Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Mario Cesar Barreto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kalnin, Guilherme Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114
Resumo: Este artigo se propoe a discorrer sobre algumas das principais definicoes de qualidade aplicadas à educação superior a partir dos anos 1990, tanto por autores brasileiros quanto estrangeiros, de modo a elucidar o dissenso presente no tema e dispor de uma definicao da “qualidade” em relação à educação. Para alcancar tais objetivos, esta pesquisa se utilizou de metodologia qualitativa de cunho descritivo, possibilitada por um estudo bibliografico de diversas fontes, principalmente artigos científicos sobre o tema da qualidade na educação superior. Como resultado, constatou-se uma composicao multidimensional de qualidade que aborda tanto caracteristicas instrumentais, presentes em fatores objetivos e regulatorios, quanto substantivas, pautadas em elementos subjetivos e simbolicos, quando aplicada na educação superior. Tambem foram observadas diferencas paradigmaticas entre as abordagens brasileiras e estrangeiras, apresentando a qualidade uma enfase teorica no contexto brasileiro e uma abordagem pratica no contexto estrangeiro.
id CESGRANRIO_990b20a3c9ec34e05b61fb5ef809615e
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1114
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superiorQuality assurance: a theoretical review of its conceptual evolution in higher educationCalidad en la educacion superior: una revision teorica de la evolucion conceptual em el campo la educacion superiorEducação; AdministraçãoQualidade; Educação; Qualidade na Educação Superior; Revisao da LiteraturaQuality; Education; Quality in Higher Education; Literature ReviewCalidad; Educacion; Calidad en la Educacion Superior; Revision de la literaturaEste artigo se propoe a discorrer sobre algumas das principais definicoes de qualidade aplicadas à educação superior a partir dos anos 1990, tanto por autores brasileiros quanto estrangeiros, de modo a elucidar o dissenso presente no tema e dispor de uma definicao da “qualidade” em relação à educação. Para alcancar tais objetivos, esta pesquisa se utilizou de metodologia qualitativa de cunho descritivo, possibilitada por um estudo bibliografico de diversas fontes, principalmente artigos científicos sobre o tema da qualidade na educação superior. Como resultado, constatou-se uma composicao multidimensional de qualidade que aborda tanto caracteristicas instrumentais, presentes em fatores objetivos e regulatorios, quanto substantivas, pautadas em elementos subjetivos e simbolicos, quando aplicada na educação superior. Tambem foram observadas diferencas paradigmaticas entre as abordagens brasileiras e estrangeiras, apresentando a qualidade uma enfase teorica no contexto brasileiro e uma abordagem pratica no contexto estrangeiro.This article aims to discuss some of the main definitions of quality applied to higher education from the 1990s, from both Brazilian and foreign authors, in order to elucidate the dissent present in the theme and propose a multidimensional definition of quality. To achieve this goal, a descriptive qualitative methodology was used. This was made possible by a bibliographical study of several sources, mainly scientific articles. As results, a multidimensional composition of quality was found that addresses both instrumental characteristics, present in objective and regulatory factors, and substantive, based on subjective and symbolic elements, when applied to the higher education context. Paradigmatic differences between Brazilian and foreign approaches to quality were also observed, with quality having a theoretical emphasis in the Brazilian context and a practical approach in the foreign context.Este artículo se propone a discurrir sobre algunas de las principales definiciones de calidad aplicadas a la educacion superior a partir de los años 1990, tanto por autores brasileños como extranjeros, para elucidar el disenso presente en el tema y disponer de una definicion de la calidad en relacion a la educacion. Para alcanzar tales objetivos, esta investigación se utilizo de metodologia cualitativa de cuño descriptivo, posibilitada por un estudio bibliografico de diversas fuentes, principalmente artículos científicos sobre el tema de la calidad en la educacion superior. Como resultado, se constato una composicion multidimensional de calidad que aborda tanto caracteristicas instrumentales, presentes en factores objetivos y regulatorios, como sustantivas, pautadas en elementos subjetivos y simbolicos, cuando aplicada en la educacion superior. Tambien se observaron diferencias paradigmaticas entre los enfoques brasileños y extranjeros, presentando la calidad un enfasis teorico en el contexto brasileño y un abordaje practico en el contexto extranjero.Fundação CesgranrioCoordenação de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC)Moraes, Mario Cesar BarretoKalnin, Guilherme Felipe2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/111410.1590/s0104-40362018002601114Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 530-5511809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114/876https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114/877https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114/878Americas; EuropaAtualRevisao bibliograficaDireitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-29T13:27:23Zoai:ojs.localhost:article/1114Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-11-29T13:27:23Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior
Quality assurance: a theoretical review of its conceptual evolution in higher education
Calidad en la educacion superior: una revision teorica de la evolucion conceptual em el campo la educacion superior
title Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior
spellingShingle Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior
Moraes, Mario Cesar Barreto
Educação; Administração
Qualidade; Educação; Qualidade na Educação Superior; Revisao da Literatura
Quality; Education; Quality in Higher Education; Literature Review
Calidad; Educacion; Calidad en la Educacion Superior; Revision de la literatura
title_short Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior
title_full Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior
title_fullStr Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior
title_full_unstemmed Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior
title_sort Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior
author Moraes, Mario Cesar Barreto
author_facet Moraes, Mario Cesar Barreto
Kalnin, Guilherme Felipe
author_role author
author2 Kalnin, Guilherme Felipe
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC)


dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Mario Cesar Barreto
Kalnin, Guilherme Felipe
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Administração
Qualidade; Educação; Qualidade na Educação Superior; Revisao da Literatura
Quality; Education; Quality in Higher Education; Literature Review
Calidad; Educacion; Calidad en la Educacion Superior; Revision de la literatura
topic Educação; Administração
Qualidade; Educação; Qualidade na Educação Superior; Revisao da Literatura
Quality; Education; Quality in Higher Education; Literature Review
Calidad; Educacion; Calidad en la Educacion Superior; Revision de la literatura
description Este artigo se propoe a discorrer sobre algumas das principais definicoes de qualidade aplicadas à educação superior a partir dos anos 1990, tanto por autores brasileiros quanto estrangeiros, de modo a elucidar o dissenso presente no tema e dispor de uma definicao da “qualidade” em relação à educação. Para alcancar tais objetivos, esta pesquisa se utilizou de metodologia qualitativa de cunho descritivo, possibilitada por um estudo bibliografico de diversas fontes, principalmente artigos científicos sobre o tema da qualidade na educação superior. Como resultado, constatou-se uma composicao multidimensional de qualidade que aborda tanto caracteristicas instrumentais, presentes em fatores objetivos e regulatorios, quanto substantivas, pautadas em elementos subjetivos e simbolicos, quando aplicada na educação superior. Tambem foram observadas diferencas paradigmaticas entre as abordagens brasileiras e estrangeiras, apresentando a qualidade uma enfase teorica no contexto brasileiro e uma abordagem pratica no contexto estrangeiro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114
10.1590/s0104-40362018002601114
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362018002601114
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114/876
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114/877
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1114/878
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas; Europa
Atual
Revisao bibliografica






dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 530-551
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832033483325440