fernandes de2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/154010.14295/idonline.v13i43.1540ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 43 (2019); 340-3521981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1540/2271Direitos autorais 2021 Alcylanna Nunes Teixeira, Antoniel dos Santos Gomes Filho, Tamyris Madeira de Brito, Zuleide Fernandes de Queirozhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-05T19:21:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre as Práticas Docentes e o Sujeito Discente no Ensino Superior: Contribuições da Andragogia
title Reflexões sobre as Práticas Docentes e o Sujeito Discente no Ensino Superior: Contribuições da Andragogia
spellingShingle Reflexões sobre as Práticas Docentes e o Sujeito Discente no Ensino Superior: Contribuições da Andragogia
Teixeira, Alcylanna Nunes
Ensino Superior. Práticas Docentes. Sujeito Discente. Andragogia
title_short Reflexões sobre as Práticas Docentes e o Sujeito Discente no Ensino Superior: Contribuições da Andragogia
title_full Reflexões sobre as Práticas Docentes e o Sujeito Discente no Ensino Superior: Contribuições da Andragogia
title_fullStr Reflexões sobre as Práticas Docentes e o Sujeito Discente no Ensino Superior: Contribuições da Andragogia
title_full_unstemmed Reflexões sobre as Práticas Docentes e o Sujeito Discente no Ensino Superior: Contribuições da Andragogia
title_sort Reflexões sobre as Práticas Docentes e o Sujeito Discente no Ensino Superior: Contribuições da Andragogia
author Teixeira, Alcylanna Nunes
author_facet Teixeira, Alcylanna Nunes
Gomes Filho, Antoniel dos Santos
Brito, Tamyris Madeira de
Queiroz, Zuleide Fernandes de
author_role author
author2 Gomes Filho, Antoniel dos Santos
Brito, Tamyris Madeira de
Queiroz, Zuleide Fernandes de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Alcylanna Nunes
Gomes Filho, Antoniel dos Santos
Brito, Tamyris Madeira de
Queiroz, Zuleide Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior. Práticas Docentes. Sujeito Discente. Andragogia
topic Ensino Superior. Práticas Docentes. Sujeito Discente. Andragogia
description O estudo versa sobre as discussões acerca das práticas docentes no ensino superior, questões didáticas e metodológicas no processo construção do conhecimento no cenário atual da educação e da ensinagem no ensino superior, ressaltando as contribuições da perspectiva andragógica para alicerce didático no exercício da docência. Objetivamos aqui realizar uma reflexão crítico-analítica sobre andragogia no ensino superior, as práticas docentes e o reconhecimento do sujeito aprendente. Para tal, faz-se uso da revisão bibliográfica, com delineamento qualitativo e característica descritiva-analítica, discutindo questões acerca do cenário contemporâneo no Ensino Superior, as práticas docentes que perpassam a pedagogia histórico-crítica, a didática, a andragogia e o reconhecimento das experiências de vida do sujeito discente nos processos de aprendizagem e construção do conhecimento. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1540
10.14295/idonline.v13i43.1540
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1540
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i43.1540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1540/2271
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 43 (2019); 340-352
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053954437152768