Avaliar a lideranca em contexto educativo: um teste baseado na perspectiva complexa das competencias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parreira, Artur Marecos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pestana, Maria Helena de Aguiar Pereira e, Oliveira, Paulo F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1559
Resumo: Este estudo valida um teste de lideranca, baseado em um modelo complexo de habilidades de lideranca, como uma ferramenta útil para avaliar a competencia educacional do professor, considerada como importante para conduzir aulas com adolescentes e adultos. O objetivo especifico do estudo foi estabelecer as normas e os criterios de interpretação para o teste, em contextos educacionais, o que se fez num determinado ambiente cultural, a Academia da Policia Nacional de Timor Leste. O modelo destaca as habilidades para a eficácia da lideranca, em um ambiente educacional, visando a lideranca como uma maneira essencial de dirigir os sistemas educacionais. Os postulados do modelo hipotetizam a positividade da lideranca como resultado de uma combinação adequada do uso do poder e da informação, ao mesmo tempo que executam as atividades fundamentais de dinamização e controle do desempenho e resultados das atividades de aprendizagem. O teste foi aplicado a uma amostra de candidatos em um contexto militar educacional, formandos da Academia da Policia Nacional de Timor Leste. Os resultados de suas avaliações sobre cada competencia para a eficácia da lideranca foram validos e confiaveis. No entanto, esta ferramenta deve ser testada em outros contextos especificos, a fim de completar a avaliação do conjunto complexo de competencias exigido pelos contextos educacionais.
id CESGRANRIO_07e990b7979674133a266e78c1a22966
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1559
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Avaliar a lideranca em contexto educativo: um teste baseado na perspectiva complexa das competenciasAssessing educational leadership: a competence-complexity based testLa evaluacion de liderazgo educativo: una prueba basada en la competencia-complejidadEducação, Psichologia; Ciencia da InformaçãoTeste de lideranca; Modo gestao de pilotagem; Modo lideranca de pilotagem; Competencias educacionais; Lideranca transformacionalLeadership test; Management mode of piloting; Leadership mode of piloting; Educational competences; Transformational leadershipPrueba de liderazgo; Modo de gestion de pilotaje; Modo de liderazgo de pilotaje; Competencias educativas; Liderazgo transformacionalEste estudo valida um teste de lideranca, baseado em um modelo complexo de habilidades de lideranca, como uma ferramenta útil para avaliar a competencia educacional do professor, considerada como importante para conduzir aulas com adolescentes e adultos. O objetivo especifico do estudo foi estabelecer as normas e os criterios de interpretação para o teste, em contextos educacionais, o que se fez num determinado ambiente cultural, a Academia da Policia Nacional de Timor Leste. O modelo destaca as habilidades para a eficácia da lideranca, em um ambiente educacional, visando a lideranca como uma maneira essencial de dirigir os sistemas educacionais. Os postulados do modelo hipotetizam a positividade da lideranca como resultado de uma combinação adequada do uso do poder e da informação, ao mesmo tempo que executam as atividades fundamentais de dinamização e controle do desempenho e resultados das atividades de aprendizagem. O teste foi aplicado a uma amostra de candidatos em um contexto militar educacional, formandos da Academia da Policia Nacional de Timor Leste. Os resultados de suas avaliações sobre cada competencia para a eficácia da lideranca foram validos e confiaveis. No entanto, esta ferramenta deve ser testada em outros contextos especificos, a fim de completar a avaliação do conjunto complexo de competencias exigido pelos contextos educacionais.This study is focused on the validation of a leadership test, based on a complex model of leadership skills, as a tool for assessing teacher’s educational competence, viewed as important in conduting adolescent and adult learning classes. Its specific purpose is to establish the norms and interpretation criteria for the test, in educational contexts. The model highlights the skills for leadership effectiveness, in a definite cultural setting, the Academy of East Timor National Police, viewing leadership as an essential way of steering human systems. The postulates of the model hypothesize the positivity of leadership as a result from an appropriate combination of power and information, while executing the fundamental activities of dinamizing and controlling the performance and results of the learning ativities. The test was applied to a sample of trainees in an educational military context, the Academy of East Timor National Police. The results of their evaluations on each competence for leadership effectiveness were valid and reliable. Nevertheless, the authors plan to test this tool in other specific contexts, in order to complete the evaluation of the leadership complex set of competences required by educational contexts.Este estudio se centra en la validacion de una prueba de liderazgo, basada en un modelo complejo de habilidades de liderazgo, como una herramienta para evaluar la competencia educativa de los docentes, considerada importante en la adaptacion de las clases de aprendizaje de adolescentes y adultos. Su proposito especifico es establecer las normas y los criterios de interpretacion para la prueba, en contextos educativos. El modelo destaca las habilidades para la efectividad del liderazgo, en un entorno cultural definido, la Academia de la Policia Nacional de Timor Oriental, viendo el liderazgo como una forma esencial de dirigir los sistemas humanos. Los postulados del modelo tienen como hipotesis la positividad del liderazgo como resultado de una combinacion apropiada del uso de poder y de información, mientras se ejecutan las actividades fundamentales de dinamizacion y control del rendimiento y los resultados de las actividades de aprendizaje. La prueba se aplico a una muestra de solicitantes en un contexto militar educativo, aprendices de la Academia de la Policia Nacional de Timor Oriental. Los resultados de sus evaluaciones sobre cada competencia para la efectividad del liderazgo fueron validos y confiables. Sin embargo, los autores planean probar esta herramienta en otros contextos especificos, para completar la evaluacion del conjunto de competencias complejo de liderazgo requerido por los contextos educativos.Fundação CesgranrioParreira, Artur MarecosPestana, Maria Helena de Aguiar Pereira eOliveira, Paulo F.2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/155910.1590/s0104-40362018002601559Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 890-9101809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1559/926https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1559/927https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1559/928America e OceaniaIt is a study to validate a leadership test, based on a complex model of leadership skills (Multiplex Model) that has been elaborated since 2010 by the authors. The work on the test concerns its validation as a tool for measuring leadership effectiveness. The work on the test concerns its validation as a tool for measuring leadership effectiveness, in specific contexts, and the present study is a first work on a definite version on the test; its purpose is to establish the norms and interpretation criterDireitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-29T13:27:23Zoai:ojs.localhost:article/1559Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-11-29T13:27:23Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliar a lideranca em contexto educativo: um teste baseado na perspectiva complexa das competencias
Assessing educational leadership: a competence-complexity based test
La evaluacion de liderazgo educativo: una prueba basada en la competencia-complejidad
title Avaliar a lideranca em contexto educativo: um teste baseado na perspectiva complexa das competencias
spellingShingle Avaliar a lideranca em contexto educativo: um teste baseado na perspectiva complexa das competencias
Parreira, Artur Marecos
Educação, Psichologia; Ciencia da Informação
Teste de lideranca; Modo gestao de pilotagem; Modo lideranca de pilotagem; Competencias educacionais; Lideranca transformacional
Leadership test; Management mode of piloting; Leadership mode of piloting; Educational competences; Transformational leadership
Prueba de liderazgo; Modo de gestion de pilotaje; Modo de liderazgo de pilotaje; Competencias educativas; Liderazgo transformacional
title_short Avaliar a lideranca em contexto educativo: um teste baseado na perspectiva complexa das competencias
title_full Avaliar a lideranca em contexto educativo: um teste baseado na perspectiva complexa das competencias
title_fullStr Avaliar a lideranca em contexto educativo: um teste baseado na perspectiva complexa das competencias
title_full_unstemmed Avaliar a lideranca em contexto educativo: um teste baseado na perspectiva complexa das competencias
title_sort Avaliar a lideranca em contexto educativo: um teste baseado na perspectiva complexa das competencias
author Parreira, Artur Marecos
author_facet Parreira, Artur Marecos
Pestana, Maria Helena de Aguiar Pereira e
Oliveira, Paulo F.
author_role author
author2 Pestana, Maria Helena de Aguiar Pereira e
Oliveira, Paulo F.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Parreira, Artur Marecos
Pestana, Maria Helena de Aguiar Pereira e
Oliveira, Paulo F.
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Psichologia; Ciencia da Informação
Teste de lideranca; Modo gestao de pilotagem; Modo lideranca de pilotagem; Competencias educacionais; Lideranca transformacional
Leadership test; Management mode of piloting; Leadership mode of piloting; Educational competences; Transformational leadership
Prueba de liderazgo; Modo de gestion de pilotaje; Modo de liderazgo de pilotaje; Competencias educativas; Liderazgo transformacional
topic Educação, Psichologia; Ciencia da Informação
Teste de lideranca; Modo gestao de pilotagem; Modo lideranca de pilotagem; Competencias educacionais; Lideranca transformacional
Leadership test; Management mode of piloting; Leadership mode of piloting; Educational competences; Transformational leadership
Prueba de liderazgo; Modo de gestion de pilotaje; Modo de liderazgo de pilotaje; Competencias educativas; Liderazgo transformacional
description Este estudo valida um teste de lideranca, baseado em um modelo complexo de habilidades de lideranca, como uma ferramenta útil para avaliar a competencia educacional do professor, considerada como importante para conduzir aulas com adolescentes e adultos. O objetivo especifico do estudo foi estabelecer as normas e os criterios de interpretação para o teste, em contextos educacionais, o que se fez num determinado ambiente cultural, a Academia da Policia Nacional de Timor Leste. O modelo destaca as habilidades para a eficácia da lideranca, em um ambiente educacional, visando a lideranca como uma maneira essencial de dirigir os sistemas educacionais. Os postulados do modelo hipotetizam a positividade da lideranca como resultado de uma combinação adequada do uso do poder e da informação, ao mesmo tempo que executam as atividades fundamentais de dinamização e controle do desempenho e resultados das atividades de aprendizagem. O teste foi aplicado a uma amostra de candidatos em um contexto militar educacional, formandos da Academia da Policia Nacional de Timor Leste. Os resultados de suas avaliações sobre cada competencia para a eficácia da lideranca foram validos e confiaveis. No entanto, esta ferramenta deve ser testada em outros contextos especificos, a fim de completar a avaliação do conjunto complexo de competencias exigido pelos contextos educacionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1559
10.1590/s0104-40362018002601559
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1559
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362018002601559
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1559/926
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1559/927
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1559/928
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv America e Oceania
It is a study to validate a leadership test, based on a complex model of leadership skills (Multiplex Model) that has been elaborated since 2010 by the authors. The work on the test concerns its validation as a tool for measuring leadership effectiveness
. The work on the test concerns its validation as a tool for measuring leadership effectiveness, in specific contexts, and the present study is a first work on a definite version on the test; its purpose is to establish the norms and interpretation criter






dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 890-910
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832033417265152