As acoes afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Paulo Sergio da Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Faro, Andre, Schmitz, Heike
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/914
Resumo: Neste texto, argumentamos que as avaliações das cotas universitarias precisam incorporar o conceito de reconhecimento social. Se as acoes afirmativas que beneficiam alunos de escolas públicas e nao brancos nas universidades públicas se tornaram um fenômeno de grande visibilidade, ainda ha muito o que se avancar na interpretação dos seus reais efeitos. Desse modo, propomos discutir as mudancas introduzidas por essas politicas no quotidiano da Universidade Federal de Sergipe, dando prioridade à autopercepcao dos alunos cotistas e às interacoes por eles estabelecidas com outros alunos e com os professores. Para isso, utilizou-se uma metodologia que alia metodos qualitativos (grupos focais) com metodos quantitativos (survey). Os principais resultados da pesquisa apontam para o aumento da autoestima dos cotistas e, ao mesmo tempo, para a existencia, por razoes econômicas e de classe, de tensoes entre eles e os alunos nao cotistas e, principalmente, entre os professores dos cursos mais prestigiosos.
id CESGRANRIO_e25c7358179eb28ae3589876fa27cdbc
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/914
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling As acoes afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliaçõesThe affirmative action in public universities and social recognition: a hidden face of evaluationsLas acciones afirmativas en las universidades públicas y el reconocimiento social: el lado oculto de las evaluacionesAccion afirmativa; Cupos universitarios; Evaluacion; ReconocimientoAcao afirmativa; Cotas universitarias; Avaliação; ReconhecimentoAffirmative action; University quotas; Evaluation; RecognitionNeste texto, argumentamos que as avaliações das cotas universitarias precisam incorporar o conceito de reconhecimento social. Se as acoes afirmativas que beneficiam alunos de escolas públicas e nao brancos nas universidades públicas se tornaram um fenômeno de grande visibilidade, ainda ha muito o que se avancar na interpretação dos seus reais efeitos. Desse modo, propomos discutir as mudancas introduzidas por essas politicas no quotidiano da Universidade Federal de Sergipe, dando prioridade à autopercepcao dos alunos cotistas e às interacoes por eles estabelecidas com outros alunos e com os professores. Para isso, utilizou-se uma metodologia que alia metodos qualitativos (grupos focais) com metodos quantitativos (survey). Os principais resultados da pesquisa apontam para o aumento da autoestima dos cotistas e, ao mesmo tempo, para a existencia, por razoes econômicas e de classe, de tensoes entre eles e os alunos nao cotistas e, principalmente, entre os professores dos cursos mais prestigiosos.In this paper, we argue that evaluations of university quotas must incorporate the concept of social recognition. Indeed, even if affirmative action in public universities for students from public schools and non-whites has become a phenomenon of great visibility, we still have much to advance in the interpretation of its actual effects. Thus, we propose to discuss the changes introduced by these policies into everyday life in the Federal University of Sergipe, giving priority to self-perception of quota students and to the interactions established by them with other students and with teachers. For this purpose, we used a methodology that combines qualitative (focus groups) and quantitative (survey) methods. The main research results point out increased self-esteem of these students and, at the same time, the existence, for economic and class reasons, of tensions between them and the non-quota students, and especially between them and teachers of the most prestigious courses.En este artículo se argumenta que las evaluaciones de las cuotas universitarias deben incorporar el concepto de reconocimiento social. En efecto, si la accion afirmativa em las universidades públicas a favor de los estudiantes de las escuelas públicas y los no blancos se han convertido en un fenomeno de gran visibilidad, todavia tenemos mucho que avanzar en la interpretacion de sus efectos reales. Por lo tanto, proponemos discutir los cambios introducidos por estas politicas en el cotidiano de la Universidad Federal de Sergipe, dando prioridad a la auto-percepcion de los cuotistas y las interacciones establecidas por ellos con otros estudiantes y con los profesores. Para esto, se utilizo una metodologia que combina metodos cualitativos (grupos focales) y cuantitativos (encuesta). Los principales resultados de la investigación apuntan a un aumento de la autoestima de ellos y, al mismo tiempo, la existencia, por razones economicas y de clase, a las tensiones entre ellos y los estudiantes non cuotistas y especialmente los profesores de los cursos mas prestigiosos.Fundação CesgranrioNeves, Paulo Sergio da CostaFaro, AndreSchmitz, Heike2016-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/91410.1590/S0104-40362016000100006Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 127-1601809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/914/440https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/914/441https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/914/442Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-16T22:01:48Zoai:ojs.localhost:article/914Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-05-16T22:01:48Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv As acoes afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliações
The affirmative action in public universities and social recognition: a hidden face of evaluations
Las acciones afirmativas en las universidades públicas y el reconocimiento social: el lado oculto de las evaluaciones
title As acoes afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliações
spellingShingle As acoes afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliações
Neves, Paulo Sergio da Costa
Accion afirmativa; Cupos universitarios; Evaluacion; Reconocimiento
Acao afirmativa; Cotas universitarias; Avaliação; Reconhecimento
Affirmative action; University quotas; Evaluation; Recognition
title_short As acoes afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliações
title_full As acoes afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliações
title_fullStr As acoes afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliações
title_full_unstemmed As acoes afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliações
title_sort As acoes afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliações
author Neves, Paulo Sergio da Costa
author_facet Neves, Paulo Sergio da Costa
Faro, Andre
Schmitz, Heike
author_role author
author2 Faro, Andre
Schmitz, Heike
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Paulo Sergio da Costa
Faro, Andre
Schmitz, Heike
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Accion afirmativa; Cupos universitarios; Evaluacion; Reconocimiento
Acao afirmativa; Cotas universitarias; Avaliação; Reconhecimento
Affirmative action; University quotas; Evaluation; Recognition
topic Accion afirmativa; Cupos universitarios; Evaluacion; Reconocimiento
Acao afirmativa; Cotas universitarias; Avaliação; Reconhecimento
Affirmative action; University quotas; Evaluation; Recognition
description Neste texto, argumentamos que as avaliações das cotas universitarias precisam incorporar o conceito de reconhecimento social. Se as acoes afirmativas que beneficiam alunos de escolas públicas e nao brancos nas universidades públicas se tornaram um fenômeno de grande visibilidade, ainda ha muito o que se avancar na interpretação dos seus reais efeitos. Desse modo, propomos discutir as mudancas introduzidas por essas politicas no quotidiano da Universidade Federal de Sergipe, dando prioridade à autopercepcao dos alunos cotistas e às interacoes por eles estabelecidas com outros alunos e com os professores. Para isso, utilizou-se uma metodologia que alia metodos qualitativos (grupos focais) com metodos quantitativos (survey). Os principais resultados da pesquisa apontam para o aumento da autoestima dos cotistas e, ao mesmo tempo, para a existencia, por razoes econômicas e de classe, de tensoes entre eles e os alunos nao cotistas e, principalmente, entre os professores dos cursos mais prestigiosos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/914
10.1590/S0104-40362016000100006
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/914
identifier_str_mv 10.1590/S0104-40362016000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/914/440
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/914/441
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/914/442
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 127-160
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832032138002432