Homeschooling: menos estado, mais violações ao direito fundamental à educação?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16566 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é lançar luz sobre a modalidade educacional Homeschooling, ensino domiciliar, sob forma e responsabilidade direta de um ou mais agentes familiares, com acompanhamento Estatal limitado. Tema de grande relevância ao direito à educação no Brasil, suas consequências práticas, implicações futuras e sob a perspectiva da proteção integral ao Direito fundamental à Educação, conforme expressamente resguardado nos Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição Federal de 1988. A matéria que por ora se encontra pendente de legislação infraconstitucional, mas que, nos últimos anos, gerou densas discussões junto aos intelectuais em educação, operadores do direito, Políticos e principalmente, aos ministros do Supremo Tribunal Federal, que em primeiro momento, reconheceram a repercussão geral sobre o tema, e posteriormente, decidindo por maioria, que o tema não aparenta inconstitucionalidade, mas carecendo de leis especiais, deixando campo aberto para atuação do Congresso Nacional a criar legislação específica. A partir da revisão da literatura jurídica e análise de documentos legislativos e precedentes jurisprudenciais, almeja-se com este trabalho, que as considerações aqui expressadas possam servir para a continuidade benéfica do debate em busca da verdade. |
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Costa, Fabio de Lima da2023-04-19T17:22:15Z2023-04-19T17:22:15Z20222022https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16566André Pires GontijoO objetivo deste trabalho é lançar luz sobre a modalidade educacional Homeschooling, ensino domiciliar, sob forma e responsabilidade direta de um ou mais agentes familiares, com acompanhamento Estatal limitado. Tema de grande relevância ao direito à educação no Brasil, suas consequências práticas, implicações futuras e sob a perspectiva da proteção integral ao Direito fundamental à Educação, conforme expressamente resguardado nos Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição Federal de 1988. A matéria que por ora se encontra pendente de legislação infraconstitucional, mas que, nos últimos anos, gerou densas discussões junto aos intelectuais em educação, operadores do direito, Políticos e principalmente, aos ministros do Supremo Tribunal Federal, que em primeiro momento, reconheceram a repercussão geral sobre o tema, e posteriormente, decidindo por maioria, que o tema não aparenta inconstitucionalidade, mas carecendo de leis especiais, deixando campo aberto para atuação do Congresso Nacional a criar legislação específica. A partir da revisão da literatura jurídica e análise de documentos legislativos e precedentes jurisprudenciais, almeja-se com este trabalho, que as considerações aqui expressadas possam servir para a continuidade benéfica do debate em busca da verdade.Submitted by Milena Dornelas (milena.dornelas@uniceub.br) on 2023-04-04T22:40:22Z No. of bitstreams: 1 22000404.pdf: 386320 bytes, checksum: 7e7428c8775b640d3cb307da3a2a613f (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-04-19T17:22:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 22000404.pdf: 386320 bytes, checksum: 7e7428c8775b640d3cb307da3a2a613f (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-19T17:22:15Z (GMT). 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