Transporte público coletivo: a relação das empresas com a imprensa para o gerenciamento de crise ocasionada pelo reajuste de tarifa anual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tôrres, Hellen de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11907
Resumo: O estudo a seguir apresenta uma análise e um olhar crítico, junto a autores e assessores de comunicação, sobre a influência da imprensa em crises de imagens do setor de transporte coletivo urbano em relação ao tema reajuste tarifário. A partir de um estudo de caso realizado com sindicato desse segmento, do Estado do Ceará, a pesquisa verificou por meio de um questionário, da análise de dados, de notícias veiculadas na imprensa e da rede social Facebook, a existência de atividades relacionadas às premissas da comunicação organizacional e do gerenciamento de crises, que mostram bons resultados para a melhoria constante de imagem que, por vezes, sendo negativa, interfere nas atividades e no crescimento das empresas do setor de transporte público coletivo brasileiro. São várias as ações e caminhos que podem ser tomados para contribuir com esse case, assim como, para motivação de outras entidades e empresas do setor no desenvolvimento de trabalho semelhante no âmbito da comunicação organizacional.
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spelling Tôrres, Hellen de AlmeidaFelix, Joana D'Arc Bicalho2018-05-04T17:25:39Z2018-05-04T17:25:39Z20162016Tôrres, Hellen de Almeida. Transporte público coletivo: a relação das empresas com a imprensa para o gerenciamento de crise ocasionada pelo reajuste de tarifa anuall. 2016. 69 f Monografia (Especialização em Gestão da comunicação nas organizações) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília.2016.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11907O estudo a seguir apresenta uma análise e um olhar crítico, junto a autores e assessores de comunicação, sobre a influência da imprensa em crises de imagens do setor de transporte coletivo urbano em relação ao tema reajuste tarifário. A partir de um estudo de caso realizado com sindicato desse segmento, do Estado do Ceará, a pesquisa verificou por meio de um questionário, da análise de dados, de notícias veiculadas na imprensa e da rede social Facebook, a existência de atividades relacionadas às premissas da comunicação organizacional e do gerenciamento de crises, que mostram bons resultados para a melhoria constante de imagem que, por vezes, sendo negativa, interfere nas atividades e no crescimento das empresas do setor de transporte público coletivo brasileiro. São várias as ações e caminhos que podem ser tomados para contribuir com esse case, assim como, para motivação de outras entidades e empresas do setor no desenvolvimento de trabalho semelhante no âmbito da comunicação organizacional.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-04T17:25:39Z No. of bitstreams: 1 01102016.pdf: 1716733 bytes, checksum: aee8d1a76a7127248fa504324e5a88cb (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-04T17:25:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 01102016.pdf: 1716733 bytes, checksum: aee8d1a76a7127248fa504324e5a88cb (MD5) Previous issue date: 2016This study presents an analysis and a critical eye, along with authors and media advisers, on the influence of media images crisis of urban public transport sector in relation to the subject tariff adjustment. From a case study of a union of this segment in the state of Ceará, the survey found through a questionnaire, data analysis, reports in the press and the social network Facebook, the existence of related activities to assumptions of organizational communication and crisis management, which show good results for the constant improvement of image that sometimes being negative, interfere in the activities and growth of companies in the Brazilian public transportation sector. There are several actions and paths that can be taken to contribute to this event, as well as for motivating other entities and companies in the sector in similar development work within the organizational communication.CriseComunicação empresarialImagemMarketingMídiaPlanejamento estratégicoRelacionamentoCrisisBusiness communicationImageMarketingMediaStrategic planningRelationshipTransporte público coletivo: a relação das empresas com a imprensa para o gerenciamento de crise ocasionada pelo reajuste de tarifa anualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL01102016.pdf01102016.pdfapplication/pdf1716733https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11907/1/01102016.pdfaee8d1a76a7127248fa504324e5a88cbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11907/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT01102016.pdf.txt01102016.pdf.txtExtracted texttext/plain152093https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11907/3/01102016.pdf.txtca5f67bd2e3e510c91f73495b4e788b2MD53235/119072019-03-15 18:57:47.55oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-15T18:57:47Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
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