O papel da família no desenvolvimento emocional do sujeito: uma leitura Winnicottiana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8177 |
Resumo: | O presente estudo se propõe a apresentar e compreender as fases percorridas pelo sujeito em seu desenvolvimento emocional e os fatores que ocorrem no contexto familiar, os quais contribuem para que esse desenvolvimento seja saudável ou não. Objetivou-se refletir quanto à teoria de Winnicott acerca do desenvolvimento emocional e sua contribuição sobre o papel da família no processo de amadurecimento, evidenciar as falhas na família ou no ambiente que levam ao adoecimento mental, e relacionar o desenvolvimento emocional ao adoecimento mental, abarcando assim, todo esse processo no contexto familiar. Para alcançar esses objetivos, realizou-se uma revisão bibliográfica das obras de Winnicott e de autores contemporâneos — que se interessam por sua obra — e apresentou-se uma ilustração clínica na qual se observa a influência da família no adoecimento mental do sujeito. No primeiro capítulo, apresentou-se a contribuição de Winnicott acerca da família e da constituição psíquica do sujeito, tendo como base sua obra “A Família e o Desenvolvimento Individual” (1965/2001). No segundo capítulo, analisou-se as concepções acerca da saúde e do adoecimento mental à luz da teoria do desenvolvimento emocional de Winnicott. No terceiro capítulo, buscou-se refletir sobre sua teoria e o adoecimento mental a partir de uma ilustração clínica, contextualizando a influência da família sobre o desenvolvimento emocional do sujeito e seu adoecimento mental. Com este estudo, pode-se concluir que o relacionamento entre a mãe e o bebê nos primeiros anos de vida é de fundamental importância para que o bebê tenha um desenvolvimento emocional saudável. No entanto, para que isso aconteça, tanto a mãe quanto o bebê precisam da participação ativa do pai, assim como de toda a família, possibilitando que, não só o bebê, mas todos da família tenham um amadurecimento individual saudável em qualquer fase da vida. |
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Faim, Arielba Borgonha Querino2016-02-26T14:12:36Z2016-02-26T14:12:36Z2015-12-152016-02-26https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8177Lívia Milhomem JanuárioO presente estudo se propõe a apresentar e compreender as fases percorridas pelo sujeito em seu desenvolvimento emocional e os fatores que ocorrem no contexto familiar, os quais contribuem para que esse desenvolvimento seja saudável ou não. Objetivou-se refletir quanto à teoria de Winnicott acerca do desenvolvimento emocional e sua contribuição sobre o papel da família no processo de amadurecimento, evidenciar as falhas na família ou no ambiente que levam ao adoecimento mental, e relacionar o desenvolvimento emocional ao adoecimento mental, abarcando assim, todo esse processo no contexto familiar. Para alcançar esses objetivos, realizou-se uma revisão bibliográfica das obras de Winnicott e de autores contemporâneos — que se interessam por sua obra — e apresentou-se uma ilustração clínica na qual se observa a influência da família no adoecimento mental do sujeito. No primeiro capítulo, apresentou-se a contribuição de Winnicott acerca da família e da constituição psíquica do sujeito, tendo como base sua obra “A Família e o Desenvolvimento Individual” (1965/2001). No segundo capítulo, analisou-se as concepções acerca da saúde e do adoecimento mental à luz da teoria do desenvolvimento emocional de Winnicott. No terceiro capítulo, buscou-se refletir sobre sua teoria e o adoecimento mental a partir de uma ilustração clínica, contextualizando a influência da família sobre o desenvolvimento emocional do sujeito e seu adoecimento mental. 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