A história da educação brasileira sob o enfoque da relação público-privada : limites e possibilidades para a sua democratização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Daniela de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Peroni, Vera Maria Vidal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261794
Resumo: O estudo analisa os limites e as possibilidades para a democratização do direito à educação por meio da construção da esfera pública no Brasil e os impasses da relação com setor privado a partir dos anos 1930. A metodologia utilizada tem como base as análises bibliográfica, histórica e legislativa. Assim, contextualiza-se a relação público-privada na história da educação ao longo da formação política e social brasileira. Conclui-se que a educação brasileira, historicamente, sofreu as consequências dos períodos de instabilidade política e social.
id UFRGS-2_8e302edeedfd8ff8f70a617b9c964153
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261794
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pires, Daniela de OliveiraPeroni, Vera Maria Vidal2023-07-05T03:48:35Z20191519-8227http://hdl.handle.net/10183/261794001168985O estudo analisa os limites e as possibilidades para a democratização do direito à educação por meio da construção da esfera pública no Brasil e os impasses da relação com setor privado a partir dos anos 1930. A metodologia utilizada tem como base as análises bibliográfica, histórica e legislativa. Assim, contextualiza-se a relação público-privada na história da educação ao longo da formação política e social brasileira. Conclui-se que a educação brasileira, historicamente, sofreu as consequências dos períodos de instabilidade política e social.The study analyses the limits and possibilities for the democratization of the right to education through the construction of the public sphere in Brazil, and the deadlocks in the relationship with the private sector since the 1930s. The methodology used is based on bibliographic, historical and legal analyses. The relationship between the public and private sectors is placed in its context in the history of education, throughout the political and social formation of Brazil. We conclude that historically, Brazilian education has suffered the consequences of periods of social and political instability.El estudio analiza los límites y posibilidades para la democratización del derecho a la educación a través de la construcción de la esfera pública en Brasil y los impases de la relación con el sector privado a partir de los años 1930. La metodología utilizada tiene como base los análisis bibliográfico, histórico y legislativo. Así, se contextualiza la relación públicaprivada en la historia de la educación, a lo largo de la formación política y social brasileña. Se concluye que la educación brasileña, históricamente, sufrió las consecuencias de los períodos de inestabilidad política y social.application/pdfporContrapontos. Itajaí, SC. Vol. 19, nesp (2019), p. 10-27Direito à educaçãoDemocratização do ensinoHistory of educationPublic-private partnership in educationDemocratization of educationHistoria de la educaciónAlianza pública-privada en la educaciónDemocratización de la educaciónA história da educação brasileira sob o enfoque da relação público-privada : limites e possibilidades para a sua democratizaçãoThe history of brazilian education from a perspective of public-private partnerships : limits and possibilities for its democratizationLa historia de la educación brasileña bajo el enfoque de la relación pública-privada : límites y posibilidades para su democratizacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168985.pdf.txt001168985.pdf.txtExtracted Texttext/plain55081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261794/2/001168985.pdf.txtf8a38fd16d2c1d76b44e14a7d5b6041cMD52ORIGINAL001168985.pdfTexto completoapplication/pdf369485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261794/1/001168985.pdfd2eb627baf1c819a7845bbf44d6c835bMD5110183/2617942023-07-06 03:53:25.801865oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261794Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T06:53:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A história da educação brasileira sob o enfoque da relação público-privada : limites e possibilidades para a sua democratização
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The history of brazilian education from a perspective of public-private partnerships : limits and possibilities for its democratization
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La historia de la educación brasileña bajo el enfoque de la relación pública-privada : límites y posibilidades para su democratización
title A história da educação brasileira sob o enfoque da relação público-privada : limites e possibilidades para a sua democratização
spellingShingle A história da educação brasileira sob o enfoque da relação público-privada : limites e possibilidades para a sua democratização
Pires, Daniela de Oliveira
Direito à educação
Democratização do ensino
History of education
Public-private partnership in education
Democratization of education
Historia de la educación
Alianza pública-privada en la educación
Democratización de la educación
title_short A história da educação brasileira sob o enfoque da relação público-privada : limites e possibilidades para a sua democratização
title_full A história da educação brasileira sob o enfoque da relação público-privada : limites e possibilidades para a sua democratização
title_fullStr A história da educação brasileira sob o enfoque da relação público-privada : limites e possibilidades para a sua democratização
title_full_unstemmed A história da educação brasileira sob o enfoque da relação público-privada : limites e possibilidades para a sua democratização
title_sort A história da educação brasileira sob o enfoque da relação público-privada : limites e possibilidades para a sua democratização
author Pires, Daniela de Oliveira
author_facet Pires, Daniela de Oliveira
Peroni, Vera Maria Vidal
author_role author
author2 Peroni, Vera Maria Vidal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Daniela de Oliveira
Peroni, Vera Maria Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Direito à educação
Democratização do ensino
topic Direito à educação
Democratização do ensino
History of education
Public-private partnership in education
Democratization of education
Historia de la educación
Alianza pública-privada en la educación
Democratización de la educación
dc.subject.eng.fl_str_mv History of education
Public-private partnership in education
Democratization of education
dc.subject.spa.fl_str_mv Historia de la educación
Alianza pública-privada en la educación
Democratización de la educación
description O estudo analisa os limites e as possibilidades para a democratização do direito à educação por meio da construção da esfera pública no Brasil e os impasses da relação com setor privado a partir dos anos 1930. A metodologia utilizada tem como base as análises bibliográfica, histórica e legislativa. Assim, contextualiza-se a relação público-privada na história da educação ao longo da formação política e social brasileira. Conclui-se que a educação brasileira, historicamente, sofreu as consequências dos períodos de instabilidade política e social.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T03:48:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261794
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-8227
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168985
identifier_str_mv 1519-8227
001168985
url http://hdl.handle.net/10183/261794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Contrapontos. Itajaí, SC. Vol. 19, nesp (2019), p. 10-27
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261794/2/001168985.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261794/1/001168985.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f8a38fd16d2c1d76b44e14a7d5b6041c
d2eb627baf1c819a7845bbf44d6c835b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487561458417664