O discurso da militarização nas escolas implicações subjetivas e sociais a partir da perspectiva de profissionais da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Isabel Lorrane Araújo Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13895
Resumo: A pesquisa aqui apresentada dedicou-se a investigação dos discursos sobre violência e segurança pública no Brasil contemporâneo. Buscou-se verificar de que forma esses discursos se constituem e se manifestam no contexto das políticas de militarização de escolas públicas, bem como seus impactos nos processos de subjetivação e sofrimento psíquico, além de suas implicações sociais. A estratégia metodológica utilizada foi a Análise do Discurso, articulada aos aportes teórico-metodológicos da psicanálise; tomando como referência central as reflexões a respeito do mal-estar na atualidade, a noção violência, segurança e ‘instituição disciplinar’. Foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas para a construção do material, com profissionais da educação, atuantes em escolas públicas do Distrito Federal, sendo estes/as, professores/as e/ou profissionais da equipe gestora e pedagógica. Além disso, utilizou-se os documentos aprovados, recentemente, pela Portaria Conjunta n° 11, de 23 de outubro de 2019, que visam apresentar as normas instituídas pelo “Projeto de Gestão Compartilhada” – ou, em outras palavras, a militarização das escolas. A utilização desses documentos serviu enquanto material de análise, a fim de potencializar a compreensão das instituições escolares. Ao longo do trabalho, foi possível articular as particularidades das escolas atuais com os conceitos de ‘disciplina’ e ‘poder’ do teórico Michel Foucault, bem como compreender as vicissitudes implicadas no modo (não tão novo) de conceber a escola, que acompanha as mobilizações do projeto em questão.
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A estratégia metodológica utilizada foi a Análise do Discurso, articulada aos aportes teórico-metodológicos da psicanálise; tomando como referência central as reflexões a respeito do mal-estar na atualidade, a noção violência, segurança e ‘instituição disciplinar’. Foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas para a construção do material, com profissionais da educação, atuantes em escolas públicas do Distrito Federal, sendo estes/as, professores/as e/ou profissionais da equipe gestora e pedagógica. Além disso, utilizou-se os documentos aprovados, recentemente, pela Portaria Conjunta n° 11, de 23 de outubro de 2019, que visam apresentar as normas instituídas pelo “Projeto de Gestão Compartilhada” – ou, em outras palavras, a militarização das escolas. A utilização desses documentos serviu enquanto material de análise, a fim de potencializar a compreensão das instituições escolares. Ao longo do trabalho, foi possível articular as particularidades das escolas atuais com os conceitos de ‘disciplina’ e ‘poder’ do teórico Michel Foucault, bem como compreender as vicissitudes implicadas no modo (não tão novo) de conceber a escola, que acompanha as mobilizações do projeto em questão.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-17T11:30:35Z No. of bitstreams: 1 21501119.pdf: 1657072 bytes, checksum: 9cd672a6eb03f5a8cd0cc7e0e94d6561 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-22T14:50:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21501119.pdf: 1657072 bytes, checksum: 9cd672a6eb03f5a8cd0cc7e0e94d6561 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-22T14:50:52Z (GMT). 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