COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodriguez, Maria Carolina
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/768
Resumo: This is a study about the process of communication associated with the Autovisão case, an episode in 2003 that triggered an image crisis at Volkswagen do Brazil. The objective of this research is to present how the company managed this crisis, especially with regards to the media. This investigation was based on news articles from the periodicals Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Diário do Grande ABC, Valeparaibano, and the labor union newspapers Tribuna Metalúrgica, of Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, and Jornal do Metalúrgico from the Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. The research method utilized was a case study. In addition to describing the most important events, this research's objective was to understand why the Autovisão was negatively mentioned in the media and to the stakeholders. This research concludes that Volkswagen was not prepared to manage its image crisis and had committed a number of mistakes that aggravated the situation.
id METO_783fdf556f29f914cb3b3106e45356a0
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/768
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Bueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650Queiroz, Adolpho Carlos FrançosoCPF:94674123412http://lattes.cnpq.br/2554925339792900Zaccaria., RosanaCPF:79923000022http://lattes.cnpq.br/1062347192477560CPF:16349651839Rodriguez, Maria Carolina2016-08-03T12:30:29Z2011-10-112007-03-07RODRIGUEZ, Maria Carolina. COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL. 2007. 339 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/768This is a study about the process of communication associated with the Autovisão case, an episode in 2003 that triggered an image crisis at Volkswagen do Brazil. The objective of this research is to present how the company managed this crisis, especially with regards to the media. This investigation was based on news articles from the periodicals Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Diário do Grande ABC, Valeparaibano, and the labor union newspapers Tribuna Metalúrgica, of Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, and Jornal do Metalúrgico from the Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. The research method utilized was a case study. In addition to describing the most important events, this research's objective was to understand why the Autovisão was negatively mentioned in the media and to the stakeholders. This research concludes that Volkswagen was not prepared to manage its image crisis and had committed a number of mistakes that aggravated the situation.Estudo sobre o processo de comunicação associado ao caso Autovisão, episódio que se transformou, em 2003, em uma crise de imagem para a Volkswagen do Brasil. O objetivo desta pesquisa é mostrar como a montadora gerenciou a crise, com destaque especial à interação com a mídia. A investigação foi realizada a partir das matérias publicadas na Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Diário do Grande ABC e Valeparaibano, e nos jornais sindicais Tribuna Metalúrgica, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e Jornal do Metalúrgico, do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso único descritivo. Além da descrição dos principais momentos do episódio, buscou-se compreender porque a Autovisão repercutiu negativamente na mídia e junto aos seus públicos de interesse. Conclui-se que a Volkswagen não estava preparada para gerenciar esta crise de imagem, tendo cometido uma série de erros de comunicação que contribuíram para agravá-la.Made available in DSpace on 2016-08-03T12:30:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Carolina pag 1-225.pdf: 1632651 bytes, checksum: 8f01eb7032f21d0b7e02f52ae2e2234b (MD5) Previous issue date: 2007-03-07application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2152/Maria%20Carolina%20pag%201-225.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso Comunicacionaiscomunicação empresarialcrise de imagemgerenciamento de criserelacionamento - mídia.business communicationimage crisiscrisis managementmedia relationship.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCOMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASILinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILMaria Carolina pag 1-225.pdf.jpgMaria Carolina pag 1-225.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/768/2/Maria+Carolina+pag+1-225.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52ORIGINALMaria Carolina pag 1-225.pdfapplication/pdf1632651http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/768/1/Maria+Carolina+pag+1-225.pdf8f01eb7032f21d0b7e02f52ae2e2234bMD51tede/7682016-08-03 15:03:56.152oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/768Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:03:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL
title COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL
spellingShingle COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL
Rodriguez, Maria Carolina
comunicação empresarial
crise de imagem
gerenciamento de crise
relacionamento - mídia.
business communication
image crisis
crisis management
media relationship.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL
title_full COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL
title_fullStr COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL
title_full_unstemmed COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL
title_sort COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL
author Rodriguez, Maria Carolina
author_facet Rodriguez, Maria Carolina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bueno, Wilson da Costa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:13125925962
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9495822246558650
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Queiroz, Adolpho Carlos Françoso
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:94674123412
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2554925339792900
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Zaccaria., Rosana
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:79923000022
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1062347192477560
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:16349651839
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodriguez, Maria Carolina
contributor_str_mv Bueno, Wilson da Costa
Queiroz, Adolpho Carlos Françoso
Zaccaria., Rosana
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação empresarial
crise de imagem
gerenciamento de crise
relacionamento - mídia.
topic comunicação empresarial
crise de imagem
gerenciamento de crise
relacionamento - mídia.
business communication
image crisis
crisis management
media relationship.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv business communication
image crisis
crisis management
media relationship.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This is a study about the process of communication associated with the Autovisão case, an episode in 2003 that triggered an image crisis at Volkswagen do Brazil. The objective of this research is to present how the company managed this crisis, especially with regards to the media. This investigation was based on news articles from the periodicals Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Diário do Grande ABC, Valeparaibano, and the labor union newspapers Tribuna Metalúrgica, of Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, and Jornal do Metalúrgico from the Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. The research method utilized was a case study. In addition to describing the most important events, this research's objective was to understand why the Autovisão was negatively mentioned in the media and to the stakeholders. This research concludes that Volkswagen was not prepared to manage its image crisis and had committed a number of mistakes that aggravated the situation.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-07
dc.date.available.fl_str_mv 2011-10-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T12:30:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUEZ, Maria Carolina. COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL. 2007. 339 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/768
identifier_str_mv RODRIGUEZ, Maria Carolina. COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL. 2007. 339 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Processo Comunicacionais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/768/2/Maria+Carolina+pag+1-225.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/768/1/Maria+Carolina+pag+1-225.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
8f01eb7032f21d0b7e02f52ae2e2234b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1791079556007854080