A perspectiva de professores/as universitários/as a respeito das políticas de inclusão racial no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Lucas de Vasconcelos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16631
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral investigar a percepção de professores/as universitários/as a respeito da política das cotas de inclusão racial no ensino superior. A pesquisa buscou compreender suas percepções sobre os/as alunos/as que utilizam do sistema de cotas para ingressar no ensino superior, possibilidades e desafios desse sistema e, por fim, seus conhecimentos e percepções sobre questões como o racismo estrutural e a meritocracia. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, mediante a realização de entrevistas individuais semiestruturadas virtuais, de forma integrada à apresentação de imagens previamente selecionadas. Participaram da pesquisa cinco professores/as universitários/as de variados cursos, sendo um professor de uma instituição de ensino superior pública e os/as demais de faculdades particulares. Foi utilizado o método de análise de conteúdo em sua vertente temática. No processo de transcrição das entrevistas, foram elaboradas três categorias analíticas temáticas para nortear o trabalho interpretativo. Os resultados da pesquisa indicaram que, em relação ao racismo, a maioria dos/as professores/as se apropriam do tema sem nenhuma leitura ou aprofundamento, tomando por base apenas suas vivências. Quanto à visão dos/as participantes sobre os/as alunos/as cotistas, as opiniões foram variadas, entre acreditar que estão aptos/as e não estão aptos/as para o ingresso do ensino superior. Apesar de apresentarem algumas críticas relacionadas ao sistema, os/as professores/as foram unânimes em defender que o sistema de cotas é necessário para remediar uma das consequências do racismo, que é a dificuldade de acesso ao ensino superior.
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Participaram da pesquisa cinco professores/as universitários/as de variados cursos, sendo um professor de uma instituição de ensino superior pública e os/as demais de faculdades particulares. Foi utilizado o método de análise de conteúdo em sua vertente temática. No processo de transcrição das entrevistas, foram elaboradas três categorias analíticas temáticas para nortear o trabalho interpretativo. Os resultados da pesquisa indicaram que, em relação ao racismo, a maioria dos/as professores/as se apropriam do tema sem nenhuma leitura ou aprofundamento, tomando por base apenas suas vivências. Quanto à visão dos/as participantes sobre os/as alunos/as cotistas, as opiniões foram variadas, entre acreditar que estão aptos/as e não estão aptos/as para o ingresso do ensino superior. 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