Educação física adaptada para alunos deficientes físicos na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wessling, Guilherme Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5844
Resumo: Introdução: O estudo sobre "Educação Física Adaptada Para Alunos Deficientes físicos na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental" foi realizado mediante revisão bibliográfica de vários artigos científicos, o que faz deste trabalho uma pesquisa de cunho exploratório. Objetivo: Buscar entender como é tratada a educação física inclusiva no contexto educacional, na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Material e métodos: O estudo foi realizado mediante revisão bibliográfica de artigos científicos e periódicos como: Revista Brasileira de Educação Especial e Revista Educação Especial, entre outros, de 1994 a 2013 e documentos legais como a LDB 9394 de 1996, os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física de 1988 e a Declaração de Salamanca de 1994, o que faz deste trabalho uma pesquisa de cunho exploratório. Revisão de literatura: A educação física vem evoluindo, assegurando aos alunos menos habilidosos ou deficientes novos espaços para aprender de acordo com suas capacidades motoras, independente de suas limitações, o que gera a inclusão. Além dos processos de adaptação o educador tem que estar disposto a fazer com que o aluno com necessidades educativas especiais, se sinta parte do contexto educacional (VENTURINI, 2010). Segundo Sant’ana (2005) um dos maiores desafios encontrados na educação física escolar e na própria sociedade, é a de incluir crianças com algum tipo de deficiência. A educação inclusiva consiste não só em integrar os indivíduos, mas em adaptar o ensino para que todos tenham facilidade em entender o seu conteúdo e dessa forma, gerar a participação em sua totalidade. Considerações finais: O professor que trabalha com a inclusão tem que estar bem preparado para receber o aluno com deficiência, o que implica em sua formação continuada e um maior enfrentamento de desafios e comprometimento didático com todos os alunos (CRUZ e FERREIRA, 2005).
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Segundo Sant’ana (2005) um dos maiores desafios encontrados na educação física escolar e na própria sociedade, é a de incluir crianças com algum tipo de deficiência. A educação inclusiva consiste não só em integrar os indivíduos, mas em adaptar o ensino para que todos tenham facilidade em entender o seu conteúdo e dessa forma, gerar a participação em sua totalidade. Considerações finais: O professor que trabalha com a inclusão tem que estar bem preparado para receber o aluno com deficiência, o que implica em sua formação continuada e um maior enfrentamento de desafios e comprometimento didático com todos os alunos (CRUZ e FERREIRA, 2005).Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-04T13:37:10Z No. of bitstreams: 1 21237287.pdf: 2028101 bytes, checksum: f1af9115c370922d9fe657d7fbb915e4 (MD5)Made available in DSpace on 2015-03-04T13:37:11Z (GMT). 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