A violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BISPO, FÁBIO SANTOS
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: DE LIMA, NÁDIA LAGUÁRDIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21130
Resumo: Este artigo apresenta uma abordagem interdisciplinar acerca da problemática da violência na escola. Discutem-se, primeiramente, as possíveis definições e caracterizações da violência, tomando-a a partir de diferentes dimensões, tais como a violência subjetiva, a violência simbólica e a violência objetiva, sistêmica ou estrutural. São analisadas as formas simbólicas e sociais da violência institucional que permeia o âmbito escolar, sobretudo a partir de suas relações com a noção foucaultiana de poder disciplinar. Em oposição às crescentes estratégias de controle e segregação articuladas ao biopoder que se fazem presentes no espaço escolar, destacamos a importância de uma educação que valorize a participação ativa dos jovens na construção de saídas para os impasses e conflitos presentes nas relações sociais e pedagógicas, bem como as possíveis contribuições da Psicanálise para esse processo.
id UFMG-5_cefc7f019e1d717318afc947ea97484a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21130
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling A violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinarviolênciaescolapoder disciplinarpsicanáliseEste artigo apresenta uma abordagem interdisciplinar acerca da problemática da violência na escola. Discutem-se, primeiramente, as possíveis definições e caracterizações da violência, tomando-a a partir de diferentes dimensões, tais como a violência subjetiva, a violência simbólica e a violência objetiva, sistêmica ou estrutural. São analisadas as formas simbólicas e sociais da violência institucional que permeia o âmbito escolar, sobretudo a partir de suas relações com a noção foucaultiana de poder disciplinar. Em oposição às crescentes estratégias de controle e segregação articuladas ao biopoder que se fazem presentes no espaço escolar, destacamos a importância de uma educação que valorize a participação ativa dos jovens na construção de saídas para os impasses e conflitos presentes nas relações sociais e pedagógicas, bem como as possíveis contribuições da Psicanálise para esse processo.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21130Educação em Revista ; v. 30 n. 2 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21130/17019Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBISPO, FÁBIO SANTOSDE LIMA, NÁDIA LAGUÁRDIA2023-05-29T14:45:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21130Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:45:34Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar
title A violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar
spellingShingle A violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar
BISPO, FÁBIO SANTOS
violência
escola
poder disciplinar
psicanálise
title_short A violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar
title_full A violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar
title_fullStr A violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar
title_full_unstemmed A violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar
title_sort A violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar
author BISPO, FÁBIO SANTOS
author_facet BISPO, FÁBIO SANTOS
DE LIMA, NÁDIA LAGUÁRDIA
author_role author
author2 DE LIMA, NÁDIA LAGUÁRDIA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BISPO, FÁBIO SANTOS
DE LIMA, NÁDIA LAGUÁRDIA
dc.subject.por.fl_str_mv violência
escola
poder disciplinar
psicanálise
topic violência
escola
poder disciplinar
psicanálise
description Este artigo apresenta uma abordagem interdisciplinar acerca da problemática da violência na escola. Discutem-se, primeiramente, as possíveis definições e caracterizações da violência, tomando-a a partir de diferentes dimensões, tais como a violência subjetiva, a violência simbólica e a violência objetiva, sistêmica ou estrutural. São analisadas as formas simbólicas e sociais da violência institucional que permeia o âmbito escolar, sobretudo a partir de suas relações com a noção foucaultiana de poder disciplinar. Em oposição às crescentes estratégias de controle e segregação articuladas ao biopoder que se fazem presentes no espaço escolar, destacamos a importância de uma educação que valorize a participação ativa dos jovens na construção de saídas para os impasses e conflitos presentes nas relações sociais e pedagógicas, bem como as possíveis contribuições da Psicanálise para esse processo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21130
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21130/17019
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 30 n. 2 (2014)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121265917952