A revisão de texto e o gênero publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Waneça Magda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11960
Resumo: O foco do presente trabalho é a revisão de textos partindo da abordagem dos gêneros textuais: análise e revisão do gênero publicitário, cujo principal objetivo é mostrar que a gramática não é a única ferramenta necessária para revisar textos. A presente pesquisa procedeu-se de forma bibliográfica fundamentada em teóricos como Bazerman (2005), Oliveira (2007), Marcuschi (2008), Rocha (2012), Coelho Neto (2013), a qual buscou apresentar um contexto diacrônico da revisão de texto, investigar a abrangência da revisão de gêneros por meio de análises de peças publicitárias e verificar quando cabe intervenção do revisor nos anúncios publicitários apresentados. Concluiu-se por fim que o presente trabalho poderá expandir a visão do revisor de textos quanto aos gêneros e ao ato de revisar de uma forma geral.
id CEUB_2cbcf4c064116b61bb8003e16c2b7fea
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/11960
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Lopes, Waneça MagdaMacedo, Denise2018-05-05T17:33:19Z2018-05-05T17:33:19Z20172017LOPES, Waneça Magda. A revisão de texto e o gênero publicitário. 2017. 22 f. Monografia (Especialização em Revisão de Texto) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11960O foco do presente trabalho é a revisão de textos partindo da abordagem dos gêneros textuais: análise e revisão do gênero publicitário, cujo principal objetivo é mostrar que a gramática não é a única ferramenta necessária para revisar textos. A presente pesquisa procedeu-se de forma bibliográfica fundamentada em teóricos como Bazerman (2005), Oliveira (2007), Marcuschi (2008), Rocha (2012), Coelho Neto (2013), a qual buscou apresentar um contexto diacrônico da revisão de texto, investigar a abrangência da revisão de gêneros por meio de análises de peças publicitárias e verificar quando cabe intervenção do revisor nos anúncios publicitários apresentados. Concluiu-se por fim que o presente trabalho poderá expandir a visão do revisor de textos quanto aos gêneros e ao ato de revisar de uma forma geral.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-04-25T18:35:53Z No. of bitstreams: 1 51500892.pdf: 364086 bytes, checksum: 61525292400fd3c37094656120483551 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-05-05T17:33:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 51500892.pdf: 364086 bytes, checksum: 61525292400fd3c37094656120483551 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-05T17:33:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500892.pdf: 364086 bytes, checksum: 61525292400fd3c37094656120483551 (MD5) Previous issue date: 2017Ação socialGênero textualRevisão de textoA revisão de texto e o gênero publicitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL51500892.pdf51500892.pdfapplication/pdf364086https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11960/1/51500892.pdf61525292400fd3c37094656120483551MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11960/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT51500892.pdf.txt51500892.pdf.txtExtracted texttext/plain45396https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11960/3/51500892.pdf.txt6d6d5b764847d979e4740a8938516e69MD53235/119602019-04-15 12:19:39.328oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-15T12:19:39Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A revisão de texto e o gênero publicitário
title A revisão de texto e o gênero publicitário
spellingShingle A revisão de texto e o gênero publicitário
Lopes, Waneça Magda
Ação social
Gênero textual
Revisão de texto
title_short A revisão de texto e o gênero publicitário
title_full A revisão de texto e o gênero publicitário
title_fullStr A revisão de texto e o gênero publicitário
title_full_unstemmed A revisão de texto e o gênero publicitário
title_sort A revisão de texto e o gênero publicitário
author Lopes, Waneça Magda
author_facet Lopes, Waneça Magda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Waneça Magda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Macedo, Denise
contributor_str_mv Macedo, Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Ação social
Gênero textual
Revisão de texto
topic Ação social
Gênero textual
Revisão de texto
description O foco do presente trabalho é a revisão de textos partindo da abordagem dos gêneros textuais: análise e revisão do gênero publicitário, cujo principal objetivo é mostrar que a gramática não é a única ferramenta necessária para revisar textos. A presente pesquisa procedeu-se de forma bibliográfica fundamentada em teóricos como Bazerman (2005), Oliveira (2007), Marcuschi (2008), Rocha (2012), Coelho Neto (2013), a qual buscou apresentar um contexto diacrônico da revisão de texto, investigar a abrangência da revisão de gêneros por meio de análises de peças publicitárias e verificar quando cabe intervenção do revisor nos anúncios publicitários apresentados. Concluiu-se por fim que o presente trabalho poderá expandir a visão do revisor de textos quanto aos gêneros e ao ato de revisar de uma forma geral.
publishDate 2017
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-05T17:33:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-05T17:33:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Waneça Magda. A revisão de texto e o gênero publicitário. 2017. 22 f. Monografia (Especialização em Revisão de Texto) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11960
identifier_str_mv LOPES, Waneça Magda. A revisão de texto e o gênero publicitário. 2017. 22 f. Monografia (Especialização em Revisão de Texto) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11960/1/51500892.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11960/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11960/3/51500892.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 61525292400fd3c37094656120483551
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
6d6d5b764847d979e4740a8938516e69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903905329381376