Da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental: o que prescreve os documentos legais e o que faz a escola?
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6477 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso, busca discutir questões referente ao processo da transição que as crianças passam ao sair da Educação Infantil e ingressar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos. Fazendo uma leitura do que trazem os documentos legais tais como a Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e o que é vivido no chão da escola. O brincar e a ludicidade ganham centralidade ao pensarmos o “ser crianças” em suas infâncias plurais. Logo, entender conceitualmente crianças, infâncias, Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos e a cultura escolar como um modo de compreender a realidade contextualizada, e fazer dessa um campo de pesquisa. Crianças ou alunos? Como são reconhecidos os sujeitos que iniciam no 1º Ano do Ensino Fundamental? Levando em conta a visão do pedagogo, assim como o que a escola traz em seus documentos e conhecendo os sujeitos envolvidos, construímos entendimentos, que não pretendem ser verdades absolutas, mas sim caminhos para novos entendimentos. |
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O presente trabalho de conclusão de curso, busca discutir questões referente ao processo da transição que as crianças passam ao sair da Educação Infantil e ingressar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos. Fazendo uma leitura do que trazem os documentos legais tais como a Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e o que é vivido no chão da escola. O brincar e a ludicidade ganham centralidade ao pensarmos o “ser crianças” em suas infâncias plurais. Logo, entender conceitualmente crianças, infâncias, Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos e a cultura escolar como um modo de compreender a realidade contextualizada, e fazer dessa um campo de pesquisa. Crianças ou alunos? Como são reconhecidos os sujeitos que iniciam no 1º Ano do Ensino Fundamental? Levando em conta a visão do pedagogo, assim como o que a escola traz em seus documentos e conhecendo os sujeitos envolvidos, construímos entendimentos, que não pretendem ser verdades absolutas, mas sim caminhos para novos entendimentos. |
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