Relação entre treinos sucessivos e emissão de comportamento de transposição entre as funções de falante e ouvinte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germano, Felipe de Souza Soares
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2772
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivos: (1) investigar a independência funcional em participantes adultos, e verificar se os mesmos replicam os resultados mais comuns encontrados com a população comumente utilizada nesse tipo de experimento; (2) verificar se treinos sucessivos entre duas funções distintas – função de falante e função de ouvinte – poderiam viabilizar o desenvolvimento de repertórios de transposição entre essas duas funções; e (3) investigar o uso de um novo procedimento que emprega OEC‟s transitivas. Tomando por base alguns estudos, elaborou-se um novo procedimento a fim de se estudar a independência funcional com participantes adultos, estes não apresentando qualquer tipo de atraso no desenvolvimento. Participaram do estudo 12 participantes adultos com idades entre 19 e 54 anos que foram divididos em dois Grupos distintos: Grupo Ouvinte-Falante no qual foi treinada a função de ouvinte e posteriormente testado o surgimento colateral da função de falante e o Grupo FalanteOuvinte tendo este a ordem inversa de treino e teste do primeiro grupo. O Experimento contou com três fases distintas, tendo em vista que todos os participantes foram sujeitados a todas as fases experimentais. Dentre os resultados foi observada (1) a possibilidade de se estudar a independência funcional em participantes adultos; (2) porém os resultados durante as fases de teste colateral não corroboraram inteiramente com a linha de pesquisa acerca de um possível efeito no estabelecimento de repertórios de transposição por meio de treinos sucessivos em duas funções distintas; (3) treinos na função de falante geraram um aumento de repertório verbal e não-verbal, já o treino na função de ouvinte resultou em um aumento apenas no repertório não-verbal. Os resultados foram discutidos levando-se em consideração um artefato do método no tocante às pesquisas acerca da independência e dependência funcional, bem como no estabelecimento de repertórios de transposição. Algumas características presentes na metodologia utilizada também poderiam ter influenciado o desempenho dos participantes (i.e., idiossincrasias da Fase Experimental 3). Acrescenta-se que a transposição entre as funções de falante e ouvinte ocorridas com os participantes do Grupo Falante-Ouvinte podem suscitar reflexões acerca do tempo maior de exposição e aprendizagem na função de ouvinte pelo qual as crianças passam no início de suas vidas.
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