A auto-avaliação no ensino superior: sua importância para o êxito do processo ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10876 |
Resumo: | Esta monografia tem por objetivo discorrer sobre a auto-avaliação pelo aluno do ensino superior e sua contribuição para o processo ensino-aprendizagem. Além dos elementos históricos da avaliação tradicional e sua paulatina evolução, foram considerados enfoques teóricos acerca da avaliação e da auto-avaliação, como seus princípios, suas funções, seus propósitos. A importância da parceria entre o projeto pedagógico da instituição e a auto-avaliação pelo aluno, assim como a relação entre docentes e discentes também foram abordadas. A metodologia desenvolvida foi predominantemente de uma pesquisa documental, complementada por um estudo a partir de questionários aplicados a quinze professores do ensino superior, de duas instituições particulares do Distrito Federal. Como resultado, verificou-se ser a auto-avaliação importante veículo para o aluno analisar suas aptidões, atitudes, comportamentos, deficiências, assim como seus êxitos durante o percurso de sua aprendizagem. Ficou claro também que tal processo contribuiu para que o professor analise e reveja sua prática pedagógica. A pesquisa realizada com os professores do ensino superior mostrou que a auto-avaliação pelo aluno não é um procedimento inovador; professores já a consideram em suas práticas pedagógicas, porém é realizada somente ao término do semestre letivo. A auto-avaliação só se torna efetiva quando o resultado de sua análise serve de objeto de reflexão para que professores e alunos, em parceria, consigam perceber os sucessos alcançados e os erros cometidos, a fim de que possam antecipar medidas, decisões, intervenções que venham a contribuir para o aprimoramento e consecutivo êxito do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, a autoavaliação deve ser realizada ao longo do período, seja ele semestre, disciplina ou unidade de ensino. Este trabalho pretende contribuir para que os envolvidos no processo ensinoaprendizagem disponham de mais elementos para o debate acerca de seus procedimentos no que se refere a tão difícil tarefa de avaliar. |
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Moura, Lilian FernandesXavier, Vera Lúcia2017-05-26T20:20:08Z2017-05-26T20:20:08Z20052005MOURA, Lilian Fernandes. A auto-avaliação no ensino superior: sua importância para o êxito do processo ensino-aprendizagem. 2005. 59 f. Monografia (Pós-Graduação) – Programa de Pós-Graduação em Docência Universitária, Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10876Esta monografia tem por objetivo discorrer sobre a auto-avaliação pelo aluno do ensino superior e sua contribuição para o processo ensino-aprendizagem. Além dos elementos históricos da avaliação tradicional e sua paulatina evolução, foram considerados enfoques teóricos acerca da avaliação e da auto-avaliação, como seus princípios, suas funções, seus propósitos. A importância da parceria entre o projeto pedagógico da instituição e a auto-avaliação pelo aluno, assim como a relação entre docentes e discentes também foram abordadas. A metodologia desenvolvida foi predominantemente de uma pesquisa documental, complementada por um estudo a partir de questionários aplicados a quinze professores do ensino superior, de duas instituições particulares do Distrito Federal. Como resultado, verificou-se ser a auto-avaliação importante veículo para o aluno analisar suas aptidões, atitudes, comportamentos, deficiências, assim como seus êxitos durante o percurso de sua aprendizagem. Ficou claro também que tal processo contribuiu para que o professor analise e reveja sua prática pedagógica. A pesquisa realizada com os professores do ensino superior mostrou que a auto-avaliação pelo aluno não é um procedimento inovador; professores já a consideram em suas práticas pedagógicas, porém é realizada somente ao término do semestre letivo. A auto-avaliação só se torna efetiva quando o resultado de sua análise serve de objeto de reflexão para que professores e alunos, em parceria, consigam perceber os sucessos alcançados e os erros cometidos, a fim de que possam antecipar medidas, decisões, intervenções que venham a contribuir para o aprimoramento e consecutivo êxito do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, a autoavaliação deve ser realizada ao longo do período, seja ele semestre, disciplina ou unidade de ensino. Este trabalho pretende contribuir para que os envolvidos no processo ensinoaprendizagem disponham de mais elementos para o debate acerca de seus procedimentos no que se refere a tão difícil tarefa de avaliar.Submitted by Matheus Carreiro (matheus.carreiro@uniceub.br) on 2017-05-24T20:35:30Z No. of bitstreams: 1 50001077.pdf: 304679 bytes, checksum: 2ae4d4d9b779ce900e98cf97777f2e69 (MD5)Approved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-26T20:20:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 50001077.pdf: 304679 bytes, checksum: 2ae4d4d9b779ce900e98cf97777f2e69 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-26T20:20:08Z (GMT). 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