Da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental: o que prescreve os documentos legais e o que faz a escola?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Diva Quatrin de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6477
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, busca discutir questões referente ao processo da transição que as crianças passam ao sair da Educação Infantil e ingressar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos. Fazendo uma leitura do que trazem os documentos legais tais como a Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e o que é vivido no chão da escola. O brincar e a ludicidade ganham centralidade ao pensarmos o “ser crianças” em suas infâncias plurais. Logo, entender conceitualmente crianças, infâncias, Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos e a cultura escolar como um modo de compreender a realidade contextualizada, e fazer dessa um campo de pesquisa. Crianças ou alunos? Como são reconhecidos os sujeitos que iniciam no 1º Ano do Ensino Fundamental? Levando em conta a visão do pedagogo, assim como o que a escola traz em seus documentos e conhecendo os sujeitos envolvidos, construímos entendimentos, que não pretendem ser verdades absolutas, mas sim caminhos para novos entendimentos.
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