A importância da comunicação interna em uma rede de franquias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto, Patricia D' Aguiar
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11988
Resumo: O presente trabalho trata da importância da comunicação interna para o bom funcionamento das organizações e faz um estudo de caso com uma empresa de franquias de âmbito nacional no setor de alimentação, a rede Giraffas. A partir de uma pesquisa de opinião, buscou identificar aspectos da comunicação da empresa com os franqueados, reconhecidos pela rede como parceiros-investidores, e um dos seus principais públicos. Após realizar pesquisa bibliográfica, foram desenvolvidos os seguintes conceitos relativos ao tema: comunicação e cultura organizacional, ferramentas de comunicação, sistema de franquias no Brasil e no mundo e comunicação em empresas de franquias. Como resultado, desta pesquisa foi ressaltado o papel fundamental da comunicação na construção da identidade de uma empresa, e as suas potencialidades para obtenção do engajamento dos seus agentes internos, assim como para a definição de políticas, estratégias e objetivos funcionais. O trabalho explica ainda o sistema de franquias, o seu surgimento e as principais vantagens deste modelo de negócio e particularidades da sua comunicação. O estudo de caso da comunicação da rede Giraffas se inicia a partir da distribuição de questionários para franqueados e de uma entrevista com o responsável pela Diretoria de Marketing da empresa. Como resultado, esta monografia apresenta um diagnóstico dos processos de comunicação da empresa tanto pela ótica da franqueadora como dos franqueados.
id CEUB_158ef8952576ce62ef858ef9d08339e4
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/11988
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Britto, Patricia D' AguiarCiarallo, Gilson2018-05-08T18:33:46Z2018-05-08T18:33:46Z20152015BRITTO, Patricia D' Aguiar. A importância da comunicação interna em uma rede de franquias. 2015. 69 f. Monografia (Especialização em Gestão da Comunicação nas organizações) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11988O presente trabalho trata da importância da comunicação interna para o bom funcionamento das organizações e faz um estudo de caso com uma empresa de franquias de âmbito nacional no setor de alimentação, a rede Giraffas. A partir de uma pesquisa de opinião, buscou identificar aspectos da comunicação da empresa com os franqueados, reconhecidos pela rede como parceiros-investidores, e um dos seus principais públicos. Após realizar pesquisa bibliográfica, foram desenvolvidos os seguintes conceitos relativos ao tema: comunicação e cultura organizacional, ferramentas de comunicação, sistema de franquias no Brasil e no mundo e comunicação em empresas de franquias. Como resultado, desta pesquisa foi ressaltado o papel fundamental da comunicação na construção da identidade de uma empresa, e as suas potencialidades para obtenção do engajamento dos seus agentes internos, assim como para a definição de políticas, estratégias e objetivos funcionais. O trabalho explica ainda o sistema de franquias, o seu surgimento e as principais vantagens deste modelo de negócio e particularidades da sua comunicação. O estudo de caso da comunicação da rede Giraffas se inicia a partir da distribuição de questionários para franqueados e de uma entrevista com o responsável pela Diretoria de Marketing da empresa. Como resultado, esta monografia apresenta um diagnóstico dos processos de comunicação da empresa tanto pela ótica da franqueadora como dos franqueados.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-08T18:33:46Z No. of bitstreams: 1 51500719.pdf: 1205691 bytes, checksum: 59970b9f00badcc35f34c81b32c3b6cc (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-08T18:33:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500719.pdf: 1205691 bytes, checksum: 59970b9f00badcc35f34c81b32c3b6cc (MD5) Previous issue date: 2015Comunicação organizacionalComunicação internaFranquiaA importância da comunicação interna em uma rede de franquiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL51500719.pdf51500719.pdfapplication/pdf1205691https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11988/1/51500719.pdf59970b9f00badcc35f34c81b32c3b6ccMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11988/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT51500719.pdf.txt51500719.pdf.txtExtracted texttext/plain122348https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11988/3/51500719.pdf.txtdbbedf990b0f3fe7bff252d675eecbccMD53235/119882019-03-20 19:44:07.428oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-20T19:44:07Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da comunicação interna em uma rede de franquias
title A importância da comunicação interna em uma rede de franquias
spellingShingle A importância da comunicação interna em uma rede de franquias
Britto, Patricia D' Aguiar
Comunicação organizacional
Comunicação interna
Franquia
title_short A importância da comunicação interna em uma rede de franquias
title_full A importância da comunicação interna em uma rede de franquias
title_fullStr A importância da comunicação interna em uma rede de franquias
title_full_unstemmed A importância da comunicação interna em uma rede de franquias
title_sort A importância da comunicação interna em uma rede de franquias
author Britto, Patricia D' Aguiar
author_facet Britto, Patricia D' Aguiar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Britto, Patricia D' Aguiar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ciarallo, Gilson
contributor_str_mv Ciarallo, Gilson
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Comunicação interna
Franquia
topic Comunicação organizacional
Comunicação interna
Franquia
description O presente trabalho trata da importância da comunicação interna para o bom funcionamento das organizações e faz um estudo de caso com uma empresa de franquias de âmbito nacional no setor de alimentação, a rede Giraffas. A partir de uma pesquisa de opinião, buscou identificar aspectos da comunicação da empresa com os franqueados, reconhecidos pela rede como parceiros-investidores, e um dos seus principais públicos. Após realizar pesquisa bibliográfica, foram desenvolvidos os seguintes conceitos relativos ao tema: comunicação e cultura organizacional, ferramentas de comunicação, sistema de franquias no Brasil e no mundo e comunicação em empresas de franquias. Como resultado, desta pesquisa foi ressaltado o papel fundamental da comunicação na construção da identidade de uma empresa, e as suas potencialidades para obtenção do engajamento dos seus agentes internos, assim como para a definição de políticas, estratégias e objetivos funcionais. O trabalho explica ainda o sistema de franquias, o seu surgimento e as principais vantagens deste modelo de negócio e particularidades da sua comunicação. O estudo de caso da comunicação da rede Giraffas se inicia a partir da distribuição de questionários para franqueados e de uma entrevista com o responsável pela Diretoria de Marketing da empresa. Como resultado, esta monografia apresenta um diagnóstico dos processos de comunicação da empresa tanto pela ótica da franqueadora como dos franqueados.
publishDate 2015
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-08T18:33:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-08T18:33:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRITTO, Patricia D' Aguiar. A importância da comunicação interna em uma rede de franquias. 2015. 69 f. Monografia (Especialização em Gestão da Comunicação nas organizações) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11988
identifier_str_mv BRITTO, Patricia D' Aguiar. A importância da comunicação interna em uma rede de franquias. 2015. 69 f. Monografia (Especialização em Gestão da Comunicação nas organizações) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11988/1/51500719.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11988/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11988/3/51500719.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 59970b9f00badcc35f34c81b32c3b6cc
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
dbbedf990b0f3fe7bff252d675eecbcc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903906069676032