Educação inclusiva e a escola : saberes construídos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12584 |
Resumo: | Resumo: O estudo apresentado neste trabalho objetivou desvelar os saberes que a escola construiu a respeito da Educação Inclusiva após experiência de seus profissionais com o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular Para alcançar essa meta empreendeu-se pesquisa de cunho qualitativo, na modalidade estudo de caso junto a uma escola pública de ensino básico de um município paranaense Como fundamentação, o estudo priorizou um referencial teórico: sobre os processos de inclusão, principalmente na área educacional; sobre a educação e educação especial; sobre o direito à educação e os dispositivos legais nos quais se pautam os princípios da Educação Inclusiva A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas Foram participantes dez profissionais que atuavam na escola e que possuíam experiência anterior com a inclusão de aluno com deficiência no ensino regular Os resultados da coleta de dados reunidos em um plano de análise foram discutidos a partir das categorias evidenciadas e apontaram para a singularidade que parece existir na implementação da proposta inclusiva no contexto de cada instituição escolar, posto que ocorresse como processo, pode, com base nos princípios da Educação Inclusiva, ser construído, aprendido pela comunidade escolar como um todo, e, sobretudo graças ao saber construído por cada um dos profissionais |
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Educação inclusiva e a escola : saberes construídosEducação especialProfessoresInclusão em educaçãoDeficiência no ensino fundamentalEducação inclusivaEducation SchoolInclusive educationDisability in basic educationInclusion SpecialResumo: O estudo apresentado neste trabalho objetivou desvelar os saberes que a escola construiu a respeito da Educação Inclusiva após experiência de seus profissionais com o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular Para alcançar essa meta empreendeu-se pesquisa de cunho qualitativo, na modalidade estudo de caso junto a uma escola pública de ensino básico de um município paranaense Como fundamentação, o estudo priorizou um referencial teórico: sobre os processos de inclusão, principalmente na área educacional; sobre a educação e educação especial; sobre o direito à educação e os dispositivos legais nos quais se pautam os princípios da Educação Inclusiva A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas Foram participantes dez profissionais que atuavam na escola e que possuíam experiência anterior com a inclusão de aluno com deficiência no ensino regular Os resultados da coleta de dados reunidos em um plano de análise foram discutidos a partir das categorias evidenciadas e apontaram para a singularidade que parece existir na implementação da proposta inclusiva no contexto de cada instituição escolar, posto que ocorresse como processo, pode, com base nos princípios da Educação Inclusiva, ser construído, aprendido pela comunidade escolar como um todo, e, sobretudo graças ao saber construído por cada um dos profissionaisDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstracts: The presented study in this paper aimed to uncover the knowledge that the school built regarding the Inclusive Education after experiences of its professionals in the inclusion’ process of students with disabilities in regular education To achieve this goal qualitative research was performed, in the form of case studies along an elementary education of a public school in a Paraná county As validity, the study emphasized a theoretical reference about the inclusion processes, especially in education area; on education and special education; on the education right and legal provisions which are guided in the Inclusive Education principles The Data was collected through semi-structured interviews Were participating ten professionals that work in school and who had previous experience with the inclusion of students with disabilities in regular education The results of the gathered collection data in an analysis plan were discussed from the highlighted categories and pointed to the singularity that appears to exist in the inclusive proposal implementation on each school institution context, since it occurs as a process, it may, based on the principles of Inclusive Education, be built, learned by school community as a whole, and especially from knowledge built from each professionalMarquezine, Maria Cristina [Orientador]Mori, Nerli Nonato RibeiroMeletti, Silvia Márcia FerreiraMiranda, Cleusa Regina Secco2024-05-01T14:00:27Z2024-05-01T14:00:27Z2010.002010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12584porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12584Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:48Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: O estudo apresentado neste trabalho objetivou desvelar os saberes que a escola construiu a respeito da Educação Inclusiva após experiência de seus profissionais com o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular Para alcançar essa meta empreendeu-se pesquisa de cunho qualitativo, na modalidade estudo de caso junto a uma escola pública de ensino básico de um município paranaense Como fundamentação, o estudo priorizou um referencial teórico: sobre os processos de inclusão, principalmente na área educacional; sobre a educação e educação especial; sobre o direito à educação e os dispositivos legais nos quais se pautam os princípios da Educação Inclusiva A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas Foram participantes dez profissionais que atuavam na escola e que possuíam experiência anterior com a inclusão de aluno com deficiência no ensino regular Os resultados da coleta de dados reunidos em um plano de análise foram discutidos a partir das categorias evidenciadas e apontaram para a singularidade que parece existir na implementação da proposta inclusiva no contexto de cada instituição escolar, posto que ocorresse como processo, pode, com base nos princípios da Educação Inclusiva, ser construído, aprendido pela comunidade escolar como um todo, e, sobretudo graças ao saber construído por cada um dos profissionais |
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