A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilarinho, Lúcia Regina Goulart
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nunes da Silva, Jovana de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/895
Resumo: O artigo aborda o processo avaliativo desenvolvido por uma escola com a finalidade de selecionar os livros didaticos a serem utilizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tal processo orientou-se pela questao avaliativa: em que medida os aspectos filosofico-educacionais; didatico-metodologicos; e materiais, contidos nos livros didaticos, atendem aos principios pedagogicos do Colegio? A questao foi respondida por todos os docentes que atuavam nos anos iniciais por meio de questionario especifico, tendo como referencia a proposta pedagogica do Colegio. O estudo revelou que a avaliação dos livros didaticos e processo que leva à reflexão critica e fortalece a autonomia didatica dos docentes, nao podendo restringir-se ao planejamento que antecede o inicio do ano letivo. Os resultados indicam a relevância da avaliação par e passo com a utilização do livro em sala de aula, observando as reacoes dos alunos e considerando os conhecimentos e limitacoes dos professores em suas práticas. 
id CESGRAN-1_f5978b31bab382f76ef4645dd91f162f
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/895
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus DocentesAvaliação; Proposta pedagogica da escola; Livro didatico; Voz dos professoresO artigo aborda o processo avaliativo desenvolvido por uma escola com a finalidade de selecionar os livros didaticos a serem utilizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tal processo orientou-se pela questao avaliativa: em que medida os aspectos filosofico-educacionais; didatico-metodologicos; e materiais, contidos nos livros didaticos, atendem aos principios pedagogicos do Colegio? A questao foi respondida por todos os docentes que atuavam nos anos iniciais por meio de questionario especifico, tendo como referencia a proposta pedagogica do Colegio. O estudo revelou que a avaliação dos livros didaticos e processo que leva à reflexão critica e fortalece a autonomia didatica dos docentes, nao podendo restringir-se ao planejamento que antecede o inicio do ano letivo. Os resultados indicam a relevância da avaliação par e passo com a utilização do livro em sala de aula, observando as reacoes dos alunos e considerando os conhecimentos e limitacoes dos professores em suas práticas. Fundação CesgranrioVilarinho, Lúcia Regina GoulartNunes da Silva, Jovana de Souza2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/89510.22347/2175-2753v7i21.895Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 403-4232175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/895/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/895/pdfDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T15:23:39Zoai:ojs.localhost:article/895Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T15:23:39Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes
title A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes
spellingShingle A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes
Vilarinho, Lúcia Regina Goulart
Avaliação; Proposta pedagogica da escola; Livro didatico; Voz dos professores
title_short A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes
title_full A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes
title_fullStr A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes
title_full_unstemmed A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes
title_sort A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes
author Vilarinho, Lúcia Regina Goulart
author_facet Vilarinho, Lúcia Regina Goulart
Nunes da Silva, Jovana de Souza
author_role author
author2 Nunes da Silva, Jovana de Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilarinho, Lúcia Regina Goulart
Nunes da Silva, Jovana de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Proposta pedagogica da escola; Livro didatico; Voz dos professores
topic Avaliação; Proposta pedagogica da escola; Livro didatico; Voz dos professores
description O artigo aborda o processo avaliativo desenvolvido por uma escola com a finalidade de selecionar os livros didaticos a serem utilizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tal processo orientou-se pela questao avaliativa: em que medida os aspectos filosofico-educacionais; didatico-metodologicos; e materiais, contidos nos livros didaticos, atendem aos principios pedagogicos do Colegio? A questao foi respondida por todos os docentes que atuavam nos anos iniciais por meio de questionario especifico, tendo como referencia a proposta pedagogica do Colegio. O estudo revelou que a avaliação dos livros didaticos e processo que leva à reflexão critica e fortalece a autonomia didatica dos docentes, nao podendo restringir-se ao planejamento que antecede o inicio do ano letivo. Os resultados indicam a relevância da avaliação par e passo com a utilização do livro em sala de aula, observando as reacoes dos alunos e considerando os conhecimentos e limitacoes dos professores em suas práticas. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/895
10.22347/2175-2753v7i21.895
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/895
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v7i21.895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/895/pdf1
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/895/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 403-423
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672213839872