Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16910 |
Resumo: | Com a expansão da internet e o surgimento das mídias sociais, os clubes de futebol têm direcionado cada vez mais suas estratégias de marketing para o desenvolvimento de conteúdo em suas contas oficiais nas redes sociais e canais de streaming próprios. No entanto, a eficácia dessas estratégias em termos de engajamento dos torcedores e monetização para os clubes requer investigação acadêmica. Esta pesquisa foi baseada no estudo de caso do Clube de Regatas do Flamengo entre 2020 e 2023. O objetivo deste estudo é analisar o engajamento nas redes sociais do Clube de Regatas do Flamengo e o potencial de monetização do clube. Para isso, a pesquisa aborda a seguinte questão: O conteúdo gerado pelo Clube de Regatas do Flamengo na FLATV no YouTube e na conta oficial do clube no Twitter contribui para ampliar o engajamento da torcida e a monetização do clube? Assim, busca-se identificar a possibilidade de ampliação das receitas dos clubes de futebol e a comunicação efetiva com seus torcedores por meio das redes sociais e canais de streaming. Conclui-se que embora o clube já disponha de um bom posicionamento nas redes sociais, há, todavia, espaço para ampliar o engajamento e um potencial significativo para monetizar ainda mais esse engajamento. |
id |
CEUB_50a586d6ecd655360be3a7d37e84632f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:prefix/16910 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Gonçalves, André Felipe Jacques2023-11-20T13:11:58Z2023-11-20T13:11:58Z20232023GONÇALVES, André Felipe Jacques. Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16910Lourenço Lima CardosoCom a expansão da internet e o surgimento das mídias sociais, os clubes de futebol têm direcionado cada vez mais suas estratégias de marketing para o desenvolvimento de conteúdo em suas contas oficiais nas redes sociais e canais de streaming próprios. No entanto, a eficácia dessas estratégias em termos de engajamento dos torcedores e monetização para os clubes requer investigação acadêmica. Esta pesquisa foi baseada no estudo de caso do Clube de Regatas do Flamengo entre 2020 e 2023. O objetivo deste estudo é analisar o engajamento nas redes sociais do Clube de Regatas do Flamengo e o potencial de monetização do clube. Para isso, a pesquisa aborda a seguinte questão: O conteúdo gerado pelo Clube de Regatas do Flamengo na FLATV no YouTube e na conta oficial do clube no Twitter contribui para ampliar o engajamento da torcida e a monetização do clube? Assim, busca-se identificar a possibilidade de ampliação das receitas dos clubes de futebol e a comunicação efetiva com seus torcedores por meio das redes sociais e canais de streaming. Conclui-se que embora o clube já disponha de um bom posicionamento nas redes sociais, há, todavia, espaço para ampliar o engajamento e um potencial significativo para monetizar ainda mais esse engajamento.Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-17T22:36:45Z No. of bitstreams: 1 21951032.pdf: 1603043 bytes, checksum: 96839753abf756f0e5d217c2d44c3e1c (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-20T13:11:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21951032.pdf: 1603043 bytes, checksum: 96839753abf756f0e5d217c2d44c3e1c (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-20T13:11:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21951032.pdf: 1603043 bytes, checksum: 96839753abf756f0e5d217c2d44c3e1c (MD5) Previous issue date: 2023Estratégias de marketingRedes sociaisClube de regatas do flamengoEstratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21951032.pdf21951032.pdfapplication/pdf1603043https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16910/1/21951032.pdf96839753abf756f0e5d217c2d44c3e1cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16910/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXT21951032.pdf.txt21951032.pdf.txtExtracted texttext/plain84101https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16910/3/21951032.pdf.txtd1a5623c48ee7b3ecb95a3d97a5df382MD53prefix/169102023-11-21 13:03:41.236oai:repositorio.uniceub.br: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ório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612023-11-21T13:03:41Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo |
title |
Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo |
spellingShingle |
Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo Gonçalves, André Felipe Jacques Estratégias de marketing Redes sociais Clube de regatas do flamengo |
title_short |
Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo |
title_full |
Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo |
title_fullStr |
Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo |
title_sort |
Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo |
author |
Gonçalves, André Felipe Jacques |
author_facet |
Gonçalves, André Felipe Jacques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, André Felipe Jacques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de marketing Redes sociais Clube de regatas do flamengo |
topic |
Estratégias de marketing Redes sociais Clube de regatas do flamengo |
description |
Com a expansão da internet e o surgimento das mídias sociais, os clubes de futebol têm direcionado cada vez mais suas estratégias de marketing para o desenvolvimento de conteúdo em suas contas oficiais nas redes sociais e canais de streaming próprios. No entanto, a eficácia dessas estratégias em termos de engajamento dos torcedores e monetização para os clubes requer investigação acadêmica. Esta pesquisa foi baseada no estudo de caso do Clube de Regatas do Flamengo entre 2020 e 2023. O objetivo deste estudo é analisar o engajamento nas redes sociais do Clube de Regatas do Flamengo e o potencial de monetização do clube. Para isso, a pesquisa aborda a seguinte questão: O conteúdo gerado pelo Clube de Regatas do Flamengo na FLATV no YouTube e na conta oficial do clube no Twitter contribui para ampliar o engajamento da torcida e a monetização do clube? Assim, busca-se identificar a possibilidade de ampliação das receitas dos clubes de futebol e a comunicação efetiva com seus torcedores por meio das redes sociais e canais de streaming. Conclui-se que embora o clube já disponha de um bom posicionamento nas redes sociais, há, todavia, espaço para ampliar o engajamento e um potencial significativo para monetizar ainda mais esse engajamento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-20T13:11:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-20T13:11:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GONÇALVES, André Felipe Jacques. Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16910 |
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv |
Lourenço Lima Cardoso |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, André Felipe Jacques. Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023. Lourenço Lima Cardoso |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16910/1/21951032.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16910/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16910/3/21951032.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96839753abf756f0e5d217c2d44c3e1c 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b d1a5623c48ee7b3ecb95a3d97a5df382 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903946052927488 |