As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira

Bibliographic Details
Main Author: Souza, Ângelo Ricardo de
Publication Date: 2019
Format: Article
Language: por
eng
spa
Source: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Download full: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1470
Summary: O artigo discute elementos que contribuem para a constituição e funcionamento da gestão democrática das escolas públicas e constrói um indicador para dimensionar o desenvolvimento deste importante princípio constitucional. O texto utiliza dados de 2003 e 2015 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação, focalizando em questões atinentes à gestão democrática, e dá um tratamento estatístico a eles. A análise indica que as regiões Norte e Nordeste ainda apresentam os piores indicadores e as regiões do centro-sul brasileiro, os melhores. Contudo, em geral, o Brasil tem crescido nas condições de democratização da gestão das escolas, em especial no que tange ao ambiente escolar democrático. Por outro lado, as formas de provimento democráticas da direção escolar parecem perder força, uma vez que a ênfase recai sobre a utilização de modelos menos democráticos e que enfatizam a face técnica ou a vinculação política e eleitoral do diretor escolar com o governo vigente, de forma a se tratar, ao que parece, de uma retomada de modelo patrimonialista da gestão pública no Brasil.
id CESGRANRIO_825d21dd10786f9b8a15931628aaccc2
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1470
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling As condições de democratização da gestão da escola pública brasileiraThe conditions of democratic administration in Brazilian public schoolsLas condiciones de democratización de la gestión de la escuela pública brasileñaEducaçãoGestão democrática; Gestão Escolar; Política Educacional; Condição democráticaDemocratic administration; School administration; Educational policy; Democratic conditionGestión democrática; Gestión Escolar; Política Educativa; Condición democráticaO artigo discute elementos que contribuem para a constituição e funcionamento da gestão democrática das escolas públicas e constrói um indicador para dimensionar o desenvolvimento deste importante princípio constitucional. O texto utiliza dados de 2003 e 2015 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação, focalizando em questões atinentes à gestão democrática, e dá um tratamento estatístico a eles. A análise indica que as regiões Norte e Nordeste ainda apresentam os piores indicadores e as regiões do centro-sul brasileiro, os melhores. Contudo, em geral, o Brasil tem crescido nas condições de democratização da gestão das escolas, em especial no que tange ao ambiente escolar democrático. Por outro lado, as formas de provimento democráticas da direção escolar parecem perder força, uma vez que a ênfase recai sobre a utilização de modelos menos democráticos e que enfatizam a face técnica ou a vinculação política e eleitoral do diretor escolar com o governo vigente, de forma a se tratar, ao que parece, de uma retomada de modelo patrimonialista da gestão pública no Brasil.The article discusses elements that contribute to the constitution and functioning of public schools democratic administration and constructs an indicator to measure the development of this important constitutional principle. The work uses data from 2003 and 2015 of the National Education Evaluation System, focusing on issues related to democratic administration, and gives a statistical treatment to them. The analysis indicates that the North and Northeast regions still have the worst indicators while the Center-South ones have the best. However, in general, Brazil has grown in the conditions of democratization of school administration, especially in terms of a democratic school environment. On the other hand, the forms of schools principals’ recruitment seem to lose strength, since the emphasis is on the use of less democratic models, which emphasize the technical face or the political and electoral tie of the school principals with the government. It seems to be a resumption of the most traditional models of public administration in Brazil.El artículo discute elementos que contribuyen a la constitución y funcionamiento de la gestión democrática de las escuelas públicas y construye un indicador para dimensionar el desarrollo de este importante principio constitucional. El texto utiliza datos de 2003 y 2015 del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación, centrándose en cuestiones relativas a la gestión democrática, y da un tratamiento estadístico a ellos. El análisis indica que las regiones Norte y Nordeste aún presentan los peores indicadores y las regiones del centro-sur brasileño, los mejores. Sin embargo, en general, Brasil ha crecido en las condiciones de democratización de la gestión escolar, en especial en lo que se refiere al ambiente escolar democrático. Por otro lado, las formas de provisión democrática de la dirección escolar parecen perder fuerza, ya que el énfasis recae sobre la utilización de modelos menos democráticos y que enfatizan la faz técnica o la vinculación política y electoral del director escolar con el gobierno vigente. Se trata, al parecer, de una retomada de modelo patrimonialista de la gestión pública en Brasil.Fundação CesgranrioCAPES (Obeduc)CNPqSouza, Ângelo Ricardo de2019-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/147010.1590/s0104-40362018002601470Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun.; 271-2901809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1470/1035https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1470/1036https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1470/1037Brasil2003-2013Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-10T18:01:34Zoai:ojs.localhost:article/1470Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2019-06-10T18:01:34Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira
The conditions of democratic administration in Brazilian public schools
Las condiciones de democratización de la gestión de la escuela pública brasileña
title As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira
spellingShingle As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira
Souza, Ângelo Ricardo de
Educação
Gestão democrática; Gestão Escolar; Política Educacional; Condição democrática
Democratic administration; School administration; Educational policy; Democratic condition
Gestión democrática; Gestión Escolar; Política Educativa; Condición democrática
title_short As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira
title_full As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira
title_fullStr As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira
title_full_unstemmed As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira
title_sort As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira
author Souza, Ângelo Ricardo de
author_facet Souza, Ângelo Ricardo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES (Obeduc)
CNPq


dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ângelo Ricardo de
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gestão democrática; Gestão Escolar; Política Educacional; Condição democrática
Democratic administration; School administration; Educational policy; Democratic condition
Gestión democrática; Gestión Escolar; Política Educativa; Condición democrática
topic Educação
Gestão democrática; Gestão Escolar; Política Educacional; Condição democrática
Democratic administration; School administration; Educational policy; Democratic condition
Gestión democrática; Gestión Escolar; Política Educativa; Condición democrática
description O artigo discute elementos que contribuem para a constituição e funcionamento da gestão democrática das escolas públicas e constrói um indicador para dimensionar o desenvolvimento deste importante princípio constitucional. O texto utiliza dados de 2003 e 2015 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação, focalizando em questões atinentes à gestão democrática, e dá um tratamento estatístico a eles. A análise indica que as regiões Norte e Nordeste ainda apresentam os piores indicadores e as regiões do centro-sul brasileiro, os melhores. Contudo, em geral, o Brasil tem crescido nas condições de democratização da gestão das escolas, em especial no que tange ao ambiente escolar democrático. Por outro lado, as formas de provimento democráticas da direção escolar parecem perder força, uma vez que a ênfase recai sobre a utilização de modelos menos democráticos e que enfatizam a face técnica ou a vinculação política e eleitoral do diretor escolar com o governo vigente, de forma a se tratar, ao que parece, de uma retomada de modelo patrimonialista da gestão pública no Brasil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1470
10.1590/s0104-40362018002601470
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1470
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362018002601470
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1470/1035
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1470/1036
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1470/1037
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
2003-2013







dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun.; 271-290
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034873737216