Desseriação escolar: alternativa para o sucesso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Candido Alberto da Costa
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/784
Resumo: Este trabalho e uma pesquisa de pesquisas que tem em vista efetuar um balanco das experiencias de desseriação escolar no ensino fundamental do Brasil, nos últimos 15 anos, buscando resposta, entre outras à indagação sobre se tais experiencias tem contribuido para melhorar o desempenho dos alunos ou, ao contrario, à queda de aproveitamento discente. Para tanto foram selecionadas e analisadas 62 pesquisas nacionais, com diferentes enfoques teoricos e metodologicos. Os resultados mostram que diferentes experiencias de desseriação apresentam riscos e desvantagens, entre elas a quebra do chamado "contrato social" em que se baseia a escola e que tem na ameaca da reprovação um dos seus esteios. A aceleração da aprendizagem, como programa transitorio, apresentou de modo geral resultados positivos. As propostas muitas vezes se ressentem de falhas de implantação e tendem a enfrentar mais resistencias quanto mais tentam modificar os codigos educacionais. As pesquisas de maior porte nao encontram evidencias de que a desseriação rebaixe significativamente o aproveitamento discente, mas tambem nao apresentam indicacoes de que a mesma o eleve. As experiencias internacionais mostram que os paises onde a promocao automatica e adotada, o aluno e cercado de cuidados para elevar a sua aprendizagem, enquanto, por outro lado, a reprovação se revela uma expressao cultural. As conclusoes indicam que o risco da desseriação insiste em contentar-se com a melhoria da eficiencia e a redução dos custos, por meio da correcao do fluxo discente, mantendo baixos niveis de qualidade e eqüidade.
id CESGRANRIO_cf8e2a51a8c1384764b2ab0d334c65c6
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/784
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Desseriação escolar: alternativa para o sucesso?Alternative policies to school organization by grades: a way to the success?Politicas alternativas a la organizacion escolar en grados: ¿un camino para el succeso?Educacion primaria; Reprobacion; Ciclos; Acceleracion del aprendizaje; Promocion continuada; Democratizacion de la educacion; Educacion comparadaEnsino fundamental. Repetencia; Ciclos; Aceleração da aprendizagem; Progressao continuada; Democratização da educação; Educação comparadaPrimary education; Repetition; Cycles; Accelerated learning; Continuous promotion; Educational democratization; Comparative educationEste trabalho e uma pesquisa de pesquisas que tem em vista efetuar um balanco das experiencias de desseriação escolar no ensino fundamental do Brasil, nos últimos 15 anos, buscando resposta, entre outras à indagação sobre se tais experiencias tem contribuido para melhorar o desempenho dos alunos ou, ao contrario, à queda de aproveitamento discente. Para tanto foram selecionadas e analisadas 62 pesquisas nacionais, com diferentes enfoques teoricos e metodologicos. Os resultados mostram que diferentes experiencias de desseriação apresentam riscos e desvantagens, entre elas a quebra do chamado "contrato social" em que se baseia a escola e que tem na ameaca da reprovação um dos seus esteios. A aceleração da aprendizagem, como programa transitorio, apresentou de modo geral resultados positivos. As propostas muitas vezes se ressentem de falhas de implantação e tendem a enfrentar mais resistencias quanto mais tentam modificar os codigos educacionais. As pesquisas de maior porte nao encontram evidencias de que a desseriação rebaixe significativamente o aproveitamento discente, mas tambem nao apresentam indicacoes de que a mesma o eleve. As experiencias internacionais mostram que os paises onde a promocao automatica e adotada, o aluno e cercado de cuidados para elevar a sua aprendizagem, enquanto, por outro lado, a reprovação se revela uma expressao cultural. As conclusoes indicam que o risco da desseriação insiste em contentar-se com a melhoria da eficiencia e a redução dos custos, por meio da correcao do fluxo discente, mantendo baixos niveis de qualidade e eqüidade.This paper presents a review of the research literature on primary education policies in the last 15 years in Brazil aimed to reduce the repetition rate by means of the adoption of cycles and other alternatives to the traditional organization in grades. The basic goal is to find if these policies have contributed to improve or to reduce pupils' performance. The study selected 62 research projects, with diverse theoretical and methodological approaches. Results show that different experiences have risks and disadvantages, among them the rupture of the so called social contract for school, partially based on the repetition threat. Accelerated learning projects have showed positive results. However, the deeper the changes aimed toward the educational codes, the stronger are the resistances. Policies not seldom neglect careful implementation. Research projects involving larger populations find that new policies do not improve or reduce pupils' achievement significantly. The international literature emphasizes the importance of strong support to pupils with difficulties. Comparative studies also show that repetition is a cultural, often biased phenomenon. Conclusions warn that policies implemented in the country Brazil may reduce their focus to the mere increase of efficiency and reduction of costs, by correcting the distortion age-grade. Nevertheless, low levels of quality and equity may remain.Este trabajo es una reseña de las investigaciónes sobre las experiencias de politicas educativas que, en los últimos 15 años en Brasil, intentan reducir las altas tasas de repitencia por medio de alternativas a la tradicional organizacion de la educacion primaria en grados. Fueron seleccionadas 62 investigaciónes nacionales, con diversas orientaciones teoricas y metodologicas. Los resultados revelan que diferentes experiencias presentan riscos y limitaciones, entre ellas el rompimiento del llamado contracto social en que se basa la escuela y que tiene como una de sus bases la amenaza de reprobar el alumno. La acceleracion del aprendizaje, como proyecto temporal, alcanza buenos resultados. Las politicas educativas muchas veces no son adecuadamente implementadas, sufriendo mayores resistencias cuando buscan cambiar mas profundamente los codigos educativos. Sin embargo, los proyectos de investigación regionales o nacionales no presentan evidencias de reduccion o de incremento del rendimiento discente por las politicas alternativas adoptadas. La literatura internacional destaca que los alumnos reciben cuidados muy especiales en los paises que siguen la promocion automatica, pero la reprobacion es una expresion cultural. Las conclusiones advirten que las politicas educativas implementadas pueden incrementar la eficiencia y reducir los costes, mientras se mantienen los bajos niveles de calidad y equidad.Fundação CesgranrioGomes, Candido Alberto da Costa2005-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/78410.1590/S0104-40362005000100002Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 13, n. 46 (2005): Revista Ensaio - Jan./Mar.; 11-381809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2pt; en; esDireitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-16T19:34:25Zoai:ojs.localhost:article/784Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2015-11-16T19:34:25Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desseriação escolar: alternativa para o sucesso?
Alternative policies to school organization by grades: a way to the success?
Politicas alternativas a la organizacion escolar en grados: ¿un camino para el succeso?
title Desseriação escolar: alternativa para o sucesso?
spellingShingle Desseriação escolar: alternativa para o sucesso?
Gomes, Candido Alberto da Costa
Educacion primaria; Reprobacion; Ciclos; Acceleracion del aprendizaje; Promocion continuada; Democratizacion de la educacion; Educacion comparada
Ensino fundamental. Repetencia; Ciclos; Aceleração da aprendizagem; Progressao continuada; Democratização da educação; Educação comparada
Primary education; Repetition; Cycles; Accelerated learning; Continuous promotion; Educational democratization; Comparative education
title_short Desseriação escolar: alternativa para o sucesso?
title_full Desseriação escolar: alternativa para o sucesso?
title_fullStr Desseriação escolar: alternativa para o sucesso?
title_full_unstemmed Desseriação escolar: alternativa para o sucesso?
title_sort Desseriação escolar: alternativa para o sucesso?
author Gomes, Candido Alberto da Costa
author_facet Gomes, Candido Alberto da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Candido Alberto da Costa
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educacion primaria; Reprobacion; Ciclos; Acceleracion del aprendizaje; Promocion continuada; Democratizacion de la educacion; Educacion comparada
Ensino fundamental. Repetencia; Ciclos; Aceleração da aprendizagem; Progressao continuada; Democratização da educação; Educação comparada
Primary education; Repetition; Cycles; Accelerated learning; Continuous promotion; Educational democratization; Comparative education
topic Educacion primaria; Reprobacion; Ciclos; Acceleracion del aprendizaje; Promocion continuada; Democratizacion de la educacion; Educacion comparada
Ensino fundamental. Repetencia; Ciclos; Aceleração da aprendizagem; Progressao continuada; Democratização da educação; Educação comparada
Primary education; Repetition; Cycles; Accelerated learning; Continuous promotion; Educational democratization; Comparative education
description Este trabalho e uma pesquisa de pesquisas que tem em vista efetuar um balanco das experiencias de desseriação escolar no ensino fundamental do Brasil, nos últimos 15 anos, buscando resposta, entre outras à indagação sobre se tais experiencias tem contribuido para melhorar o desempenho dos alunos ou, ao contrario, à queda de aproveitamento discente. Para tanto foram selecionadas e analisadas 62 pesquisas nacionais, com diferentes enfoques teoricos e metodologicos. Os resultados mostram que diferentes experiencias de desseriação apresentam riscos e desvantagens, entre elas a quebra do chamado "contrato social" em que se baseia a escola e que tem na ameaca da reprovação um dos seus esteios. A aceleração da aprendizagem, como programa transitorio, apresentou de modo geral resultados positivos. As propostas muitas vezes se ressentem de falhas de implantação e tendem a enfrentar mais resistencias quanto mais tentam modificar os codigos educacionais. As pesquisas de maior porte nao encontram evidencias de que a desseriação rebaixe significativamente o aproveitamento discente, mas tambem nao apresentam indicacoes de que a mesma o eleve. As experiencias internacionais mostram que os paises onde a promocao automatica e adotada, o aluno e cercado de cuidados para elevar a sua aprendizagem, enquanto, por outro lado, a reprovação se revela uma expressao cultural. As conclusoes indicam que o risco da desseriação insiste em contentar-se com a melhoria da eficiencia e a redução dos custos, por meio da correcao do fluxo discente, mantendo baixos niveis de qualidade e eqüidade.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/784
10.1590/S0104-40362005000100002
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/784
identifier_str_mv 10.1590/S0104-40362005000100002
dc.language.iso.fl_str_mv pt; en; es
language_invalid_str_mv pt; en; es
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 13, n. 46 (2005): Revista Ensaio - Jan./Mar.; 11-38
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034777268224