MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sofia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva Moreira, Janete, Agostinho, Ana Lúcia, Veiga Simão, Ana Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2217
Resumo: Enquanto sistema de comunicação, a escrita assume um papel central em diversos contextos, ocorrendo o seu ensino durante vários anos de escolaridade. Porém, a avaliação da escrita em língua portuguesa carece de instrumentos validados. Assim, procedeu-se ao estudo de precisão e validação da Medida de Avaliação da Composição Escrita (MACE), uma medida de observação construída para avaliar a composição escrita de textos narrativos no ensino básico. Participaram no estudo 280 alunos (M = 8.58 anos) de escolas públicas de Lisboa. A recolha de dados (560 textos narrativos) foi realizada em dois momentos, cumprindo o mesmo procedimento. Os resultados evidenciaram uma estabilidade da medida ao longo do tempo e uma precisão na avaliação por diferentes juízes. A validade de conteúdo da MACE e a sua sensibilidade ao nível de competência de escrita foram também demonstradas. Discutem-se implicações da utilização da MACE no desenvolvimento de avaliações compreensivas da composição escrita.
id CESGRAN-1_f672a990d8864aedd0371b2b39926b2e
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2217
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico portuguêsESCRITA; AVALIACAO; INSTRUMENTO; ENSINO BASICOEnquanto sistema de comunicação, a escrita assume um papel central em diversos contextos, ocorrendo o seu ensino durante vários anos de escolaridade. Porém, a avaliação da escrita em língua portuguesa carece de instrumentos validados. Assim, procedeu-se ao estudo de precisão e validação da Medida de Avaliação da Composição Escrita (MACE), uma medida de observação construída para avaliar a composição escrita de textos narrativos no ensino básico. Participaram no estudo 280 alunos (M = 8.58 anos) de escolas públicas de Lisboa. A recolha de dados (560 textos narrativos) foi realizada em dois momentos, cumprindo o mesmo procedimento. Os resultados evidenciaram uma estabilidade da medida ao longo do tempo e uma precisão na avaliação por diferentes juízes. A validade de conteúdo da MACE e a sua sensibilidade ao nível de competência de escrita foram também demonstradas. Discutem-se implicações da utilização da MACE no desenvolvimento de avaliações compreensivas da composição escrita.Fundação CesgranrioOliveira, SofiaSilva Moreira, JaneteAgostinho, Ana LúciaVeiga Simão, Ana Margarida2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/221710.22347/2175-2753v11i33.2217Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 569-5882175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2217/pdfDireitos autorais 2019 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T19:31:10Zoai:ojs.localhost:article/2217Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-12-13T19:31:10Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português
title MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português
spellingShingle MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português
Oliveira, Sofia
ESCRITA; AVALIACAO; INSTRUMENTO; ENSINO BASICO
title_short MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português
title_full MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português
title_fullStr MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português
title_full_unstemmed MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português
title_sort MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português
author Oliveira, Sofia
author_facet Oliveira, Sofia
Silva Moreira, Janete
Agostinho, Ana Lúcia
Veiga Simão, Ana Margarida
author_role author
author2 Silva Moreira, Janete
Agostinho, Ana Lúcia
Veiga Simão, Ana Margarida
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sofia
Silva Moreira, Janete
Agostinho, Ana Lúcia
Veiga Simão, Ana Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv ESCRITA; AVALIACAO; INSTRUMENTO; ENSINO BASICO
topic ESCRITA; AVALIACAO; INSTRUMENTO; ENSINO BASICO
description Enquanto sistema de comunicação, a escrita assume um papel central em diversos contextos, ocorrendo o seu ensino durante vários anos de escolaridade. Porém, a avaliação da escrita em língua portuguesa carece de instrumentos validados. Assim, procedeu-se ao estudo de precisão e validação da Medida de Avaliação da Composição Escrita (MACE), uma medida de observação construída para avaliar a composição escrita de textos narrativos no ensino básico. Participaram no estudo 280 alunos (M = 8.58 anos) de escolas públicas de Lisboa. A recolha de dados (560 textos narrativos) foi realizada em dois momentos, cumprindo o mesmo procedimento. Os resultados evidenciaram uma estabilidade da medida ao longo do tempo e uma precisão na avaliação por diferentes juízes. A validade de conteúdo da MACE e a sua sensibilidade ao nível de competência de escrita foram também demonstradas. Discutem-se implicações da utilização da MACE no desenvolvimento de avaliações compreensivas da composição escrita.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2217
10.22347/2175-2753v11i33.2217
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2217
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v11i33.2217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2217/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 569-588
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845673216278528