Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916 |
Resumo: | Este artigo tem como proposito analisar o programa Sistema de Protecao Escolar – SPE, implementado pela Secretaria de Estado da Educação de Sao Paulo (SEESP), desde 2011, com foco nos fundamentos politicos e pedagogicos explicitados em seu escopo legal. Apresentam-se, inicialmente, programas e projetos anteriores à implantação do SPE, com vistas a contextualizar medidas e acoes no campo da politica educacional que incentivavam a participação da comunidade na escola e propunham atividades de prevencao a possiveis situacoes de conflitos. Na sequencia, examina-se o conjunto normativo que regulamenta o SPE, enfatizando as atribuicoes do Professor Mediador Comunitario – PMC, profissional responsavel pela mediação de violencia e indisciplina nas unidades da rede estadual de ensino. |
id |
CESGRANRIO_5f5bbcef3ab91b7f04bdf031064db441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/916 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao PauloConflict and lack of discipline in the school context: the standardization of the SchoolEl conflicto y la indisciplina en el contexto educativo: la normalizacion del sistema de proteccion de la Escuela en Sao PauloLa politica y la gestion de la educacion; Proteccion del sistema escolar; Conflictos escolaresPolitica e gestao educacional; Sistema de protecao escolar; Conflitos escolaresEducation policy and management; School protection system; School conflictsEste artigo tem como proposito analisar o programa Sistema de Protecao Escolar – SPE, implementado pela Secretaria de Estado da Educação de Sao Paulo (SEESP), desde 2011, com foco nos fundamentos politicos e pedagogicos explicitados em seu escopo legal. Apresentam-se, inicialmente, programas e projetos anteriores à implantação do SPE, com vistas a contextualizar medidas e acoes no campo da politica educacional que incentivavam a participação da comunidade na escola e propunham atividades de prevencao a possiveis situacoes de conflitos. Na sequencia, examina-se o conjunto normativo que regulamenta o SPE, enfatizando as atribuicoes do Professor Mediador Comunitario – PMC, profissional responsavel pela mediação de violencia e indisciplina nas unidades da rede estadual de ensino.This article aims to analyze the School Protection System program - SPE implemented by the Secretary of State of Education of Sao Paulo (SEESP) since 2011, focusing on the political and pedagogical reasons explained in its legal scope. We initially present previous programs and projects to the implementation of the SPE, in order to contextualize measures and actions in the field of educational policy that encouraged community participation in school and that proposed prevention activities to potential conflict situations. Following that, this article examines the normative body that regulates the SPE, emphasizing the duties of the Teacher Community Mediator - PMC, which is the professional responsible for mediating violence and indiscipline cases in the units of state schools.Este artículo tiene como objetivo analizar el programa del Sistema de Proteccion Escolar - SPE implementado por la Secretaria de Estado de Educacion de Sao Paulo (SEESP) desde 2011, centrandose em sus motivaciones politicas y pedagogicas. Se presenta inicialmente, programas y proyectos anteriores a la aplicacion de la SPE, con el fin de contextualizar las medidas y acciones en el ambito de la politica educativa que fomenta la participacion de la comunidad en la escuela y las actividades de prevencion propuestas para posibles situaciones de conflicto. Despues, se examina el cuerpo normativo que regula la SPE, con enfasis en los deberes del maestro mediador comunitario - PMC, profesional responsable por la mediacion de la violencia y la indisciplina de las escuelas estatales.Fundação CesgranrioGomes, Roberto AlvesMartins, Angela Maria2016-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/91610.1590/S0104-4036201600010007Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 161-1781809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916/443https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916/444https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916/445Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-16T22:01:48Zoai:ojs.localhost:article/916Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-05-16T22:01:48Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo Conflict and lack of discipline in the school context: the standardization of the School El conflicto y la indisciplina en el contexto educativo: la normalizacion del sistema de proteccion de la Escuela en Sao Paulo |
title |
Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo |
spellingShingle |
Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo Gomes, Roberto Alves La politica y la gestion de la educacion; Proteccion del sistema escolar; Conflictos escolares Politica e gestao educacional; Sistema de protecao escolar; Conflitos escolares Education policy and management; School protection system; School conflicts |
title_short |
Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo |
title_full |
Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo |
title_fullStr |
Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo |
title_full_unstemmed |
Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo |
title_sort |
Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Protecao Escolar em Sao Paulo |
author |
Gomes, Roberto Alves |
author_facet |
Gomes, Roberto Alves Martins, Angela Maria |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Angela Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Roberto Alves Martins, Angela Maria |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
La politica y la gestion de la educacion; Proteccion del sistema escolar; Conflictos escolares Politica e gestao educacional; Sistema de protecao escolar; Conflitos escolares Education policy and management; School protection system; School conflicts |
topic |
La politica y la gestion de la educacion; Proteccion del sistema escolar; Conflictos escolares Politica e gestao educacional; Sistema de protecao escolar; Conflitos escolares Education policy and management; School protection system; School conflicts |
description |
Este artigo tem como proposito analisar o programa Sistema de Protecao Escolar – SPE, implementado pela Secretaria de Estado da Educação de Sao Paulo (SEESP), desde 2011, com foco nos fundamentos politicos e pedagogicos explicitados em seu escopo legal. Apresentam-se, inicialmente, programas e projetos anteriores à implantação do SPE, com vistas a contextualizar medidas e acoes no campo da politica educacional que incentivavam a participação da comunidade na escola e propunham atividades de prevencao a possiveis situacoes de conflitos. Na sequencia, examina-se o conjunto normativo que regulamenta o SPE, enfatizando as atribuicoes do Professor Mediador Comunitario – PMC, profissional responsavel pela mediação de violencia e indisciplina nas unidades da rede estadual de ensino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916 10.1590/S0104-4036201600010007 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-4036201600010007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916/443 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916/444 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/916/445 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 161-178 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832033408876544 |