Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114 |
Resumo: | Este artigo se propoe a discorrer sobre algumas das principais definicoes de qualidade aplicadas à educação superior a partir dos anos 1990, tanto por autores brasileiros quanto estrangeiros, de modo a elucidar o dissenso presente no tema e dispor de uma definicao da “qualidade” em relação à educação. Para alcancar tais objetivos, esta pesquisa se utilizou de metodologia qualitativa de cunho descritivo, possibilitada por um estudo bibliografico de diversas fontes, principalmente artigos científicos sobre o tema da qualidade na educação superior. Como resultado, constatou-se uma composicao multidimensional de qualidade que aborda tanto caracteristicas instrumentais, presentes em fatores objetivos e regulatorios, quanto substantivas, pautadas em elementos subjetivos e simbolicos, quando aplicada na educação superior. Tambem foram observadas diferencas paradigmaticas entre as abordagens brasileiras e estrangeiras, apresentando a qualidade uma enfase teorica no contexto brasileiro e uma abordagem pratica no contexto estrangeiro. |
id |
CESGRANRIO_990b20a3c9ec34e05b61fb5ef809615e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1114 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superiorQuality assurance: a theoretical review of its conceptual evolution in higher educationCalidad en la educacion superior: una revision teorica de la evolucion conceptual em el campo la educacion superiorEducação; AdministraçãoQualidade; Educação; Qualidade na Educação Superior; Revisao da LiteraturaQuality; Education; Quality in Higher Education; Literature ReviewCalidad; Educacion; Calidad en la Educacion Superior; Revision de la literaturaEste artigo se propoe a discorrer sobre algumas das principais definicoes de qualidade aplicadas à educação superior a partir dos anos 1990, tanto por autores brasileiros quanto estrangeiros, de modo a elucidar o dissenso presente no tema e dispor de uma definicao da “qualidade” em relação à educação. Para alcancar tais objetivos, esta pesquisa se utilizou de metodologia qualitativa de cunho descritivo, possibilitada por um estudo bibliografico de diversas fontes, principalmente artigos científicos sobre o tema da qualidade na educação superior. Como resultado, constatou-se uma composicao multidimensional de qualidade que aborda tanto caracteristicas instrumentais, presentes em fatores objetivos e regulatorios, quanto substantivas, pautadas em elementos subjetivos e simbolicos, quando aplicada na educação superior. Tambem foram observadas diferencas paradigmaticas entre as abordagens brasileiras e estrangeiras, apresentando a qualidade uma enfase teorica no contexto brasileiro e uma abordagem pratica no contexto estrangeiro.This article aims to discuss some of the main definitions of quality applied to higher education from the 1990s, from both Brazilian and foreign authors, in order to elucidate the dissent present in the theme and propose a multidimensional definition of quality. To achieve this goal, a descriptive qualitative methodology was used. This was made possible by a bibliographical study of several sources, mainly scientific articles. As results, a multidimensional composition of quality was found that addresses both instrumental characteristics, present in objective and regulatory factors, and substantive, based on subjective and symbolic elements, when applied to the higher education context. Paradigmatic differences between Brazilian and foreign approaches to quality were also observed, with quality having a theoretical emphasis in the Brazilian context and a practical approach in the foreign context.Este artículo se propone a discurrir sobre algunas de las principales definiciones de calidad aplicadas a la educacion superior a partir de los años 1990, tanto por autores brasileños como extranjeros, para elucidar el disenso presente en el tema y disponer de una definicion de la calidad en relacion a la educacion. Para alcanzar tales objetivos, esta investigación se utilizo de metodologia cualitativa de cuño descriptivo, posibilitada por un estudio bibliografico de diversas fuentes, principalmente artículos científicos sobre el tema de la calidad en la educacion superior. Como resultado, se constato una composicion multidimensional de calidad que aborda tanto caracteristicas instrumentales, presentes en factores objetivos y regulatorios, como sustantivas, pautadas en elementos subjetivos y simbolicos, cuando aplicada en la educacion superior. Tambien se observaron diferencias paradigmaticas entre los enfoques brasileños y extranjeros, presentando la calidad un enfasis teorico en el contexto brasileño y un abordaje practico en el contexto extranjero.Fundação CesgranrioCoordenação de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC)Moraes, Mario Cesar BarretoKalnin, Guilherme Felipe2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/111410.1590/s0104-40362018002601114Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 530-5511809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114/876https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114/877https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114/878Americas; EuropaAtualRevisao bibliograficaDireitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-29T13:27:23Zoai:ojs.localhost:article/1114Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-11-29T13:27:23Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior Quality assurance: a theoretical review of its conceptual evolution in higher education Calidad en la educacion superior: una revision teorica de la evolucion conceptual em el campo la educacion superior |
title |
Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior |
spellingShingle |
Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior Moraes, Mario Cesar Barreto Educação; Administração Qualidade; Educação; Qualidade na Educação Superior; Revisao da Literatura Quality; Education; Quality in Higher Education; Literature Review Calidad; Educacion; Calidad en la Educacion Superior; Revision de la literatura |
title_short |
Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior |
title_full |
Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior |
title_fullStr |
Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior |
title_full_unstemmed |
Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior |
title_sort |
Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior |
author |
Moraes, Mario Cesar Barreto |
author_facet |
Moraes, Mario Cesar Barreto Kalnin, Guilherme Felipe |
author_role |
author |
author2 |
Kalnin, Guilherme Felipe |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Mario Cesar Barreto Kalnin, Guilherme Felipe |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Administração Qualidade; Educação; Qualidade na Educação Superior; Revisao da Literatura Quality; Education; Quality in Higher Education; Literature Review Calidad; Educacion; Calidad en la Educacion Superior; Revision de la literatura |
topic |
Educação; Administração Qualidade; Educação; Qualidade na Educação Superior; Revisao da Literatura Quality; Education; Quality in Higher Education; Literature Review Calidad; Educacion; Calidad en la Educacion Superior; Revision de la literatura |
description |
Este artigo se propoe a discorrer sobre algumas das principais definicoes de qualidade aplicadas à educação superior a partir dos anos 1990, tanto por autores brasileiros quanto estrangeiros, de modo a elucidar o dissenso presente no tema e dispor de uma definicao da “qualidade” em relação à educação. Para alcancar tais objetivos, esta pesquisa se utilizou de metodologia qualitativa de cunho descritivo, possibilitada por um estudo bibliografico de diversas fontes, principalmente artigos científicos sobre o tema da qualidade na educação superior. Como resultado, constatou-se uma composicao multidimensional de qualidade que aborda tanto caracteristicas instrumentais, presentes em fatores objetivos e regulatorios, quanto substantivas, pautadas em elementos subjetivos e simbolicos, quando aplicada na educação superior. Tambem foram observadas diferencas paradigmaticas entre as abordagens brasileiras e estrangeiras, apresentando a qualidade uma enfase teorica no contexto brasileiro e uma abordagem pratica no contexto estrangeiro. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114 10.1590/s0104-40362018002601114 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362018002601114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114/876 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114/877 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114/878 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas; Europa Atual Revisao bibliografica |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 530-551 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832033483325440 |