A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Helder
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Neves, Tiago, Nata, Gil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036
Resumo: O presente artigo apresenta uma investigação sobre o impacto da politica educativa portuguesa de discriminação positiva (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – TEIP) nas classificacoes escolares dos estudantes, acompanhando a evolução destas entre os anos letivos de 2001/2002 e 2014/2015. Analisamos cerca de 4 milhoes de classificacoes escolares. Apos uma breve contextualização do conceito de educação compensatória, revisitamos as principais carateristicas de diferentes programas de educação compensatória, assim como avaliações da sua eficácia. Os resultados sugerem a ausencia de impacto do programa TEIP na melhoria dos resultados escolares. Consequentemente, discute-se a eficácia da transferencia de recursos materiais e humanos para estas escolas, especialmente considerando que a sua integração em programas de educação compensatória pode gerar fenomenos de estigmatização. Nesta medida, reflete-se sobre a necessidade de continuar à procura de dispositivos que permitam à educação compensar as desigualdades sociais.
id CESGRANRIO_b2519629f8d5d0b25341822e5beaa74b
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1036
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anosLa eficácia de los programas de educacion compensatória en los resultados escolares: analisis del programa nacional portugues de educacion compensatória a lo largo de 13 añosThe effectiveness of compensatory education programs in school outcomes: analysis of the Portuguese national compensatory education program over 13 yearsEducação, Politicas Públicas de EducaçãoEducação compensatória; Politicas públicas de educação; TEIP; Classificacoes escolaresEducacion compensatória; Las politicas de educacion pública; TEIP; Los grados escolaresCompensatory education; Public education policies; TEIP; School ratingsO presente artigo apresenta uma investigação sobre o impacto da politica educativa portuguesa de discriminação positiva (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – TEIP) nas classificacoes escolares dos estudantes, acompanhando a evolução destas entre os anos letivos de 2001/2002 e 2014/2015. Analisamos cerca de 4 milhoes de classificacoes escolares. Apos uma breve contextualização do conceito de educação compensatória, revisitamos as principais carateristicas de diferentes programas de educação compensatória, assim como avaliações da sua eficácia. Os resultados sugerem a ausencia de impacto do programa TEIP na melhoria dos resultados escolares. Consequentemente, discute-se a eficácia da transferencia de recursos materiais e humanos para estas escolas, especialmente considerando que a sua integração em programas de educação compensatória pode gerar fenomenos de estigmatização. Nesta medida, reflete-se sobre a necessidade de continuar à procura de dispositivos que permitam à educação compensar as desigualdades sociais.En este artículo se presenta una investigación sobre el impacto de la politica educativa portuguesa de discriminación positiva (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – TEIP) en los grados escolares de los estudiantes, siguiendo la evolucion de estos entre los años academicos 2001–2002 y 2014–2015. Se analizaron 4 millones de calificaciones escolares. Despues de una breve reseña del concepto de educacion compensatória, vamos a retomar las caracteristicas principales de diferentes programas de educacion compensatória, asi como la evaluacion de su eficácia. En resumen, los resultados sugieren la ausencia de impacto del programa TEIP en la mejora de los resultados escolares. En consecuencia, se analiza la eficácia de la transferencia de los recursos materiales y humanos para estas escuelas, sobre todo teniendo en cuenta que su integracion en los programas de educacion compensatória puede generar fenomenos de estigmatizacion. Se refleja, tambien, sobre la necesidad de seguir buscando dispositivos que permiten la educacion a compensar las desigualdades sociales.The aim of this article is to present a research about the impact of a Portuguese education policy of positive discrimination (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – TEIP) in the academic performance of students, following the evolution between the school years of 2001–2002 and 2014–2015. We analise about 4 million cases of students’ scores. After a brief introduction to the concept of compensatory education, we revisit the main characteristics of different compensatory education programs, and discuss their efficacy. The results suggest the TEIP program has no impact on the improvement of academic performance. We then discuss the efficacy of the transference of human and economic resources to the schools, taking into account that the integration of schools in compensatory education programs can generate stigmatization. To that extent, it is important to continue searching for devices that enable education to compensate for social inequalities.Fundação CesgranrioFundação para a Ciencia e TecnologiaFerraz, HelderNeves, TiagoNata, Gil2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/103610.1590/s0104-40362018002601036Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 1058-10831809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036/857https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036/858https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036/859Estados Unidos da America; EuropaDireitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-29T13:27:23Zoai:ojs.localhost:article/1036Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-11-29T13:27:23Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos
La eficácia de los programas de educacion compensatória en los resultados escolares: analisis del programa nacional portugues de educacion compensatória a lo largo de 13 años
The effectiveness of compensatory education programs in school outcomes: analysis of the Portuguese national compensatory education program over 13 years
title A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos
spellingShingle A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos
Ferraz, Helder
Educação, Politicas Públicas de Educação
Educação compensatória; Politicas públicas de educação; TEIP; Classificacoes escolares
Educacion compensatória; Las politicas de educacion pública; TEIP; Los grados escolares
Compensatory education; Public education policies; TEIP; School ratings
title_short A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos
title_full A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos
title_fullStr A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos
title_full_unstemmed A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos
title_sort A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos
author Ferraz, Helder
author_facet Ferraz, Helder
Neves, Tiago
Nata, Gil
author_role author
author2 Neves, Tiago
Nata, Gil
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação para a Ciencia e Tecnologia


dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Helder
Neves, Tiago
Nata, Gil
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Politicas Públicas de Educação
Educação compensatória; Politicas públicas de educação; TEIP; Classificacoes escolares
Educacion compensatória; Las politicas de educacion pública; TEIP; Los grados escolares
Compensatory education; Public education policies; TEIP; School ratings
topic Educação, Politicas Públicas de Educação
Educação compensatória; Politicas públicas de educação; TEIP; Classificacoes escolares
Educacion compensatória; Las politicas de educacion pública; TEIP; Los grados escolares
Compensatory education; Public education policies; TEIP; School ratings
description O presente artigo apresenta uma investigação sobre o impacto da politica educativa portuguesa de discriminação positiva (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – TEIP) nas classificacoes escolares dos estudantes, acompanhando a evolução destas entre os anos letivos de 2001/2002 e 2014/2015. Analisamos cerca de 4 milhoes de classificacoes escolares. Apos uma breve contextualização do conceito de educação compensatória, revisitamos as principais carateristicas de diferentes programas de educação compensatória, assim como avaliações da sua eficácia. Os resultados sugerem a ausencia de impacto do programa TEIP na melhoria dos resultados escolares. Consequentemente, discute-se a eficácia da transferencia de recursos materiais e humanos para estas escolas, especialmente considerando que a sua integração em programas de educação compensatória pode gerar fenomenos de estigmatização. Nesta medida, reflete-se sobre a necessidade de continuar à procura de dispositivos que permitam à educação compensar as desigualdades sociais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036
10.1590/s0104-40362018002601036
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362018002601036
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036/857
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036/858
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036/859
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Estados Unidos da America; Europa








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 1058-1083
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832032891928576