A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma investigação sobre o impacto da politica educativa portuguesa de discriminação positiva (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – TEIP) nas classificacoes escolares dos estudantes, acompanhando a evolução destas entre os anos letivos de 2001/2002 e 2014/2015. Analisamos cerca de 4 milhoes de classificacoes escolares. Apos uma breve contextualização do conceito de educação compensatória, revisitamos as principais carateristicas de diferentes programas de educação compensatória, assim como avaliações da sua eficácia. Os resultados sugerem a ausencia de impacto do programa TEIP na melhoria dos resultados escolares. Consequentemente, discute-se a eficácia da transferencia de recursos materiais e humanos para estas escolas, especialmente considerando que a sua integração em programas de educação compensatória pode gerar fenomenos de estigmatização. Nesta medida, reflete-se sobre a necessidade de continuar à procura de dispositivos que permitam à educação compensar as desigualdades sociais. |
id |
CESGRANRIO_b2519629f8d5d0b25341822e5beaa74b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1036 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anosLa eficácia de los programas de educacion compensatória en los resultados escolares: analisis del programa nacional portugues de educacion compensatória a lo largo de 13 añosThe effectiveness of compensatory education programs in school outcomes: analysis of the Portuguese national compensatory education program over 13 yearsEducação, Politicas Públicas de EducaçãoEducação compensatória; Politicas públicas de educação; TEIP; Classificacoes escolaresEducacion compensatória; Las politicas de educacion pública; TEIP; Los grados escolaresCompensatory education; Public education policies; TEIP; School ratingsO presente artigo apresenta uma investigação sobre o impacto da politica educativa portuguesa de discriminação positiva (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – TEIP) nas classificacoes escolares dos estudantes, acompanhando a evolução destas entre os anos letivos de 2001/2002 e 2014/2015. Analisamos cerca de 4 milhoes de classificacoes escolares. Apos uma breve contextualização do conceito de educação compensatória, revisitamos as principais carateristicas de diferentes programas de educação compensatória, assim como avaliações da sua eficácia. Os resultados sugerem a ausencia de impacto do programa TEIP na melhoria dos resultados escolares. Consequentemente, discute-se a eficácia da transferencia de recursos materiais e humanos para estas escolas, especialmente considerando que a sua integração em programas de educação compensatória pode gerar fenomenos de estigmatização. Nesta medida, reflete-se sobre a necessidade de continuar à procura de dispositivos que permitam à educação compensar as desigualdades sociais.En este artículo se presenta una investigación sobre el impacto de la politica educativa portuguesa de discriminación positiva (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – TEIP) en los grados escolares de los estudiantes, siguiendo la evolucion de estos entre los años academicos 2001–2002 y 2014–2015. Se analizaron 4 millones de calificaciones escolares. Despues de una breve reseña del concepto de educacion compensatória, vamos a retomar las caracteristicas principales de diferentes programas de educacion compensatória, asi como la evaluacion de su eficácia. En resumen, los resultados sugieren la ausencia de impacto del programa TEIP en la mejora de los resultados escolares. En consecuencia, se analiza la eficácia de la transferencia de los recursos materiales y humanos para estas escuelas, sobre todo teniendo en cuenta que su integracion en los programas de educacion compensatória puede generar fenomenos de estigmatizacion. Se refleja, tambien, sobre la necesidad de seguir buscando dispositivos que permiten la educacion a compensar las desigualdades sociales.The aim of this article is to present a research about the impact of a Portuguese education policy of positive discrimination (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – TEIP) in the academic performance of students, following the evolution between the school years of 2001–2002 and 2014–2015. We analise about 4 million cases of students’ scores. After a brief introduction to the concept of compensatory education, we revisit the main characteristics of different compensatory education programs, and discuss their efficacy. The results suggest the TEIP program has no impact on the improvement of academic performance. We then discuss the efficacy of the transference of human and economic resources to the schools, taking into account that the integration of schools in compensatory education programs can generate stigmatization. To that extent, it is important to continue searching for devices that enable education to compensate for social inequalities.Fundação CesgranrioFundação para a Ciencia e TecnologiaFerraz, HelderNeves, TiagoNata, Gil2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/103610.1590/s0104-40362018002601036Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 1058-10831809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036/857https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036/858https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036/859Estados Unidos da America; EuropaDireitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-29T13:27:23Zoai:ojs.localhost:article/1036Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-11-29T13:27:23Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos La eficácia de los programas de educacion compensatória en los resultados escolares: analisis del programa nacional portugues de educacion compensatória a lo largo de 13 años The effectiveness of compensatory education programs in school outcomes: analysis of the Portuguese national compensatory education program over 13 years |
title |
A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos |
spellingShingle |
A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos Ferraz, Helder Educação, Politicas Públicas de Educação Educação compensatória; Politicas públicas de educação; TEIP; Classificacoes escolares Educacion compensatória; Las politicas de educacion pública; TEIP; Los grados escolares Compensatory education; Public education policies; TEIP; School ratings |
title_short |
A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos |
title_full |
A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos |
title_fullStr |
A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos |
title_full_unstemmed |
A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos |
title_sort |
A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos |
author |
Ferraz, Helder |
author_facet |
Ferraz, Helder Neves, Tiago Nata, Gil |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Tiago Nata, Gil |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação para a Ciencia e Tecnologia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Helder Neves, Tiago Nata, Gil |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Politicas Públicas de Educação Educação compensatória; Politicas públicas de educação; TEIP; Classificacoes escolares Educacion compensatória; Las politicas de educacion pública; TEIP; Los grados escolares Compensatory education; Public education policies; TEIP; School ratings |
topic |
Educação, Politicas Públicas de Educação Educação compensatória; Politicas públicas de educação; TEIP; Classificacoes escolares Educacion compensatória; Las politicas de educacion pública; TEIP; Los grados escolares Compensatory education; Public education policies; TEIP; School ratings |
description |
O presente artigo apresenta uma investigação sobre o impacto da politica educativa portuguesa de discriminação positiva (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – TEIP) nas classificacoes escolares dos estudantes, acompanhando a evolução destas entre os anos letivos de 2001/2002 e 2014/2015. Analisamos cerca de 4 milhoes de classificacoes escolares. Apos uma breve contextualização do conceito de educação compensatória, revisitamos as principais carateristicas de diferentes programas de educação compensatória, assim como avaliações da sua eficácia. Os resultados sugerem a ausencia de impacto do programa TEIP na melhoria dos resultados escolares. Consequentemente, discute-se a eficácia da transferencia de recursos materiais e humanos para estas escolas, especialmente considerando que a sua integração em programas de educação compensatória pode gerar fenomenos de estigmatização. Nesta medida, reflete-se sobre a necessidade de continuar à procura de dispositivos que permitam à educação compensar as desigualdades sociais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036 10.1590/s0104-40362018002601036 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362018002601036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036/857 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036/858 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1036/859 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Estados Unidos da America; Europa |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 1058-1083 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832032891928576 |