MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2217 |
Resumo: | Enquanto sistema de comunicação, a escrita assume um papel central em diversos contextos, ocorrendo o seu ensino durante vários anos de escolaridade. Porém, a avaliação da escrita em língua portuguesa carece de instrumentos validados. Assim, procedeu-se ao estudo de precisão e validação da Medida de Avaliação da Composição Escrita (MACE), uma medida de observação construída para avaliar a composição escrita de textos narrativos no ensino básico. Participaram no estudo 280 alunos (M = 8.58 anos) de escolas públicas de Lisboa. A recolha de dados (560 textos narrativos) foi realizada em dois momentos, cumprindo o mesmo procedimento. Os resultados evidenciaram uma estabilidade da medida ao longo do tempo e uma precisão na avaliação por diferentes juízes. A validade de conteúdo da MACE e a sua sensibilidade ao nível de competência de escrita foram também demonstradas. Discutem-se implicações da utilização da MACE no desenvolvimento de avaliações compreensivas da composição escrita. |
id |
CESGRAN-1_f672a990d8864aedd0371b2b39926b2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2217 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico portuguêsESCRITA; AVALIACAO; INSTRUMENTO; ENSINO BASICOEnquanto sistema de comunicação, a escrita assume um papel central em diversos contextos, ocorrendo o seu ensino durante vários anos de escolaridade. Porém, a avaliação da escrita em língua portuguesa carece de instrumentos validados. Assim, procedeu-se ao estudo de precisão e validação da Medida de Avaliação da Composição Escrita (MACE), uma medida de observação construída para avaliar a composição escrita de textos narrativos no ensino básico. Participaram no estudo 280 alunos (M = 8.58 anos) de escolas públicas de Lisboa. A recolha de dados (560 textos narrativos) foi realizada em dois momentos, cumprindo o mesmo procedimento. Os resultados evidenciaram uma estabilidade da medida ao longo do tempo e uma precisão na avaliação por diferentes juízes. A validade de conteúdo da MACE e a sua sensibilidade ao nível de competência de escrita foram também demonstradas. Discutem-se implicações da utilização da MACE no desenvolvimento de avaliações compreensivas da composição escrita.Fundação CesgranrioOliveira, SofiaSilva Moreira, JaneteAgostinho, Ana LúciaVeiga Simão, Ana Margarida2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/221710.22347/2175-2753v11i33.2217Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 569-5882175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2217/pdfDireitos autorais 2019 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T19:31:10Zoai:ojs.localhost:article/2217Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-12-13T19:31:10Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português |
title |
MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português |
spellingShingle |
MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português Oliveira, Sofia ESCRITA; AVALIACAO; INSTRUMENTO; ENSINO BASICO |
title_short |
MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português |
title_full |
MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português |
title_fullStr |
MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português |
title_full_unstemmed |
MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português |
title_sort |
MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português |
author |
Oliveira, Sofia |
author_facet |
Oliveira, Sofia Silva Moreira, Janete Agostinho, Ana Lúcia Veiga Simão, Ana Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Silva Moreira, Janete Agostinho, Ana Lúcia Veiga Simão, Ana Margarida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sofia Silva Moreira, Janete Agostinho, Ana Lúcia Veiga Simão, Ana Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ESCRITA; AVALIACAO; INSTRUMENTO; ENSINO BASICO |
topic |
ESCRITA; AVALIACAO; INSTRUMENTO; ENSINO BASICO |
description |
Enquanto sistema de comunicação, a escrita assume um papel central em diversos contextos, ocorrendo o seu ensino durante vários anos de escolaridade. Porém, a avaliação da escrita em língua portuguesa carece de instrumentos validados. Assim, procedeu-se ao estudo de precisão e validação da Medida de Avaliação da Composição Escrita (MACE), uma medida de observação construída para avaliar a composição escrita de textos narrativos no ensino básico. Participaram no estudo 280 alunos (M = 8.58 anos) de escolas públicas de Lisboa. A recolha de dados (560 textos narrativos) foi realizada em dois momentos, cumprindo o mesmo procedimento. Os resultados evidenciaram uma estabilidade da medida ao longo do tempo e uma precisão na avaliação por diferentes juízes. A validade de conteúdo da MACE e a sua sensibilidade ao nível de competência de escrita foram também demonstradas. Discutem-se implicações da utilização da MACE no desenvolvimento de avaliações compreensivas da composição escrita. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2217 10.22347/2175-2753v11i33.2217 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2217 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v11i33.2217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2217/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 569-588 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845673216278528 |