Glossário para divulgação e ensino de ecologia em Língua Brasileira de Sinais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17327 |
Resumo: | Existem ainda muitos entraves para o sistema de ensino e inclusão de pessoas surdas. Para o combate a tais entraves é necessária a criação de sinais específicos equivalentes para o português e uma maior divulgação de novos sinais criados por diversos grupos associados a pessoas que fazem o uso da língua brasileira de Sinais (Libras), além de criação de novos recursos didáticos voltados para a inclusão em sala de aula. A criação de novos sinais para disciplinas específicas tem sido bastante efetiva para o auxílio de surdos para o aprendizado, contudo se observa que muitos grupos de criação de sinais não conversam entre si e muitas vezes seus trabalhos não possuem grande divulgação ficando restritos aos ambientes universitários. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo a criação de um glossário específico em Libras para o ensino de Ecologia, com fins de divulgação desses sinais para auxiliar no aprendizado de alunos e professores surdos e ouvintes do ensino médio e a análise de glossários já existentes que possuem termos de ecologia para auxiliar esse conteúdo tão extenso que possui vários termos específicos. A partir de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, foram encontrados (em diversas fontes universitárias) sinais e seus equivalentes em português e, assim, foi feita uma análise de glossários de Biologia em Libras já criados. A seguir, foi criado um glossário em vídeo com termos da área da Ecologia nessa língua para a circulação em redes sociais de forma a se alcançar o maior público possível. |
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Ribeiro, Maria Clara Barreiros da Costa2024-04-04T15:11:05Z2024-04-04T15:11:05Z20182018RIBEIRO, Maria Clara Barreiros da Costa. Glossário para divulgação e ensino de ecologia em Língua Brasileira de Sinais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17327Anderson Tavares Correia da SilvaExistem ainda muitos entraves para o sistema de ensino e inclusão de pessoas surdas. Para o combate a tais entraves é necessária a criação de sinais específicos equivalentes para o português e uma maior divulgação de novos sinais criados por diversos grupos associados a pessoas que fazem o uso da língua brasileira de Sinais (Libras), além de criação de novos recursos didáticos voltados para a inclusão em sala de aula. A criação de novos sinais para disciplinas específicas tem sido bastante efetiva para o auxílio de surdos para o aprendizado, contudo se observa que muitos grupos de criação de sinais não conversam entre si e muitas vezes seus trabalhos não possuem grande divulgação ficando restritos aos ambientes universitários. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo a criação de um glossário específico em Libras para o ensino de Ecologia, com fins de divulgação desses sinais para auxiliar no aprendizado de alunos e professores surdos e ouvintes do ensino médio e a análise de glossários já existentes que possuem termos de ecologia para auxiliar esse conteúdo tão extenso que possui vários termos específicos. A partir de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, foram encontrados (em diversas fontes universitárias) sinais e seus equivalentes em português e, assim, foi feita uma análise de glossários de Biologia em Libras já criados. A seguir, foi criado um glossário em vídeo com termos da área da Ecologia nessa língua para a circulação em redes sociais de forma a se alcançar o maior público possível.Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-04T14:53:33Z No. of bitstreams: 1 21450466.pdf: 1279764 bytes, checksum: 50f0c88ac2d41af8e23a48a74b980809 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-04T15:11:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450466.pdf: 1279764 bytes, checksum: 50f0c88ac2d41af8e23a48a74b980809 (MD5)Made available in DSpace on 2024-04-04T15:11:05Z (GMT). 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Existem ainda muitos entraves para o sistema de ensino e inclusão de pessoas surdas. Para o combate a tais entraves é necessária a criação de sinais específicos equivalentes para o português e uma maior divulgação de novos sinais criados por diversos grupos associados a pessoas que fazem o uso da língua brasileira de Sinais (Libras), além de criação de novos recursos didáticos voltados para a inclusão em sala de aula. A criação de novos sinais para disciplinas específicas tem sido bastante efetiva para o auxílio de surdos para o aprendizado, contudo se observa que muitos grupos de criação de sinais não conversam entre si e muitas vezes seus trabalhos não possuem grande divulgação ficando restritos aos ambientes universitários. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo a criação de um glossário específico em Libras para o ensino de Ecologia, com fins de divulgação desses sinais para auxiliar no aprendizado de alunos e professores surdos e ouvintes do ensino médio e a análise de glossários já existentes que possuem termos de ecologia para auxiliar esse conteúdo tão extenso que possui vários termos específicos. A partir de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, foram encontrados (em diversas fontes universitárias) sinais e seus equivalentes em português e, assim, foi feita uma análise de glossários de Biologia em Libras já criados. A seguir, foi criado um glossário em vídeo com termos da área da Ecologia nessa língua para a circulação em redes sociais de forma a se alcançar o maior público possível. |
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