A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Flavia Faissal de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pletsch, Marcia Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887
Resumo: Nos últimos anos, os direitos sociais e educacionais de pessoas com deficiencia ganharam espaco no debate politico internacional e nacional. Nesse contexto, inúmeras pesquisas evidenciam a relação entre as politicas públicas inclusivas e as prescricoes de organismos internacionais. Este artigo discute a relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e a implementação de politicas de Educação Inclusiva nos Estados-membros, a partir de exemplos do caso brasileiro. Em termos metodologicos, usamos os pressupostos da pesquisa descritiva-analitica, focando documentos nacionais e internacionais. Nossas analises, entre outros aspectos, evidenciam que as diretrizes da ONU tem sido incorporadas nas politicas públicas nacionais nao de forma automatica, mas mediadas e elaboradas conforme as disputas entre diferentes agentes que atuam na arena politica dos direitos da pessoa com deficiencia. Igualmente, ilustram as contradicoes, os avancos e as perspectivas na garantia de direitos para pessoas com deficiencia no Brasil.
id CESGRANRIO_2b7d70f48d5b1f591ec5c3d0750d19b6
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/887
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no BrasilThe relationship between the guidelines of the United Nations System (UN) and the Inclusive Education policies in BrazilLa relacion entre las directrices del Sistema de las Naciones Unidas (ONU) y las politicas de la educacion inclusiva en BrasilEDUCACAO E EDUCACAO ESPECIALPoliticas de educação inclusiva; Deficiencia; Sistema ONUInclusive education policies; Disability; UN systemNos últimos anos, os direitos sociais e educacionais de pessoas com deficiencia ganharam espaco no debate politico internacional e nacional. Nesse contexto, inúmeras pesquisas evidenciam a relação entre as politicas públicas inclusivas e as prescricoes de organismos internacionais. Este artigo discute a relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e a implementação de politicas de Educação Inclusiva nos Estados-membros, a partir de exemplos do caso brasileiro. Em termos metodologicos, usamos os pressupostos da pesquisa descritiva-analitica, focando documentos nacionais e internacionais. Nossas analises, entre outros aspectos, evidenciam que as diretrizes da ONU tem sido incorporadas nas politicas públicas nacionais nao de forma automatica, mas mediadas e elaboradas conforme as disputas entre diferentes agentes que atuam na arena politica dos direitos da pessoa com deficiencia. Igualmente, ilustram as contradicoes, os avancos e as perspectivas na garantia de direitos para pessoas com deficiencia no Brasil.In recent years, the social and educational rights of people with disabilities gained ground in the international and national political debate. In this context, numerous studies show the relationship between inclusive public policies and regulations of international organizations. This article discusses the relationship between the guidelines of the United Nations System (UN) and the implementation of inclusive education policies in member states, through the example of the Brazilian case. In terms of methodology, descriptive-analytic research principles were used, focusing on national and international documents. Our research, among other aspects, showed that the UN guidelines have been incorporated into national public policies, not automatically, but mediated and adapted according to the disputes between different agents that act politically in the arena of the rights of persons with disabilities. Also, it illustrates the contradictions, advances and perspectives in the guarantee of rights for people with disabilities in Brazil.En los últimos años, los derechos sociales y educativos de las personas con discapacidad ganaron terreno en el debate politico internacional y nacional. En este contexto, numerosos estudios muestran la relacion entre las politicas y reglamentos de las organizaciones internacionales públicas inclusivas. En este artículo se analiza la relacion entre las directrices del Sistema de las Naciones Unidas (ONU) y la implementacion de politicas de educacion inclusiva en los Estados miembros, con ejemplos del caso brasileño. En cuanto a la metodologia, se lleva a cabo una investigación descriptiva analitica, centrandose en los documentos nacionales e internacionales. Nuestros analisis, entre otras cosas, muestran que las directrices de la ONU no se han incorporado en las politicas nacionales de forma automatica, pero mediadas y preparadas de acuerdo con las disputas entre los diferentes agentes que actúan en el ambito politico de los derechos de las personas con discapacidad. Tambien ilustran las contradicciones, avances y perspectivas sobre la garantia de los derechos de las personas con discapacidad en Brasil.Fundação CesgranrioCAPES & FAPERJSouza, Flavia Faissal dePletsch, Marcia Denise2017-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/88710.1590/s0104-40362017002500887Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 97 (2017): Revista Ensaio Out./Dez.; 831-8531809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887/745https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887/746https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887/747politicas de educação inclusiva; deficiencia; Sistema ONU.Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-27T12:43:44Zoai:ojs.localhost:article/887Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-02-27T12:43:44Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil
The relationship between the guidelines of the United Nations System (UN) and the Inclusive Education policies in Brazil
La relacion entre las directrices del Sistema de las Naciones Unidas (ONU) y las politicas de la educacion inclusiva en Brasil
title A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil
spellingShingle A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil
Souza, Flavia Faissal de
EDUCACAO E EDUCACAO ESPECIAL
Politicas de educação inclusiva; Deficiencia; Sistema ONU
Inclusive education policies; Disability; UN system
title_short A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil
title_full A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil
title_fullStr A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil
title_full_unstemmed A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil
title_sort A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil
author Souza, Flavia Faissal de
author_facet Souza, Flavia Faissal de
Pletsch, Marcia Denise
author_role author
author2 Pletsch, Marcia Denise
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES & FAPERJ


dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Flavia Faissal de
Pletsch, Marcia Denise
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv EDUCACAO E EDUCACAO ESPECIAL
Politicas de educação inclusiva; Deficiencia; Sistema ONU
Inclusive education policies; Disability; UN system
topic EDUCACAO E EDUCACAO ESPECIAL
Politicas de educação inclusiva; Deficiencia; Sistema ONU
Inclusive education policies; Disability; UN system
description Nos últimos anos, os direitos sociais e educacionais de pessoas com deficiencia ganharam espaco no debate politico internacional e nacional. Nesse contexto, inúmeras pesquisas evidenciam a relação entre as politicas públicas inclusivas e as prescricoes de organismos internacionais. Este artigo discute a relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e a implementação de politicas de Educação Inclusiva nos Estados-membros, a partir de exemplos do caso brasileiro. Em termos metodologicos, usamos os pressupostos da pesquisa descritiva-analitica, focando documentos nacionais e internacionais. Nossas analises, entre outros aspectos, evidenciam que as diretrizes da ONU tem sido incorporadas nas politicas públicas nacionais nao de forma automatica, mas mediadas e elaboradas conforme as disputas entre diferentes agentes que atuam na arena politica dos direitos da pessoa com deficiencia. Igualmente, ilustram as contradicoes, os avancos e as perspectivas na garantia de direitos para pessoas com deficiencia no Brasil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887
10.1590/s0104-40362017002500887
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362017002500887
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887/745
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887/746
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887/747
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv politicas de educação inclusiva; deficiencia; Sistema ONU.








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 97 (2017): Revista Ensaio Out./Dez.; 831-853
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832032957988864