As acoes afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliações
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/914 |
Resumo: | Neste texto, argumentamos que as avaliações das cotas universitarias precisam incorporar o conceito de reconhecimento social. Se as acoes afirmativas que beneficiam alunos de escolas públicas e nao brancos nas universidades públicas se tornaram um fenômeno de grande visibilidade, ainda ha muito o que se avancar na interpretação dos seus reais efeitos. Desse modo, propomos discutir as mudancas introduzidas por essas politicas no quotidiano da Universidade Federal de Sergipe, dando prioridade à autopercepcao dos alunos cotistas e às interacoes por eles estabelecidas com outros alunos e com os professores. Para isso, utilizou-se uma metodologia que alia metodos qualitativos (grupos focais) com metodos quantitativos (survey). Os principais resultados da pesquisa apontam para o aumento da autoestima dos cotistas e, ao mesmo tempo, para a existencia, por razoes econômicas e de classe, de tensoes entre eles e os alunos nao cotistas e, principalmente, entre os professores dos cursos mais prestigiosos. |
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As acoes afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliaçõesThe affirmative action in public universities and social recognition: a hidden face of evaluationsLas acciones afirmativas en las universidades públicas y el reconocimiento social: el lado oculto de las evaluacionesAccion afirmativa; Cupos universitarios; Evaluacion; ReconocimientoAcao afirmativa; Cotas universitarias; Avaliação; ReconhecimentoAffirmative action; University quotas; Evaluation; RecognitionNeste texto, argumentamos que as avaliações das cotas universitarias precisam incorporar o conceito de reconhecimento social. Se as acoes afirmativas que beneficiam alunos de escolas públicas e nao brancos nas universidades públicas se tornaram um fenômeno de grande visibilidade, ainda ha muito o que se avancar na interpretação dos seus reais efeitos. Desse modo, propomos discutir as mudancas introduzidas por essas politicas no quotidiano da Universidade Federal de Sergipe, dando prioridade à autopercepcao dos alunos cotistas e às interacoes por eles estabelecidas com outros alunos e com os professores. Para isso, utilizou-se uma metodologia que alia metodos qualitativos (grupos focais) com metodos quantitativos (survey). Os principais resultados da pesquisa apontam para o aumento da autoestima dos cotistas e, ao mesmo tempo, para a existencia, por razoes econômicas e de classe, de tensoes entre eles e os alunos nao cotistas e, principalmente, entre os professores dos cursos mais prestigiosos.In this paper, we argue that evaluations of university quotas must incorporate the concept of social recognition. Indeed, even if affirmative action in public universities for students from public schools and non-whites has become a phenomenon of great visibility, we still have much to advance in the interpretation of its actual effects. Thus, we propose to discuss the changes introduced by these policies into everyday life in the Federal University of Sergipe, giving priority to self-perception of quota students and to the interactions established by them with other students and with teachers. For this purpose, we used a methodology that combines qualitative (focus groups) and quantitative (survey) methods. The main research results point out increased self-esteem of these students and, at the same time, the existence, for economic and class reasons, of tensions between them and the non-quota students, and especially between them and teachers of the most prestigious courses.En este artículo se argumenta que las evaluaciones de las cuotas universitarias deben incorporar el concepto de reconocimiento social. En efecto, si la accion afirmativa em las universidades públicas a favor de los estudiantes de las escuelas públicas y los no blancos se han convertido en un fenomeno de gran visibilidad, todavia tenemos mucho que avanzar en la interpretacion de sus efectos reales. Por lo tanto, proponemos discutir los cambios introducidos por estas politicas en el cotidiano de la Universidad Federal de Sergipe, dando prioridad a la auto-percepcion de los cuotistas y las interacciones establecidas por ellos con otros estudiantes y con los profesores. Para esto, se utilizo una metodologia que combina metodos cualitativos (grupos focales) y cuantitativos (encuesta). Los principales resultados de la investigación apuntan a un aumento de la autoestima de ellos y, al mismo tiempo, la existencia, por razones economicas y de clase, a las tensiones entre ellos y los estudiantes non cuotistas y especialmente los profesores de los cursos mas prestigiosos.Fundação CesgranrioNeves, Paulo Sergio da CostaFaro, AndreSchmitz, Heike2016-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/91410.1590/S0104-40362016000100006Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 127-1601809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/914/440https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/914/441https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/914/442Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-16T22:01:48Zoai:ojs.localhost:article/914Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-05-16T22:01:48Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
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Neste texto, argumentamos que as avaliações das cotas universitarias precisam incorporar o conceito de reconhecimento social. Se as acoes afirmativas que beneficiam alunos de escolas públicas e nao brancos nas universidades públicas se tornaram um fenômeno de grande visibilidade, ainda ha muito o que se avancar na interpretação dos seus reais efeitos. Desse modo, propomos discutir as mudancas introduzidas por essas politicas no quotidiano da Universidade Federal de Sergipe, dando prioridade à autopercepcao dos alunos cotistas e às interacoes por eles estabelecidas com outros alunos e com os professores. Para isso, utilizou-se uma metodologia que alia metodos qualitativos (grupos focais) com metodos quantitativos (survey). Os principais resultados da pesquisa apontam para o aumento da autoestima dos cotistas e, ao mesmo tempo, para a existencia, por razoes econômicas e de classe, de tensoes entre eles e os alunos nao cotistas e, principalmente, entre os professores dos cursos mais prestigiosos. |
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