A satisfação dos consumidores dos sistemas operacionais IOS e Android para Smartphone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Libânio, Alencar de Paula
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3975
Resumo: A cada dia, a concorrência entre as empresas se torna mais acirrada, e a disputa pela atenção do consumidor é maior, sendo assim, atender as expectativas e satisfazer esses consumidores é cada vez mais difícil. Assim, é primordial para as organizações identificarem o nível de satisfação dos consumidores de seus produtos e serviços. É nesse sentido que este artigo se propõe a medir o grau de satisfação dos usuários do sistema Android e IOS. Para atender esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo, por meio da metodologia Survey, através da aplicação de um questionário com 10 perguntadas fechadas, a serem respondidas com base na escala Likert, com uma amostra de 34 usuários de cada sistema operacional, delimitada aos alunos do curso de administração noturno do Centro Universitário de Brasília. Com a pesquisa foi possível concluir que ambos os usuários possuem um nível de satisfação alto com os respectivos softwares, com uma diferença mínima de aproximadamente 1% entre os usuários IOS e Android.
id CEUB_469d34022ef0fb783b626ec68fd650c5
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/3975
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Libânio, Alencar de PaulaCordeiro, Marcelo Antônio Lisboa2013-09-23T19:20:44Z2013-09-23T19:20:44Z20132013-06LIBÂNO, Alencar de Paula. A satisfação dos consumidores dos sistemas operacionais IOS e ANDROID para smartphone . 2013. 28 f. Monografia(Graduação) Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3975A cada dia, a concorrência entre as empresas se torna mais acirrada, e a disputa pela atenção do consumidor é maior, sendo assim, atender as expectativas e satisfazer esses consumidores é cada vez mais difícil. Assim, é primordial para as organizações identificarem o nível de satisfação dos consumidores de seus produtos e serviços. É nesse sentido que este artigo se propõe a medir o grau de satisfação dos usuários do sistema Android e IOS. Para atender esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo, por meio da metodologia Survey, através da aplicação de um questionário com 10 perguntadas fechadas, a serem respondidas com base na escala Likert, com uma amostra de 34 usuários de cada sistema operacional, delimitada aos alunos do curso de administração noturno do Centro Universitário de Brasília. Com a pesquisa foi possível concluir que ambos os usuários possuem um nível de satisfação alto com os respectivos softwares, com uma diferença mínima de aproximadamente 1% entre os usuários IOS e Android.Submitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-23T19:20:44Z No. of bitstreams: 1 21143159.pdf: 1284107 bytes, checksum: 416ea7cfac6bda0e7425b85322f19546 (MD5)Made available in DSpace on 2013-09-23T19:20:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21143159.pdf: 1284107 bytes, checksum: 416ea7cfac6bda0e7425b85322f19546 (MD5) Previous issue date: 2013-06Satisfação do consumidorSistema operacionalSurveyA satisfação dos consumidores dos sistemas operacionais IOS e Android para Smartphoneinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3975/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINAL21143159.pdf21143159.pdfapplication/pdf1284107https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3975/1/21143159.pdf416ea7cfac6bda0e7425b85322f19546MD51TEXT21143159.pdf.txt21143159.pdf.txtExtracted texttext/plain41077https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3975/3/21143159.pdf.txt5763b5b2965d2e059dc9cf2b70c30f7cMD53235/39752019-05-16 14:01:32.047oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-16T14:01:32Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A satisfação dos consumidores dos sistemas operacionais IOS e Android para Smartphone
title A satisfação dos consumidores dos sistemas operacionais IOS e Android para Smartphone
spellingShingle A satisfação dos consumidores dos sistemas operacionais IOS e Android para Smartphone
Libânio, Alencar de Paula
Satisfação do consumidor
Sistema operacional
Survey
title_short A satisfação dos consumidores dos sistemas operacionais IOS e Android para Smartphone
title_full A satisfação dos consumidores dos sistemas operacionais IOS e Android para Smartphone
title_fullStr A satisfação dos consumidores dos sistemas operacionais IOS e Android para Smartphone
title_full_unstemmed A satisfação dos consumidores dos sistemas operacionais IOS e Android para Smartphone
title_sort A satisfação dos consumidores dos sistemas operacionais IOS e Android para Smartphone
author Libânio, Alencar de Paula
author_facet Libânio, Alencar de Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Libânio, Alencar de Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cordeiro, Marcelo Antônio Lisboa
contributor_str_mv Cordeiro, Marcelo Antônio Lisboa
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do consumidor
Sistema operacional
Survey
topic Satisfação do consumidor
Sistema operacional
Survey
description A cada dia, a concorrência entre as empresas se torna mais acirrada, e a disputa pela atenção do consumidor é maior, sendo assim, atender as expectativas e satisfazer esses consumidores é cada vez mais difícil. Assim, é primordial para as organizações identificarem o nível de satisfação dos consumidores de seus produtos e serviços. É nesse sentido que este artigo se propõe a medir o grau de satisfação dos usuários do sistema Android e IOS. Para atender esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo, por meio da metodologia Survey, através da aplicação de um questionário com 10 perguntadas fechadas, a serem respondidas com base na escala Likert, com uma amostra de 34 usuários de cada sistema operacional, delimitada aos alunos do curso de administração noturno do Centro Universitário de Brasília. Com a pesquisa foi possível concluir que ambos os usuários possuem um nível de satisfação alto com os respectivos softwares, com uma diferença mínima de aproximadamente 1% entre os usuários IOS e Android.
publishDate 2013
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2013-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-23T19:20:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-23T19:20:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIBÂNO, Alencar de Paula. A satisfação dos consumidores dos sistemas operacionais IOS e ANDROID para smartphone . 2013. 28 f. Monografia(Graduação) Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3975
identifier_str_mv LIBÂNO, Alencar de Paula. A satisfação dos consumidores dos sistemas operacionais IOS e ANDROID para smartphone . 2013. 28 f. Monografia(Graduação) Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3975/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3975/1/21143159.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3975/3/21143159.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
416ea7cfac6bda0e7425b85322f19546
5763b5b2965d2e059dc9cf2b70c30f7c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903866933673984