Efeitos de treinos sucessivos sobre a transposição entre as funções de ouvinte e falante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germano, Felipe de Souza Soares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9648
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar o efeito de treinos sucessivos sobre a emissão de comportamentos de falante não treinado, após treino de comportamento de ouvinte em participantes adultos numa tarefa computadorizada. Para tanto foram realizados dois experimentos. O Experimento 1 avaliou o efeito de treinos sucessivos sobre a transposição de aprendizagens na função de ouvinte para a função de falante com o operante verbal mando com quatro adultos. No Experimento 2, nove adultos foram divididos entre duas condições, afim de avaliar se a mudança do operante verbal mando para o operante verbal tato replicariam os resultados obtidos no Experimento 1. Foi analisado também se a instrução apresentada antes da etapa de treino de ouvinte nas fases ímpares para os participantes da Condição instrução completa (IC) produziria efeitos diferentes se comparado com os participantes da Condição instrução incompleta (II). Os resultados de ambos os experimentos mostraram a possibilidade de se estudar quais variáveis seriam responsáveis pela transposição de aprendizagens na função de ouvinte para a função de falante em participantes adultos com desenvolvimento típico, pois, em sua maioria, os adultos demonstraram independência funcional entre treino de ouvinte e teste de falante. Com relação ao Experimento 1, foram observadas dificuldades metodológicas para manipular as variáveis ambientais responsáveis pela emissão da resposta com função de mando. No Experimento 2 foi observada maior sistematicidade dos dados se comparado com o Experimento 1. Além disso, no Experimento 2, uma diferença entre o desempenho dos participantes da Condição IC em relação à Condição II foi avaliada, sugerindo efeito da instrução sobre as respostas dos participantes da Condição IC.
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No Experimento 2, nove adultos foram divididos entre duas condições, afim de avaliar se a mudança do operante verbal mando para o operante verbal tato replicariam os resultados obtidos no Experimento 1. Foi analisado também se a instrução apresentada antes da etapa de treino de ouvinte nas fases ímpares para os participantes da Condição instrução completa (IC) produziria efeitos diferentes se comparado com os participantes da Condição instrução incompleta (II). Os resultados de ambos os experimentos mostraram a possibilidade de se estudar quais variáveis seriam responsáveis pela transposição de aprendizagens na função de ouvinte para a função de falante em participantes adultos com desenvolvimento típico, pois, em sua maioria, os adultos demonstraram independência funcional entre treino de ouvinte e teste de falante. Com relação ao Experimento 1, foram observadas dificuldades metodológicas para manipular as variáveis ambientais responsáveis pela emissão da resposta com função de mando. No Experimento 2 foi observada maior sistematicidade dos dados se comparado com o Experimento 1. Além disso, no Experimento 2, uma diferença entre o desempenho dos participantes da Condição IC em relação à Condição II foi avaliada, sugerindo efeito da instrução sobre as respostas dos participantes da Condição IC.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-11-24T17:02:22Z No. of bitstreams: 1 61350467.pdf: 910189 bytes, checksum: 6aba4a902e4741f3aac8c6175ee3b815 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-25T18:01:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61350467.pdf: 910189 bytes, checksum: 6aba4a902e4741f3aac8c6175ee3b815 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-25T18:01:58Z (GMT). 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