Programa Um Computador por Aluno: o acesso às tecnologias digitais como estrategia para a redução das desigualdades sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1155 |
Resumo: | O presente artigo se origina de pesquisa que abordou o Programa Um Computador por Aluno (Prouca), compreendido como politica pública para a inclusao digital via ambiente escolar que esta alinhada a diretrizes econômicas internacionais de ordem neoliberal. Com base em documentos e entrevistas com 55 profissionais das nove escolas goianas contempladas com o Programa, observamos que o Prouca renova a utopia tecnica de que a sociedade evolui qualitativamente com a aquisicao de tecnologias de informação e de comunicação. Queremos demonstrar que os identificados problemas e deficiencias na infraestrutura para a sua implantação, na gestao de seus processos e na formação dos professores nao se constituem em aspectos pontuais, mas estruturantes deste Programa. Por esta razao, o seu mero reajuste ou adequação nao sao suficientes para equalizar as desigualdades sociais, conforme o propalado. |
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Programa Um Computador por Aluno: o acesso às tecnologias digitais como estrategia para a redução das desigualdades sociaisProuca: access to digital technologies as a strategy for the reduction of social inequalitiesProuca: acceso a tecnologias digitales como estrategia para reducir las desigualdades socialesEducaçãoTecnologias e educação; Politicas públicas; Prouca; Inclusao excludenteTechnologies and education; Public policy; Prouca; Excluding inclusionLa tecnologia y la educacion; Politicas públicas; Prouca; Excluyendo la inclusionO presente artigo se origina de pesquisa que abordou o Programa Um Computador por Aluno (Prouca), compreendido como politica pública para a inclusao digital via ambiente escolar que esta alinhada a diretrizes econômicas internacionais de ordem neoliberal. Com base em documentos e entrevistas com 55 profissionais das nove escolas goianas contempladas com o Programa, observamos que o Prouca renova a utopia tecnica de que a sociedade evolui qualitativamente com a aquisicao de tecnologias de informação e de comunicação. Queremos demonstrar que os identificados problemas e deficiencias na infraestrutura para a sua implantação, na gestao de seus processos e na formação dos professores nao se constituem em aspectos pontuais, mas estruturantes deste Programa. Por esta razao, o seu mero reajuste ou adequação nao sao suficientes para equalizar as desigualdades sociais, conforme o propalado.This article stems from a research addressing the training process of teachers in the context of the Program One Computer per Student (PROUCA), understood as a public policy for digital inclusion –through a school environment-, that is aligned with international economic guidelines of neoliberal order. Based on documents and interviews with 55 professionals from nine schools from Goias, Brazil, that were part of the program, we observed that PROUCA renews the technical utopia that society evolves qualitatively with the acquisition of information and communication technologies. We want to demonstrate that the identified problems and deficiencies in the infrastructure for the program’s implementation, in the management of its processes and in the training of the teachers are not specific but structuring aspects of this Program. For this reason, their mere readjustment or adequacy are not enough to equalize social inequalities, as has been said.En este artículo se deriva de la investigación que se ocupa de la formacion procesa los maestros en el contexto del Programa de Uno Ordenador por Estudiante (PROUCA), entendida como una politica pública para la inclusion digital a traves ambiente escolar que esta alineado con las politicas economicas internacionales de orden neoliberal. Sobre la base de documentos y entrevistas con 55 profesionales de nueve escuelas de Goias, Brasil, hayan adjudicado el programa, se observo que PROUCA renueva la utopia tecnica que evoluciona la sociedad cualitativamente con la adquisicion de tecnologias de la información y la comunicacion. Queremos demostrar que los problemas y las deficiencias detectadas en la infraestructura para su implementacion, la gestion de sus procesos y la formacion del profesorado no constituyen aspectos especificos, pero la estructuracion de este programa. Por esta razon, su mero reajuste o idoneidad no son suficientes para igualar las desigualdades sociales, ya que el cacareado.Fundação CesgranrioFAPEGEchalar, Adda Daniela Lima FigueiredoPeixoto, Joana2017-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/115510.1590//s0104-40362017002501155Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 95 (2017): Revista Ensaio Abr./Jun.; 393-4131809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1155/652https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1155/653https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1155/654BrasilDireitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-08T13:12:46Zoai:ojs.localhost:article/1155Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2017-08-08T13:12:46Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
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