Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Roberto Alves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins, Angela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916
Resumo: Este artigo tem como proposito analisar o programa Sistema de Protecao Escolar – SPE, implementado pela Secretaria de Estado da Educação de Sao Paulo (SEESP), desde 2011, com foco nos fundamentos politicos e pedagogicos explicitados em seu escopo legal. Apresentam-se, inicialmente, programas e projetos anteriores à implantação do SPE, com vistas a contextualizar medidas e acoes no campo da politica educacional que incentivavam a participação da comunidade na escola e propunham atividades de prevencao a possiveis situacoes de conflitos. Na sequencia, examina-se o conjunto normativo que regulamenta o SPE, enfatizando as atribuicoes do Professor Mediador Comunitario – PMC, profissional responsavel pela mediação de violencia e indisciplina nas unidades da rede estadual de ensino.
id CESGRANRIO_5f5bbcef3ab91b7f04bdf031064db441
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/916
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao PauloConflict and lack of discipline in the school context: the standardization of the SchoolEl conflicto y la indisciplina en el contexto educativo: la normalizacion del sistema de proteccion de la Escuela en Sao PauloLa politica y la gestion de la educacion; Proteccion del sistema escolar; Conflictos escolaresPolitica e gestao educacional; Sistema de protecao escolar; Conflitos escolaresEducation policy and management; School protection system; School conflictsEste artigo tem como proposito analisar o programa Sistema de Protecao Escolar – SPE, implementado pela Secretaria de Estado da Educação de Sao Paulo (SEESP), desde 2011, com foco nos fundamentos politicos e pedagogicos explicitados em seu escopo legal. Apresentam-se, inicialmente, programas e projetos anteriores à implantação do SPE, com vistas a contextualizar medidas e acoes no campo da politica educacional que incentivavam a participação da comunidade na escola e propunham atividades de prevencao a possiveis situacoes de conflitos. Na sequencia, examina-se o conjunto normativo que regulamenta o SPE, enfatizando as atribuicoes do Professor Mediador Comunitario – PMC, profissional responsavel pela mediação de violencia e indisciplina nas unidades da rede estadual de ensino.This article aims to analyze the School Protection System program - SPE implemented by the Secretary of State of Education of Sao Paulo (SEESP) since 2011, focusing on the political and pedagogical reasons explained in its legal scope. We initially present previous programs and projects to the implementation of the SPE, in order to contextualize measures and actions in the field of educational policy that encouraged community participation in school and that proposed prevention activities to potential conflict situations. Following that, this article examines the normative body that regulates the SPE, emphasizing the duties of the Teacher Community Mediator - PMC, which is the professional responsible for mediating violence and indiscipline cases in the units of state schools.Este artículo tiene como objetivo analizar el programa del Sistema de Proteccion Escolar - SPE implementado por la Secretaria de Estado de Educacion de Sao Paulo (SEESP) desde 2011, centrandose em sus motivaciones politicas y pedagogicas. Se presenta inicialmente, programas y proyectos anteriores a la aplicacion de la SPE, con el fin de contextualizar las medidas y acciones en el ambito de la politica educativa que fomenta la participacion de la comunidad en la escuela y las actividades de prevencion propuestas para posibles situaciones de conflicto. Despues, se examina el cuerpo normativo que regula la SPE, con enfasis en los deberes del maestro mediador comunitario - PMC, profesional responsable por la mediacion de la violencia y la indisciplina de las escuelas estatales.Fundação CesgranrioGomes, Roberto AlvesMartins, Angela Maria2016-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/91610.1590/S0104-4036201600010007Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 161-1781809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916/443https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916/444https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916/445Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-16T22:01:48Zoai:ojs.localhost:article/916Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-05-16T22:01:48Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo
Conflict and lack of discipline in the school context: the standardization of the School
El conflicto y la indisciplina en el contexto educativo: la normalizacion del sistema de proteccion de la Escuela en Sao Paulo
title Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo
spellingShingle Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo
Gomes, Roberto Alves
La politica y la gestion de la educacion; Proteccion del sistema escolar; Conflictos escolares
Politica e gestao educacional; Sistema de protecao escolar; Conflitos escolares
Education policy and management; School protection system; School conflicts
title_short Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo
title_full Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo
title_fullStr Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo
title_full_unstemmed Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo
title_sort Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo
author Gomes, Roberto Alves
author_facet Gomes, Roberto Alves
Martins, Angela Maria
author_role author
author2 Martins, Angela Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Roberto Alves
Martins, Angela Maria
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv La politica y la gestion de la educacion; Proteccion del sistema escolar; Conflictos escolares
Politica e gestao educacional; Sistema de protecao escolar; Conflitos escolares
Education policy and management; School protection system; School conflicts
topic La politica y la gestion de la educacion; Proteccion del sistema escolar; Conflictos escolares
Politica e gestao educacional; Sistema de protecao escolar; Conflitos escolares
Education policy and management; School protection system; School conflicts
description Este artigo tem como proposito analisar o programa Sistema de Protecao Escolar – SPE, implementado pela Secretaria de Estado da Educação de Sao Paulo (SEESP), desde 2011, com foco nos fundamentos politicos e pedagogicos explicitados em seu escopo legal. Apresentam-se, inicialmente, programas e projetos anteriores à implantação do SPE, com vistas a contextualizar medidas e acoes no campo da politica educacional que incentivavam a participação da comunidade na escola e propunham atividades de prevencao a possiveis situacoes de conflitos. Na sequencia, examina-se o conjunto normativo que regulamenta o SPE, enfatizando as atribuicoes do Professor Mediador Comunitario – PMC, profissional responsavel pela mediação de violencia e indisciplina nas unidades da rede estadual de ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916
10.1590/S0104-4036201600010007
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916
identifier_str_mv 10.1590/S0104-4036201600010007
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916/443
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916/444
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916/445
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 161-178
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832033408876544