Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio é propor uma ecologia do conhecimento entre os princípios da complexidade e os paradigmas considerados tradicionais. Em um primeiro momento, é oferecida uma perspectiva do que se entende por complexidade, seguida de uma breve abordagem do processo de ensino e, finalmente, uma sistematização de conceitos entre os princípios da complexidade e o processo de ensino. A hermenêutica foi utilizada como método de pesquisa. Concluindo, o documento integra um diálogo epistemológico que orienta repensar a Educação, especificamente o processo de ensino, a partir de uma perspectiva complexa e transdisciplinar. |
id |
CESGRANRIO_9095ca636f2137e4bb98156da2279724 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1893 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanzaOs princípios da complexidade e sua contribuição ao processo de ensinoThe principles of complexity and their contribution to the teaching processEnsino Superior; Pensamento Complexo; Processo de Ensino; Princípios de Pensamento ComplexoHigher Education; Complex Thinking; Teaching Process; Principles Of Complex ThinkingEducacion, SociologiaEducación Superior; Pensamiento Complejo; Proceso de Enseñanza; Principios del Pensamiento ComplejoO objetivo deste ensaio é propor uma ecologia do conhecimento entre os princípios da complexidade e os paradigmas considerados tradicionais. Em um primeiro momento, é oferecida uma perspectiva do que se entende por complexidade, seguida de uma breve abordagem do processo de ensino e, finalmente, uma sistematização de conceitos entre os princípios da complexidade e o processo de ensino. A hermenêutica foi utilizada como método de pesquisa. Concluindo, o documento integra um diálogo epistemológico que orienta repensar a Educação, especificamente o processo de ensino, a partir de uma perspectiva complexa e transdisciplinar.El objetivo de este ensayo es plantear una ecología de saberes entre los principios de la complejidad y los paradigmas considerados como tradicionales. En primera instancia se ofrece una perspectiva de lo que se entiende por complejidad, seguida de un breve abordaje sobre el proceso de enseñanza, y por último se realiza una sistematización de conceptos entre los principios de la complejidad y el proceso de enseñanza. Como método de investigación se utilizó la hermenéutica. En conclusión, el documento integra un diálogo epistemológico que guía a repensar la Educación, específicamente el proceso de enseñanza, desde una perspectiva compleja y transdisciplinar.The objective of this essay is to propose an ecology of knowledge between the principles of complexity and the paradigms considered as traditional. In the first instance, a perspective of what is understood by complexity is offered, followed by a brief approach to the teaching process; finally, a systematization of concepts between the principles of complexity and the teaching process is carried out. Hermeneutics was used as a research method. In conclusion, the document integrates an epistemological dialogue that guides rethinking Education, specifically the teaching process, from a complex and transdisciplinary perspective.Fundação CesgranrioGarcía, Alex Dario Estrada2020-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/189310.1590/s0104-40362020002801893Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 28, n. 109 (2020): Revista Ensaio Out./Dez.; 1012-10321809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893/1266https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893/1267https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893/1268https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/1893/259AmericasDireitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-02T14:54:26Zoai:ojs.localhost:article/1893Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2020-10-02T14:54:26Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza Os princípios da complexidade e sua contribuição ao processo de ensino The principles of complexity and their contribution to the teaching process |
title |
Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza |
spellingShingle |
Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza García, Alex Dario Estrada Ensino Superior; Pensamento Complexo; Processo de Ensino; Princípios de Pensamento Complexo Higher Education; Complex Thinking; Teaching Process; Principles Of Complex Thinking Educacion, Sociologia Educación Superior; Pensamiento Complejo; Proceso de Enseñanza; Principios del Pensamiento Complejo |
title_short |
Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza |
title_full |
Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza |
title_fullStr |
Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza |
title_full_unstemmed |
Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza |
title_sort |
Los principios de la complejidad y su aporte al proceso de enseñanza |
author |
García, Alex Dario Estrada |
author_facet |
García, Alex Dario Estrada |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
García, Alex Dario Estrada |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior; Pensamento Complexo; Processo de Ensino; Princípios de Pensamento Complexo Higher Education; Complex Thinking; Teaching Process; Principles Of Complex Thinking Educacion, Sociologia Educación Superior; Pensamiento Complejo; Proceso de Enseñanza; Principios del Pensamiento Complejo |
topic |
Ensino Superior; Pensamento Complexo; Processo de Ensino; Princípios de Pensamento Complexo Higher Education; Complex Thinking; Teaching Process; Principles Of Complex Thinking Educacion, Sociologia Educación Superior; Pensamiento Complejo; Proceso de Enseñanza; Principios del Pensamiento Complejo |
description |
O objetivo deste ensaio é propor uma ecologia do conhecimento entre os princípios da complexidade e os paradigmas considerados tradicionais. Em um primeiro momento, é oferecida uma perspectiva do que se entende por complexidade, seguida de uma breve abordagem do processo de ensino e, finalmente, uma sistematização de conceitos entre os princípios da complexidade e o processo de ensino. A hermenêutica foi utilizada como método de pesquisa. Concluindo, o documento integra um diálogo epistemológico que orienta repensar a Educação, especificamente o processo de ensino, a partir de uma perspectiva complexa e transdisciplinar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893 10.1590/s0104-40362020002801893 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362020002801893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893/1266 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893/1267 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1893/1268 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/1893/259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 28, n. 109 (2020): Revista Ensaio Out./Dez.; 1012-1032 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832032852082688 |