Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Sandro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Filipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1341
Resumo: No ensino superior, o trabalho em grupo é uma metodologia de ensino-aprendizagem bastante popular entre professores e alunos, existindo, no entanto, alguns problemas bem conhecidos na sua operacionalização e, consequentemente, no seu sucesso enquanto estratégia pedagógica. Um problema desta metodologia, objeto de muitos estudos, prende-se com as relações interpessoais entre os elementos do grupo, existindo diversos fatores que contribuem para uma diminuição da sua qualidade. Contudo, sabe-se também que esta relação pode ser bastante diferente, se a tarefa grupal mudar de natureza, como acontece quando os alunos se envolvem na resolução de problemas em jogos. Consequentemente, a “gamiicação” do ensino - a aplicação de mecânicas de jogos num contexto não lúdico - tem-se revelado uma área promissora para combater alguns dos problemas da operacionalização da metodologia. No sentido de entender a realidade especíica dos alunos do Instituto Politécnico de Leiria, e de forma a encontrar estratégias de "gamiicação” promissoras, fez-se um estudo, pedindo-se aos alunos que referissem e reletissem sobre os problemas e diiculdades experienciados na realização de trabalhos de grupo. Apresenta-se assim neste artigo os resultados deste estudo e, com base nos resultados obtidos, apresentamos um conjunto de princípios de “gamiicação” que procuram responder aos problemas grupais apontados pelos alunos.
id RCAP_f0a1da225fcbe402fdd08f6041c30932
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1341
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de LeiriaEnsino superiorTrabalho em grupoAutoavaliaçãoHeteroavaliaçãoGamificaçãoAmbientes virtuais de aprendizagemNo ensino superior, o trabalho em grupo é uma metodologia de ensino-aprendizagem bastante popular entre professores e alunos, existindo, no entanto, alguns problemas bem conhecidos na sua operacionalização e, consequentemente, no seu sucesso enquanto estratégia pedagógica. Um problema desta metodologia, objeto de muitos estudos, prende-se com as relações interpessoais entre os elementos do grupo, existindo diversos fatores que contribuem para uma diminuição da sua qualidade. Contudo, sabe-se também que esta relação pode ser bastante diferente, se a tarefa grupal mudar de natureza, como acontece quando os alunos se envolvem na resolução de problemas em jogos. Consequentemente, a “gamiicação” do ensino - a aplicação de mecânicas de jogos num contexto não lúdico - tem-se revelado uma área promissora para combater alguns dos problemas da operacionalização da metodologia. No sentido de entender a realidade especíica dos alunos do Instituto Politécnico de Leiria, e de forma a encontrar estratégias de "gamiicação” promissoras, fez-se um estudo, pedindo-se aos alunos que referissem e reletissem sobre os problemas e diiculdades experienciados na realização de trabalhos de grupo. Apresenta-se assim neste artigo os resultados deste estudo e, com base nos resultados obtidos, apresentamos um conjunto de princípios de “gamiicação” que procuram responder aos problemas grupais apontados pelos alunos.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais — Instituto Politécnico de LeiriaIC-OnlineMonteiro, SandroSantos, Filipe2015-03-20T10:43:13Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1341porIn: III Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:42:51Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:00.475898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria
title Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria
spellingShingle Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria
Monteiro, Sandro
Ensino superior
Trabalho em grupo
Autoavaliação
Heteroavaliação
Gamificação
Ambientes virtuais de aprendizagem
title_short Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria
title_full Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria
title_fullStr Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria
title_full_unstemmed Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria
title_sort Gamificação dos trabalhos de grupo no ensino superior : o caso do Instituto Politécnico de Leiria
author Monteiro, Sandro
author_facet Monteiro, Sandro
Santos, Filipe
author_role author
author2 Santos, Filipe
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Sandro
Santos, Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Trabalho em grupo
Autoavaliação
Heteroavaliação
Gamificação
Ambientes virtuais de aprendizagem
topic Ensino superior
Trabalho em grupo
Autoavaliação
Heteroavaliação
Gamificação
Ambientes virtuais de aprendizagem
description No ensino superior, o trabalho em grupo é uma metodologia de ensino-aprendizagem bastante popular entre professores e alunos, existindo, no entanto, alguns problemas bem conhecidos na sua operacionalização e, consequentemente, no seu sucesso enquanto estratégia pedagógica. Um problema desta metodologia, objeto de muitos estudos, prende-se com as relações interpessoais entre os elementos do grupo, existindo diversos fatores que contribuem para uma diminuição da sua qualidade. Contudo, sabe-se também que esta relação pode ser bastante diferente, se a tarefa grupal mudar de natureza, como acontece quando os alunos se envolvem na resolução de problemas em jogos. Consequentemente, a “gamiicação” do ensino - a aplicação de mecânicas de jogos num contexto não lúdico - tem-se revelado uma área promissora para combater alguns dos problemas da operacionalização da metodologia. No sentido de entender a realidade especíica dos alunos do Instituto Politécnico de Leiria, e de forma a encontrar estratégias de "gamiicação” promissoras, fez-se um estudo, pedindo-se aos alunos que referissem e reletissem sobre os problemas e diiculdades experienciados na realização de trabalhos de grupo. Apresenta-se assim neste artigo os resultados deste estudo e, com base nos resultados obtidos, apresentamos um conjunto de princípios de “gamiicação” que procuram responder aos problemas grupais apontados pelos alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-20T10:43:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1341
url http://hdl.handle.net/10400.8/1341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv In: III Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais — Instituto Politécnico de Leiria
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais — Instituto Politécnico de Leiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136956122136576