Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, André Felipe Jacques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16910
Resumo: Com a expansão da internet e o surgimento das mídias sociais, os clubes de futebol têm direcionado cada vez mais suas estratégias de marketing para o desenvolvimento de conteúdo em suas contas oficiais nas redes sociais e canais de streaming próprios. No entanto, a eficácia dessas estratégias em termos de engajamento dos torcedores e monetização para os clubes requer investigação acadêmica. Esta pesquisa foi baseada no estudo de caso do Clube de Regatas do Flamengo entre 2020 e 2023. O objetivo deste estudo é analisar o engajamento nas redes sociais do Clube de Regatas do Flamengo e o potencial de monetização do clube. Para isso, a pesquisa aborda a seguinte questão: O conteúdo gerado pelo Clube de Regatas do Flamengo na FLATV no YouTube e na conta oficial do clube no Twitter contribui para ampliar o engajamento da torcida e a monetização do clube? Assim, busca-se identificar a possibilidade de ampliação das receitas dos clubes de futebol e a comunicação efetiva com seus torcedores por meio das redes sociais e canais de streaming. Conclui-se que embora o clube já disponha de um bom posicionamento nas redes sociais, há, todavia, espaço para ampliar o engajamento e um potencial significativo para monetizar ainda mais esse engajamento.
id CEUB_50a586d6ecd655360be3a7d37e84632f
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:prefix/16910
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Gonçalves, André Felipe Jacques2023-11-20T13:11:58Z2023-11-20T13:11:58Z20232023GONÇALVES, André Felipe Jacques. Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16910Lourenço Lima CardosoCom a expansão da internet e o surgimento das mídias sociais, os clubes de futebol têm direcionado cada vez mais suas estratégias de marketing para o desenvolvimento de conteúdo em suas contas oficiais nas redes sociais e canais de streaming próprios. No entanto, a eficácia dessas estratégias em termos de engajamento dos torcedores e monetização para os clubes requer investigação acadêmica. Esta pesquisa foi baseada no estudo de caso do Clube de Regatas do Flamengo entre 2020 e 2023. O objetivo deste estudo é analisar o engajamento nas redes sociais do Clube de Regatas do Flamengo e o potencial de monetização do clube. Para isso, a pesquisa aborda a seguinte questão: O conteúdo gerado pelo Clube de Regatas do Flamengo na FLATV no YouTube e na conta oficial do clube no Twitter contribui para ampliar o engajamento da torcida e a monetização do clube? Assim, busca-se identificar a possibilidade de ampliação das receitas dos clubes de futebol e a comunicação efetiva com seus torcedores por meio das redes sociais e canais de streaming. Conclui-se que embora o clube já disponha de um bom posicionamento nas redes sociais, há, todavia, espaço para ampliar o engajamento e um potencial significativo para monetizar ainda mais esse engajamento.Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-17T22:36:45Z No. of bitstreams: 1 21951032.pdf: 1603043 bytes, checksum: 96839753abf756f0e5d217c2d44c3e1c (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-20T13:11:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21951032.pdf: 1603043 bytes, checksum: 96839753abf756f0e5d217c2d44c3e1c (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-20T13:11:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21951032.pdf: 1603043 bytes, checksum: 96839753abf756f0e5d217c2d44c3e1c (MD5) Previous issue date: 2023Estratégias de marketingRedes sociaisClube de regatas do flamengoEstratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21951032.pdf21951032.pdfapplication/pdf1603043https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16910/1/21951032.pdf96839753abf756f0e5d217c2d44c3e1cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16910/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXT21951032.pdf.txt21951032.pdf.txtExtracted texttext/plain84101https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16910/3/21951032.pdf.txtd1a5623c48ee7b3ecb95a3d97a5df382MD53prefix/169102023-11-21 13:03:41.236oai:repositorio.uniceub.br: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ório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612023-11-21T13:03:41Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo
title Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo
spellingShingle Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo
Gonçalves, André Felipe Jacques
Estratégias de marketing
Redes sociais
Clube de regatas do flamengo
title_short Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo
title_full Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo
title_fullStr Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo
title_full_unstemmed Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo
title_sort Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo
author Gonçalves, André Felipe Jacques
author_facet Gonçalves, André Felipe Jacques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, André Felipe Jacques
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de marketing
Redes sociais
Clube de regatas do flamengo
topic Estratégias de marketing
Redes sociais
Clube de regatas do flamengo
description Com a expansão da internet e o surgimento das mídias sociais, os clubes de futebol têm direcionado cada vez mais suas estratégias de marketing para o desenvolvimento de conteúdo em suas contas oficiais nas redes sociais e canais de streaming próprios. No entanto, a eficácia dessas estratégias em termos de engajamento dos torcedores e monetização para os clubes requer investigação acadêmica. Esta pesquisa foi baseada no estudo de caso do Clube de Regatas do Flamengo entre 2020 e 2023. O objetivo deste estudo é analisar o engajamento nas redes sociais do Clube de Regatas do Flamengo e o potencial de monetização do clube. Para isso, a pesquisa aborda a seguinte questão: O conteúdo gerado pelo Clube de Regatas do Flamengo na FLATV no YouTube e na conta oficial do clube no Twitter contribui para ampliar o engajamento da torcida e a monetização do clube? Assim, busca-se identificar a possibilidade de ampliação das receitas dos clubes de futebol e a comunicação efetiva com seus torcedores por meio das redes sociais e canais de streaming. Conclui-se que embora o clube já disponha de um bom posicionamento nas redes sociais, há, todavia, espaço para ampliar o engajamento e um potencial significativo para monetizar ainda mais esse engajamento.
publishDate 2023
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-20T13:11:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-20T13:11:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, André Felipe Jacques. Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16910
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv Lourenço Lima Cardoso
identifier_str_mv GONÇALVES, André Felipe Jacques. Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.
Lourenço Lima Cardoso
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16910/1/21951032.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16910/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16910/3/21951032.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 96839753abf756f0e5d217c2d44c3e1c
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
d1a5623c48ee7b3ecb95a3d97a5df382
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903946052927488