A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887 |
Resumo: | Nos últimos anos, os direitos sociais e educacionais de pessoas com deficiencia ganharam espaco no debate politico internacional e nacional. Nesse contexto, inúmeras pesquisas evidenciam a relação entre as politicas públicas inclusivas e as prescricoes de organismos internacionais. Este artigo discute a relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e a implementação de politicas de Educação Inclusiva nos Estados-membros, a partir de exemplos do caso brasileiro. Em termos metodologicos, usamos os pressupostos da pesquisa descritiva-analitica, focando documentos nacionais e internacionais. Nossas analises, entre outros aspectos, evidenciam que as diretrizes da ONU tem sido incorporadas nas politicas públicas nacionais nao de forma automatica, mas mediadas e elaboradas conforme as disputas entre diferentes agentes que atuam na arena politica dos direitos da pessoa com deficiencia. Igualmente, ilustram as contradicoes, os avancos e as perspectivas na garantia de direitos para pessoas com deficiencia no Brasil. |
id |
CESGRANRIO_2b7d70f48d5b1f591ec5c3d0750d19b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/887 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no BrasilThe relationship between the guidelines of the United Nations System (UN) and the Inclusive Education policies in BrazilLa relacion entre las directrices del Sistema de las Naciones Unidas (ONU) y las politicas de la educacion inclusiva en BrasilEDUCACAO E EDUCACAO ESPECIALPoliticas de educação inclusiva; Deficiencia; Sistema ONUInclusive education policies; Disability; UN systemNos últimos anos, os direitos sociais e educacionais de pessoas com deficiencia ganharam espaco no debate politico internacional e nacional. Nesse contexto, inúmeras pesquisas evidenciam a relação entre as politicas públicas inclusivas e as prescricoes de organismos internacionais. Este artigo discute a relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e a implementação de politicas de Educação Inclusiva nos Estados-membros, a partir de exemplos do caso brasileiro. Em termos metodologicos, usamos os pressupostos da pesquisa descritiva-analitica, focando documentos nacionais e internacionais. Nossas analises, entre outros aspectos, evidenciam que as diretrizes da ONU tem sido incorporadas nas politicas públicas nacionais nao de forma automatica, mas mediadas e elaboradas conforme as disputas entre diferentes agentes que atuam na arena politica dos direitos da pessoa com deficiencia. Igualmente, ilustram as contradicoes, os avancos e as perspectivas na garantia de direitos para pessoas com deficiencia no Brasil.In recent years, the social and educational rights of people with disabilities gained ground in the international and national political debate. In this context, numerous studies show the relationship between inclusive public policies and regulations of international organizations. This article discusses the relationship between the guidelines of the United Nations System (UN) and the implementation of inclusive education policies in member states, through the example of the Brazilian case. In terms of methodology, descriptive-analytic research principles were used, focusing on national and international documents. Our research, among other aspects, showed that the UN guidelines have been incorporated into national public policies, not automatically, but mediated and adapted according to the disputes between different agents that act politically in the arena of the rights of persons with disabilities. Also, it illustrates the contradictions, advances and perspectives in the guarantee of rights for people with disabilities in Brazil.En los últimos años, los derechos sociales y educativos de las personas con discapacidad ganaron terreno en el debate politico internacional y nacional. En este contexto, numerosos estudios muestran la relacion entre las politicas y reglamentos de las organizaciones internacionales públicas inclusivas. En este artículo se analiza la relacion entre las directrices del Sistema de las Naciones Unidas (ONU) y la implementacion de politicas de educacion inclusiva en los Estados miembros, con ejemplos del caso brasileño. En cuanto a la metodologia, se lleva a cabo una investigación descriptiva analitica, centrandose en los documentos nacionales e internacionales. Nuestros analisis, entre otras cosas, muestran que las directrices de la ONU no se han incorporado en las politicas nacionales de forma automatica, pero mediadas y preparadas de acuerdo con las disputas entre los diferentes agentes que actúan en el ambito politico de los derechos de las personas con discapacidad. Tambien ilustran las contradicciones, avances y perspectivas sobre la garantia de los derechos de las personas con discapacidad en Brasil.Fundação CesgranrioCAPES & FAPERJSouza, Flavia Faissal dePletsch, Marcia Denise2017-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/88710.1590/s0104-40362017002500887Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 97 (2017): Revista Ensaio Out./Dez.; 831-8531809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887/745https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887/746https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887/747politicas de educação inclusiva; deficiencia; Sistema ONU.Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-27T12:43:44Zoai:ojs.localhost:article/887Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-02-27T12:43:44Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil The relationship between the guidelines of the United Nations System (UN) and the Inclusive Education policies in Brazil La relacion entre las directrices del Sistema de las Naciones Unidas (ONU) y las politicas de la educacion inclusiva en Brasil |
title |
A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil |
spellingShingle |
A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil Souza, Flavia Faissal de EDUCACAO E EDUCACAO ESPECIAL Politicas de educação inclusiva; Deficiencia; Sistema ONU Inclusive education policies; Disability; UN system |
title_short |
A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil |
title_full |
A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil |
title_fullStr |
A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil |
title_full_unstemmed |
A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil |
title_sort |
A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil |
author |
Souza, Flavia Faissal de |
author_facet |
Souza, Flavia Faissal de Pletsch, Marcia Denise |
author_role |
author |
author2 |
Pletsch, Marcia Denise |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES & FAPERJ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Flavia Faissal de Pletsch, Marcia Denise |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCACAO E EDUCACAO ESPECIAL Politicas de educação inclusiva; Deficiencia; Sistema ONU Inclusive education policies; Disability; UN system |
topic |
EDUCACAO E EDUCACAO ESPECIAL Politicas de educação inclusiva; Deficiencia; Sistema ONU Inclusive education policies; Disability; UN system |
description |
Nos últimos anos, os direitos sociais e educacionais de pessoas com deficiencia ganharam espaco no debate politico internacional e nacional. Nesse contexto, inúmeras pesquisas evidenciam a relação entre as politicas públicas inclusivas e as prescricoes de organismos internacionais. Este artigo discute a relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e a implementação de politicas de Educação Inclusiva nos Estados-membros, a partir de exemplos do caso brasileiro. Em termos metodologicos, usamos os pressupostos da pesquisa descritiva-analitica, focando documentos nacionais e internacionais. Nossas analises, entre outros aspectos, evidenciam que as diretrizes da ONU tem sido incorporadas nas politicas públicas nacionais nao de forma automatica, mas mediadas e elaboradas conforme as disputas entre diferentes agentes que atuam na arena politica dos direitos da pessoa com deficiencia. Igualmente, ilustram as contradicoes, os avancos e as perspectivas na garantia de direitos para pessoas com deficiencia no Brasil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887 10.1590/s0104-40362017002500887 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362017002500887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887/745 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887/746 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/887/747 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
politicas de educação inclusiva; deficiencia; Sistema ONU. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 97 (2017): Revista Ensaio Out./Dez.; 831-853 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832032957988864 |