Efeitos de regras e autorregras na mudança comportamental na clínica psicológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2728 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo avaliar o seguimento de regras e autorregras no contexto clínico. Para tanto foi realizada uma pesquisa com dois clientes e um terapeuta estagiário, em uma clínica escola. O terapeuta em sessões iniciais do processo terapêutico emitiu três regras para cada cliente e, concomitantemente criou contingências para que as duas clientes formulassem três autorregras em contextos específicos de suas vidas. As autorregras são geradas, durante o processo terapêutico, a partir de questionamentos reflexivos, que consistem em conjuntos de perguntas abertas encadeadas de forma lógica, formulados pelo terapeuta. Em seguida, o conteúdo das sessões subsequentes foi analisado de modo a identificar que tipo de regras foi seguido com maior frequência durante a terapia, considerando as oportunidades de seguimentos. Há indí- cios de que as pessoas tendem a ficar mais sobre o controle das regras geradas por elas mesmas, quando comparadas com aquelas emitidas por outras pessoas. Os dados levantados no presente estudo corroboram os indícios de que as autorregras geradas no processo terapêutico tendem a ser mais seguidas que as regras emitidas pelos terapeutas. |
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O presente estudo tem por objetivo avaliar o seguimento de regras e autorregras no contexto clínico. Para tanto foi realizada uma pesquisa com dois clientes e um terapeuta estagiário, em uma clínica escola. O terapeuta em sessões iniciais do processo terapêutico emitiu três regras para cada cliente e, concomitantemente criou contingências para que as duas clientes formulassem três autorregras em contextos específicos de suas vidas. As autorregras são geradas, durante o processo terapêutico, a partir de questionamentos reflexivos, que consistem em conjuntos de perguntas abertas encadeadas de forma lógica, formulados pelo terapeuta. Em seguida, o conteúdo das sessões subsequentes foi analisado de modo a identificar que tipo de regras foi seguido com maior frequência durante a terapia, considerando as oportunidades de seguimentos. Há indí- cios de que as pessoas tendem a ficar mais sobre o controle das regras geradas por elas mesmas, quando comparadas com aquelas emitidas por outras pessoas. Os dados levantados no presente estudo corroboram os indícios de que as autorregras geradas no processo terapêutico tendem a ser mais seguidas que as regras emitidas pelos terapeutas. |
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