A importância da comunicação interna em uma rede de franquias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11988 |
Resumo: | O presente trabalho trata da importância da comunicação interna para o bom funcionamento das organizações e faz um estudo de caso com uma empresa de franquias de âmbito nacional no setor de alimentação, a rede Giraffas. A partir de uma pesquisa de opinião, buscou identificar aspectos da comunicação da empresa com os franqueados, reconhecidos pela rede como parceiros-investidores, e um dos seus principais públicos. Após realizar pesquisa bibliográfica, foram desenvolvidos os seguintes conceitos relativos ao tema: comunicação e cultura organizacional, ferramentas de comunicação, sistema de franquias no Brasil e no mundo e comunicação em empresas de franquias. Como resultado, desta pesquisa foi ressaltado o papel fundamental da comunicação na construção da identidade de uma empresa, e as suas potencialidades para obtenção do engajamento dos seus agentes internos, assim como para a definição de políticas, estratégias e objetivos funcionais. O trabalho explica ainda o sistema de franquias, o seu surgimento e as principais vantagens deste modelo de negócio e particularidades da sua comunicação. O estudo de caso da comunicação da rede Giraffas se inicia a partir da distribuição de questionários para franqueados e de uma entrevista com o responsável pela Diretoria de Marketing da empresa. Como resultado, esta monografia apresenta um diagnóstico dos processos de comunicação da empresa tanto pela ótica da franqueadora como dos franqueados. |
id |
CEUB_158ef8952576ce62ef858ef9d08339e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/11988 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Britto, Patricia D' AguiarCiarallo, Gilson2018-05-08T18:33:46Z2018-05-08T18:33:46Z20152015BRITTO, Patricia D' Aguiar. A importância da comunicação interna em uma rede de franquias. 2015. 69 f. Monografia (Especialização em Gestão da Comunicação nas organizações) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11988O presente trabalho trata da importância da comunicação interna para o bom funcionamento das organizações e faz um estudo de caso com uma empresa de franquias de âmbito nacional no setor de alimentação, a rede Giraffas. A partir de uma pesquisa de opinião, buscou identificar aspectos da comunicação da empresa com os franqueados, reconhecidos pela rede como parceiros-investidores, e um dos seus principais públicos. Após realizar pesquisa bibliográfica, foram desenvolvidos os seguintes conceitos relativos ao tema: comunicação e cultura organizacional, ferramentas de comunicação, sistema de franquias no Brasil e no mundo e comunicação em empresas de franquias. Como resultado, desta pesquisa foi ressaltado o papel fundamental da comunicação na construção da identidade de uma empresa, e as suas potencialidades para obtenção do engajamento dos seus agentes internos, assim como para a definição de políticas, estratégias e objetivos funcionais. O trabalho explica ainda o sistema de franquias, o seu surgimento e as principais vantagens deste modelo de negócio e particularidades da sua comunicação. O estudo de caso da comunicação da rede Giraffas se inicia a partir da distribuição de questionários para franqueados e de uma entrevista com o responsável pela Diretoria de Marketing da empresa. Como resultado, esta monografia apresenta um diagnóstico dos processos de comunicação da empresa tanto pela ótica da franqueadora como dos franqueados.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-08T18:33:46Z No. of bitstreams: 1 51500719.pdf: 1205691 bytes, checksum: 59970b9f00badcc35f34c81b32c3b6cc (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-08T18:33:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500719.pdf: 1205691 bytes, checksum: 59970b9f00badcc35f34c81b32c3b6cc (MD5) Previous issue date: 2015Comunicação organizacionalComunicação internaFranquiaA importância da comunicação interna em uma rede de franquiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL51500719.pdf51500719.pdfapplication/pdf1205691https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11988/1/51500719.pdf59970b9f00badcc35f34c81b32c3b6ccMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11988/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT51500719.pdf.txt51500719.pdf.txtExtracted texttext/plain122348https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11988/3/51500719.pdf.txtdbbedf990b0f3fe7bff252d675eecbccMD53235/119882019-03-20 19:44:07.428oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-20T19:44:07Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da comunicação interna em uma rede de franquias |
title |
A importância da comunicação interna em uma rede de franquias |
spellingShingle |
A importância da comunicação interna em uma rede de franquias Britto, Patricia D' Aguiar Comunicação organizacional Comunicação interna Franquia |
title_short |
A importância da comunicação interna em uma rede de franquias |
title_full |
A importância da comunicação interna em uma rede de franquias |
title_fullStr |
A importância da comunicação interna em uma rede de franquias |
title_full_unstemmed |
A importância da comunicação interna em uma rede de franquias |
title_sort |
A importância da comunicação interna em uma rede de franquias |
author |
Britto, Patricia D' Aguiar |
author_facet |
Britto, Patricia D' Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Britto, Patricia D' Aguiar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ciarallo, Gilson |
contributor_str_mv |
Ciarallo, Gilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Comunicação interna Franquia |
topic |
Comunicação organizacional Comunicação interna Franquia |
description |
O presente trabalho trata da importância da comunicação interna para o bom funcionamento das organizações e faz um estudo de caso com uma empresa de franquias de âmbito nacional no setor de alimentação, a rede Giraffas. A partir de uma pesquisa de opinião, buscou identificar aspectos da comunicação da empresa com os franqueados, reconhecidos pela rede como parceiros-investidores, e um dos seus principais públicos. Após realizar pesquisa bibliográfica, foram desenvolvidos os seguintes conceitos relativos ao tema: comunicação e cultura organizacional, ferramentas de comunicação, sistema de franquias no Brasil e no mundo e comunicação em empresas de franquias. Como resultado, desta pesquisa foi ressaltado o papel fundamental da comunicação na construção da identidade de uma empresa, e as suas potencialidades para obtenção do engajamento dos seus agentes internos, assim como para a definição de políticas, estratégias e objetivos funcionais. O trabalho explica ainda o sistema de franquias, o seu surgimento e as principais vantagens deste modelo de negócio e particularidades da sua comunicação. O estudo de caso da comunicação da rede Giraffas se inicia a partir da distribuição de questionários para franqueados e de uma entrevista com o responsável pela Diretoria de Marketing da empresa. Como resultado, esta monografia apresenta um diagnóstico dos processos de comunicação da empresa tanto pela ótica da franqueadora como dos franqueados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-08T18:33:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-08T18:33:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRITTO, Patricia D' Aguiar. A importância da comunicação interna em uma rede de franquias. 2015. 69 f. Monografia (Especialização em Gestão da Comunicação nas organizações) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11988 |
identifier_str_mv |
BRITTO, Patricia D' Aguiar. A importância da comunicação interna em uma rede de franquias. 2015. 69 f. Monografia (Especialização em Gestão da Comunicação nas organizações) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11988/1/51500719.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11988/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11988/3/51500719.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
59970b9f00badcc35f34c81b32c3b6cc 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 dbbedf990b0f3fe7bff252d675eecbcc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903906069676032 |