Como o acesso à educação desmonta o mito da democracia racial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Nara Torrecilha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1553
Resumo: Este ensaio pretende mostrar como a Educação, particularmente o acesso ao Ensino Superior, é um excelente indicador para desmontar o mito da democracia racial constituído no imaginário brasileiro. Assim, o texto divide-se em três partes e conclusão. Primeiro, são apresentados e debatidos os argumentos relativos à ideia de democracia racial. Em seguida, são analisadas as políticas de ação afirmativa. Depois, são analisadas as possibilidades de acesso dos negros ao Ensino Superior. Na conclusão, o artigo discute a importância de políticas para o combate às desigualdades raciais, realçando uma agenda de pesquisa que possibilitaria entender, em que medida as políticas afirmativas seriam capazes de mudar o quadro racial brasileiro.
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spelling Como o acesso à educação desmonta o mito da democracia racialHow the access to education dispels the myth of racial democracyCómo el acceso a la educación desmonta el mito de la democracia racialAdministração Pública, Politicas Públicas, Politicas afirmativasEducação superior; Acesso; Políticas afirmativas; DesigualdadeHigher education; Access; Affirmative action policies; InequalityEducación superior; Acceso; Políticas afirmativas; DesigualdadEste ensaio pretende mostrar como a Educação, particularmente o acesso ao Ensino Superior, é um excelente indicador para desmontar o mito da democracia racial constituído no imaginário brasileiro. Assim, o texto divide-se em três partes e conclusão. Primeiro, são apresentados e debatidos os argumentos relativos à ideia de democracia racial. Em seguida, são analisadas as políticas de ação afirmativa. Depois, são analisadas as possibilidades de acesso dos negros ao Ensino Superior. Na conclusão, o artigo discute a importância de políticas para o combate às desigualdades raciais, realçando uma agenda de pesquisa que possibilitaria entender, em que medida as políticas afirmativas seriam capazes de mudar o quadro racial brasileiro.This essay aims to show how education, particularly access to Higher Education, is an excellent indicator to dismantle the myth of racial democracy constituted in the Brazilian imaginary. Thus, the text is divided into three parts and conclusion. First, arguments about the idea of racial democracy are presented and discussed . Then, affirmative action policies are analyzed. Next, the possibilities of access to higher education by blacks are analyzed. In the conclusion, the article discusses the importance of policies to combat racial inequalities, highlighting a research agenda that would enable to understand to what extent affirmative policies would be able to change the Brazilian racial frame.Este ensayo pretende mostrar cómo la educación, particularmente el acceso a la Enseñanza Superior, es un excelente indicador para desmontar el mito de la democracia racial constituido en el imaginario brasileño. Así, el texto se divide en tres partes y conclusión. En primer lugar, se presentan y debaten los argumentos relativos a la idea de democracia racial. A continuación, se analizan las políticas de acción afirmativa. Después, se analizan las posibilidades de acceso de los negros a la Enseñanza Superior. En la conclusión, el artículo discute la importancia de políticas para el combate a las desigualdades raciales, destacando una agenda de investigación que posibilitaría entender en qué medida las políticas afirmativas serían capaces de cambiar el cuadro racial brasileño.Fundação CesgranrioProf. Dr. Fernando Luiz Abrucio (Orientador), EAESP/FGV-SPFerreira, Nara Torrecilha2019-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/155310.1590/s0104-40362019002701553Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set.; 476-4981809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1553/1075https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1553/1076https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1553/1077Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-22T22:24:36Zoai:ojs.localhost:article/1553Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2019-07-22T22:24:36Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
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