Análise do VO2 máximo de crianças que não possuem aulas de Educação Física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Guilherme de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13110
Resumo: Introdução: O VO2 máximo é a capacidade máxima de energia que pode ser produzida pelo metabolismo em um determinado tempo, e representa o maior nível de captação de oxigênio que um indivíduo respira ar atmosférico. Objetivo: Analisar o consumo máximo de oxigênio em escolares que não possuem aulas de Educação Física. Materiais e Métodos: O estudo foi caracterizado como longitudinal de cunho experimental, com amostra comparativa, onde foram aplicados testes para verificar o VO2 máximo em 28 alunos de ambos os sexos, sendo que 12 meninos e 16 meninas de 08 a 10 anos da Escola Classe 304 Norte. Os alunos participaram do Grupo Intervenção (GI) n=28, foram mensurados o peso (kg) dos avaliados através de uma balança digital Filizola Personal PL 200 com precisão de 100g, a estatura foi mensurada através de um estadiômetro Alturexata com precisão de 0,1 cm e por fim cálculo do IMC. Para encontrar o VO2 máximo foi utilizado o teste proposto por Léger e Lambert (1982), chamado “Shuttle Run” ou “Vai e Vem”, o qual consiste em correr (ir e voltar) uma distância de 20 metros até a exaustão voluntária. O último estágio a ser percorrido será utilizado no cálculo para se encontrar o VO2 máximo. Resultados: O principal achado do estudo foi que após quatro semanas de intervenção ocorreu aumento da capacidade cardiorrespiratória nos escolares do grupo intervenção. Conclusão: Com bases nestes resultados, conclui-se que o consumo máximo de oxigênio nas crianças do grupo intervenção aumentou embora estatisticamente não tenha havido diferença significativa e que meninos obtiveram VO2 máximo superior às meninas.
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Materiais e Métodos: O estudo foi caracterizado como longitudinal de cunho experimental, com amostra comparativa, onde foram aplicados testes para verificar o VO2 máximo em 28 alunos de ambos os sexos, sendo que 12 meninos e 16 meninas de 08 a 10 anos da Escola Classe 304 Norte. Os alunos participaram do Grupo Intervenção (GI) n=28, foram mensurados o peso (kg) dos avaliados através de uma balança digital Filizola Personal PL 200 com precisão de 100g, a estatura foi mensurada através de um estadiômetro Alturexata com precisão de 0,1 cm e por fim cálculo do IMC. Para encontrar o VO2 máximo foi utilizado o teste proposto por Léger e Lambert (1982), chamado “Shuttle Run” ou “Vai e Vem”, o qual consiste em correr (ir e voltar) uma distância de 20 metros até a exaustão voluntária. O último estágio a ser percorrido será utilizado no cálculo para se encontrar o VO2 máximo. Resultados: O principal achado do estudo foi que após quatro semanas de intervenção ocorreu aumento da capacidade cardiorrespiratória nos escolares do grupo intervenção. Conclusão: Com bases nestes resultados, conclui-se que o consumo máximo de oxigênio nas crianças do grupo intervenção aumentou embora estatisticamente não tenha havido diferença significativa e que meninos obtiveram VO2 máximo superior às meninas.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T18:18:37Z No. of bitstreams: 1 21475116.pdf: 2480722 bytes, checksum: 0b140b1a5241a4fad84343473199f98a (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T13:04:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21475116.pdf: 2480722 bytes, checksum: 0b140b1a5241a4fad84343473199f98a (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-19T13:04:05Z (GMT). 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