Reformas do ensino basico: tendencias e limites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alberto de Mello e
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Costa, Marly de Abreu
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/654
Resumo: O artigo discute as reformas educacionais de terceira geração, vistas como necessarias para superar os resultados adversos do ensino basico. Inicialmente, descreve as reformas de primeira e de segunda geracoes, relacionadas, respectivamente, com a qualidade dos insumos e com a questao federativa. As reformas de terceira geração buscam ampliar os incentivos que favorecem melhores resultados das escolas e se situam em duas vertentes. A primeira vertente mantem a gestao da escola e o financiamento públicos, ao passo que na segunda vertente ha alguma forma de privatização. O trabalho conclui que existe um leque de mudancas que evita a privatização e proporciona resultados desejaveis.
id CESGRANRIO_068db7e668980b37699e7cb1d0baa963
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/654
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Reformas do ensino basico: tendencias e limitesElementary education reform: trends and limitsReformas en la enseñanza basica: tendencias y limitesReformas de educacion; Enseñanza basica; Gestion educacional; PrivatizacionReformas educacionais; Ensino basico; Gestao educacional; PrivatizaçãoEducational reforms; Primary education; School management; PrivatizationO artigo discute as reformas educacionais de terceira geração, vistas como necessarias para superar os resultados adversos do ensino basico. Inicialmente, descreve as reformas de primeira e de segunda geracoes, relacionadas, respectivamente, com a qualidade dos insumos e com a questao federativa. As reformas de terceira geração buscam ampliar os incentivos que favorecem melhores resultados das escolas e se situam em duas vertentes. A primeira vertente mantem a gestao da escola e o financiamento públicos, ao passo que na segunda vertente ha alguma forma de privatização. O trabalho conclui que existe um leque de mudancas que evita a privatização e proporciona resultados desejaveis.The discussion of third generation educational reforms, seen as required to overcome the poor results of primary education, is the main concern of this work. Initially, it describes the reforms of the first and second generations, related, respectively, to the quality of the inputs and to federal matters. The reforms of the third generation seeks to increase  the incentives for the schoolwork. However, some proposals require some form of privatization. Thus, emphasis is placed upon the proposal which keeps privatization away and offers conditions to improve the performance of primary education.Este artículo plantea una discusion sobre las reformas de educacion de tercera generacion, que se consideran necesarias para superar los resultados adversos en la enseñanza basica. Comienza con la descripcion de las reformas de primera y segunda generacion, relacionadas respectivamente con la calidad de los insumos escolares y con la cuestion federativa. Las reformas de tercera generacion tienen la finalidad de ampliar los incentivos que favorecen la mejora de los resultados en las escuelas y se sitúan en dos vertientes. La primera de ellas mantiene la gestion de la escuela y la financiacion públicas, mientras que en la segunda existe alguna forma de privatizacion. El trabajo llega a la conclusion de que existe un abanico de cambios que evitan la privatizacion y proporcionan resultados deseables.Fundação CesgranrioSouza, Alberto de Mello eCosta, Marly de Abreu2009-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/654Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 17, n. 64 (2009): Revista Ensaio - Jul./Set.; 477-4941809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2pt; en; esDireitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-14T21:24:23Zoai:ojs.localhost:article/654Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2015-08-14T21:24:23Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reformas do ensino basico: tendencias e limites
Elementary education reform: trends and limits
Reformas en la enseñanza basica: tendencias y limites
title Reformas do ensino basico: tendencias e limites
spellingShingle Reformas do ensino basico: tendencias e limites
Souza, Alberto de Mello e
Reformas de educacion; Enseñanza basica; Gestion educacional; Privatizacion
Reformas educacionais; Ensino basico; Gestao educacional; Privatização
Educational reforms; Primary education; School management; Privatization
title_short Reformas do ensino basico: tendencias e limites
title_full Reformas do ensino basico: tendencias e limites
title_fullStr Reformas do ensino basico: tendencias e limites
title_full_unstemmed Reformas do ensino basico: tendencias e limites
title_sort Reformas do ensino basico: tendencias e limites
author Souza, Alberto de Mello e
author_facet Souza, Alberto de Mello e
Costa, Marly de Abreu
author_role author
author2 Costa, Marly de Abreu
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Alberto de Mello e
Costa, Marly de Abreu
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Reformas de educacion; Enseñanza basica; Gestion educacional; Privatizacion
Reformas educacionais; Ensino basico; Gestao educacional; Privatização
Educational reforms; Primary education; School management; Privatization
topic Reformas de educacion; Enseñanza basica; Gestion educacional; Privatizacion
Reformas educacionais; Ensino basico; Gestao educacional; Privatização
Educational reforms; Primary education; School management; Privatization
description O artigo discute as reformas educacionais de terceira geração, vistas como necessarias para superar os resultados adversos do ensino basico. Inicialmente, descreve as reformas de primeira e de segunda geracoes, relacionadas, respectivamente, com a qualidade dos insumos e com a questao federativa. As reformas de terceira geração buscam ampliar os incentivos que favorecem melhores resultados das escolas e se situam em duas vertentes. A primeira vertente mantem a gestao da escola e o financiamento públicos, ao passo que na segunda vertente ha alguma forma de privatização. O trabalho conclui que existe um leque de mudancas que evita a privatização e proporciona resultados desejaveis.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/654
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/654
dc.language.iso.fl_str_mv pt; en; es
language_invalid_str_mv pt; en; es
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 17, n. 64 (2009): Revista Ensaio - Jul./Set.; 477-494
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832030079647744