A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/895 |
Resumo: | O artigo aborda o processo avaliativo desenvolvido por uma escola com a finalidade de selecionar os livros didaticos a serem utilizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tal processo orientou-se pela questao avaliativa: em que medida os aspectos filosofico-educacionais; didatico-metodologicos; e materiais, contidos nos livros didaticos, atendem aos principios pedagogicos do Colegio? A questao foi respondida por todos os docentes que atuavam nos anos iniciais por meio de questionario especifico, tendo como referencia a proposta pedagogica do Colegio. O estudo revelou que a avaliação dos livros didaticos e processo que leva à reflexão critica e fortalece a autonomia didatica dos docentes, nao podendo restringir-se ao planejamento que antecede o inicio do ano letivo. Os resultados indicam a relevância da avaliação par e passo com a utilização do livro em sala de aula, observando as reacoes dos alunos e considerando os conhecimentos e limitacoes dos professores em suas práticas. |
id |
CESGRAN-1_f5978b31bab382f76ef4645dd91f162f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/895 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus DocentesAvaliação; Proposta pedagogica da escola; Livro didatico; Voz dos professoresO artigo aborda o processo avaliativo desenvolvido por uma escola com a finalidade de selecionar os livros didaticos a serem utilizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tal processo orientou-se pela questao avaliativa: em que medida os aspectos filosofico-educacionais; didatico-metodologicos; e materiais, contidos nos livros didaticos, atendem aos principios pedagogicos do Colegio? A questao foi respondida por todos os docentes que atuavam nos anos iniciais por meio de questionario especifico, tendo como referencia a proposta pedagogica do Colegio. O estudo revelou que a avaliação dos livros didaticos e processo que leva à reflexão critica e fortalece a autonomia didatica dos docentes, nao podendo restringir-se ao planejamento que antecede o inicio do ano letivo. Os resultados indicam a relevância da avaliação par e passo com a utilização do livro em sala de aula, observando as reacoes dos alunos e considerando os conhecimentos e limitacoes dos professores em suas práticas. Fundação CesgranrioVilarinho, Lúcia Regina GoulartNunes da Silva, Jovana de Souza2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/89510.22347/2175-2753v7i21.895Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 403-4232175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/895/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/895/pdfDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T15:23:39Zoai:ojs.localhost:article/895Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T15:23:39Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes |
title |
A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes |
spellingShingle |
A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes Vilarinho, Lúcia Regina Goulart Avaliação; Proposta pedagogica da escola; Livro didatico; Voz dos professores |
title_short |
A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes |
title_full |
A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes |
title_fullStr |
A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes |
title_full_unstemmed |
A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes |
title_sort |
A Avaliação do Livro Didatico como Instrumento de Afirmação da Autonomia da Escola e de seus Docentes |
author |
Vilarinho, Lúcia Regina Goulart |
author_facet |
Vilarinho, Lúcia Regina Goulart Nunes da Silva, Jovana de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Nunes da Silva, Jovana de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilarinho, Lúcia Regina Goulart Nunes da Silva, Jovana de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Proposta pedagogica da escola; Livro didatico; Voz dos professores |
topic |
Avaliação; Proposta pedagogica da escola; Livro didatico; Voz dos professores |
description |
O artigo aborda o processo avaliativo desenvolvido por uma escola com a finalidade de selecionar os livros didaticos a serem utilizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tal processo orientou-se pela questao avaliativa: em que medida os aspectos filosofico-educacionais; didatico-metodologicos; e materiais, contidos nos livros didaticos, atendem aos principios pedagogicos do Colegio? A questao foi respondida por todos os docentes que atuavam nos anos iniciais por meio de questionario especifico, tendo como referencia a proposta pedagogica do Colegio. O estudo revelou que a avaliação dos livros didaticos e processo que leva à reflexão critica e fortalece a autonomia didatica dos docentes, nao podendo restringir-se ao planejamento que antecede o inicio do ano letivo. Os resultados indicam a relevância da avaliação par e passo com a utilização do livro em sala de aula, observando as reacoes dos alunos e considerando os conhecimentos e limitacoes dos professores em suas práticas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/895 10.22347/2175-2753v7i21.895 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/895 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v7i21.895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/895/pdf1 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/895/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 403-423 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672213839872 |